Celeste (PC/PS4/X1/NS)

Ir em baixo

Celeste (PC/PS4/X1/NS)

Mensagem por Alexandre em Ter Fev 20, 2018 9:33 pm

Celeste pode não ter os maiores gráficos, mas tem o maior coração.

Celeste é um jogo de aventura/plataforma lançado pela Matt Makes Games em 2018 para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch. Algumas pessoas não sabem, mas ele foi inspirado no clássico "Celeste" para Pico-8. Talvez seja até um remake.

O jogo conta a história de Madeline, uma jovem que tem um único objetivo na vida: Subir até o topo da montanha Celeste, onde muitos já perderam a vida tentando tal façanha.

Para isso ela pode andar, pular, e executar um "dash". Quando faz isso, seu cabelo muda de vermelho para azul, indicando que você não pode usar o dash novamente. Para "regenerá-lo", basta tocar o chão, ou pegar algum item. As fases seguem o estilo de tela por tela, ou seja, a cada "desafio" concluído, você avança para a próxima tela e ganha um checkpoint.

Cada fase é formada por plataformas, paredes que podem ser escaladas, e muitos, muitos obstáculos como espinhos, buracos, inimigos, e até mesmo coisas fantasmagóricas que você vai encontrar.

Há também os coletáveis. Em cada fase você tem uma quantia de morangos espalhados. Pegá-los vai exigir tempo, habilidades, e principalmente paciência.

Mas onde Celeste realmente brilha é na história. Personagens memoráveis vão acompanhar Madeline na subida até seu destino final. Alguns são engraçados, outros são paranóicos, e aos poucos vão ajudando você a conhecer a protagonista melhor.

No começo eu não estava dando muita bola para o enredo, mas assim que completei os primeiros capítulos, eu não via a hora de terminar a escalada. É incrível como os criadores do jogo conseguiram fazer algo tão incrível como Celeste.

Não é um jogo que fala sobre depressão (Bem, não apenas depressão), como também mostra o lado humano dos personagens. Você vai ver em Madeline uma jovem que enfrenta a vida da forma como pode e vai notar que ela é tão humana quanto eu ou você. Mas vou parar por aqui pra evitar spoilers.

Tecnicamente falando, o jogo usa o estilo pixelado para desenhar os personagens e cenários, exceto nos retratos. E a trilha sonora é composta por músicas excelentes, e eu arrisco dizer que esse é um sério candidato a melhor trilha do ano.

Eu sei que alguns vão pensar: "Ah, Alexandre, mas já tivemos jogos que falam sobre depressão e problemas pessoais. O que Celeste tem de tão especial?" Mas é aí que entra a velha frase "Você vai ter que jogar pra ver."

Celeste não é perfeito. A protagonista não é perfeita. E é exatamente isso que o torna um jogo memorável e digno de receber os elogios que tem recebido.

Nota: 9,5/10

Alexandre
Rank 130 - Ratchet & Clank: All 4 One

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Re: Celeste (PC/PS4/X1/NS)

Mensagem por Filme Sentimental em Qui Fev 22, 2018 12:48 am

Eu tentei dar uma chance a esse jogo, mas ele não é para mim.
Fico muito frustrado com esses jogos que te forçam a morrer incontáveis vezes num mesmo trecho até conseguir passar. Não tenho timing pra isso.

Mas, mesmo assim, admiro os feitos do Celeste.
Ele apareceu quase que do nada e "desbancou" o Iconoclasts, que era um forte candidato a "indie mais badalado" do momento.
Filme Sentimental
Rank 27 - Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest
Rank 27 - Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest

Ver perfil do usuário http://uniaogamers.blogspot.com

Mensagem por Willi em Qua Fev 28, 2018 9:38 pm

Joguei o Fenix Rage, de gênero semelhante, e adorei. Só que pra esse estilo de jogo, eu prefiro historia reduzida, contada no máximo em cutscenes entre as fases. Quando e como a historhi se desenrola em Celeste?

Intel Core i5-4440 | Gigabyte RX 480 G1 Gaming 4GB | Corsair Vengeance 1x8GB 1600MHz | MSI B85M-E45 | SSD Sandisk G26 120GB | HD Seagate Barracuda 1TB | PSU Corsair CX500M | 2x FAN Corsair AF120 Quiet Edition Red | Case Cougar Archon
LG 23MP55HQ-P (1080p 23") | Teclado Redragon Karura | Mouse Logitech G502 Proteus Spectrum | Headset Logitech G230 | 2x Xbox 360 Controller
Willi
Rank 128 - Kirby's Return to Dreamland

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre em Qui Mar 01, 2018 9:16 am

Willi escreveu:Joguei o Fenix Rage, de gênero semelhante, e adorei. Só que pra esse estilo de jogo, eu prefiro historia reduzida, contada no máximo em cutscenes entre as fases. Quando e como a historhi se desenrola em Celeste?

A maioria das cutscenes é entre as fases, na abertura e no encerramento. Tem alguns diálogos no meio delas, mas geralmente são curtos.

Alexandre

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Mensagem por Willi em Sex Mar 02, 2018 10:57 am

Boa, então me interessei. Quando tiver um tempo dou uma olhada no título.

Intel Core i5-4440 | Gigabyte RX 480 G1 Gaming 4GB | Corsair Vengeance 1x8GB 1600MHz | MSI B85M-E45 | SSD Sandisk G26 120GB | HD Seagate Barracuda 1TB | PSU Corsair CX500M | 2x FAN Corsair AF120 Quiet Edition Red | Case Cougar Archon
LG 23MP55HQ-P (1080p 23") | Teclado Redragon Karura | Mouse Logitech G502 Proteus Spectrum | Headset Logitech G230 | 2x Xbox 360 Controller
Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: