Morre o último dos moicanos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Morre o último dos moicanos

Mensagem por infernosword em Qua Fev 15, 2017 12:18 am

Soletrar a palavras Season Pass é uma tarefa fácil. D. L. C. Pronto.

Esse é o novo caminho da indústria dos games há algum tempo. No PC, isso já data de alguns anos, lá na era das expansões, onde você adquiria um jogo e, no ano seguinte, adquiria um outro que era instalado sobre o primeiro. Eram praticamente dois jogos separados, mas que compartilhavam o mesmo core, afim de se criar uma camada extra de diversão sem o problema de ter que fazer um novo jogo. Essa camada foi diminuindo ao longo dos anos e o que era um jogo novo, passou a ser uma campanha, que passou a ser um modo novo, que passou a ser uma funcionalidade, que passou a ser uma feature básica, que passou a ser uma skin e que passou a ser um preço pelo sequestro do jogo completo, algo como o pagar pelo direito de comprar o jogo. No mundo mobile, isso foi levado ao extremo com os inúmeros adwares e pay2plays que inundaram as lojas de apps. Não incomum é encontrar jogos cujas "arminhas" e "roupinhas" venham em packs de 20 dólares ou mais.

Havia ainda uma ilha de conteúdo digital chamada console, que, apesar das pressões do mercado, insistia no modelo de compra de jogos completos em disco. Tudo tem seu preço: os consoles são caros, os jogos idem e os consoles sofrem menos com a pirataria e a distribuição indevida de conteúdo. Na penúltima geração, ajustes foram feitos: tivemos o aumento de "jogos DLC" e, para não falar em Voldemort, alguns resolveram chamar de "jogo em partes". Você baixa o jogo, termina, depois baixa outra parte, termina. Isso, claro, desembolsando alguns dobrões de ouro.

Entra a nova geração e o mercado dá sinais de como a banda vai tocar. Muito DLC, partes, expansões ou Season Pass, como quiserem chamar. É porque parece que os 50 GB do BluRay do PS4 ou os novos cartuchinhos de 32 GB do Switch não são sufcientes para os jogos, sendo necessárias essas práticas de divisão de jogos.[/sarcasmooff] E por falar em Switch, eis que morre o último dos moicanos, não é dona Nintendo?

Acontece que a dona Nintendo resolveu dar um up na sua política de DLC e dividir o novo Zelda com o tal do Season Pass. Só que lendo o plano maléfico de como fazer para que eu não jogue o novo Zelda, eu percebi que a empresa não dividiu o jogo em dois, mas em 500 pedacinhos para serem lançados a cada semestre, por sei lá quanto tempo. Duas DLC já foram anunciadas além do Season Pass, o que torna ainda mais difícil calcular o preço final do jogo. Talvez seja essa a grande jogada da geração, você não sabe o quanto paga, porque sempre está pagando alguma coisa de 20 e poucos dólares, ao longo da vida últil do game. Eu achei que a aquela palhaçada dos personagens do Smash do Wii U iria acabar aqui, mas pelo visto o freak show apenas começou.

É isso. Todas as empresas adotaram e o DLC (ou como quiserem chamar) hoje se consolida como um padrão de distribuição de jogos digitais.
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV

Ver perfil do usuário

Re: Morre o último dos moicanos

Mensagem por Eder em Qua Fev 15, 2017 10:05 am

Pois é, para mim, os DLCs do Smash já eram uma palhaçada, mas a Nintendo mostrou que consegue se superar. Viva (?) o progresso!
Eder
Rank 82 - Silent Hill 4: The Room

Ver perfil do usuário

Mensagem por Willi em Qui Fev 16, 2017 12:24 am

O que dizer dessa prática que conheço a tanto tempo e odeio pacas?

O texto está tão perfeito e bem feito, que não sei como posso acrescentar algo de maneira útil. Mas no geral é isso mesmo, a Nintendo, que era a que faltava, se juntou às outras nessas práticas.

Dá revolta, cara. Principalmente quando a gente já vê o conteúdo adicional sendo anunciado antes do jogo ser lançado. Porra, os caras já têm pronto, incluam junto com o game como algo desbloqueável, um prêmio por terminar a campanha no hard, qualquer coisa! Hoje em dia você termina os jogos só por querer terminar mesmo, porque as recompensas que o jogo te dá por isso são nulas ou inexpressivas. Olha o Mortal Kombat X. Tem NOVE personagens adquiridos através de DLC. NOVE. No Deadly Alliance e Deception você desbloqueava metade do elenco, era interessante, instigante. Agora não, você compra. E em Smash ocorre o mesmo. Eu sei que fazer essa comparação com o tempo antigo é chover no molhado, mas não posso deixar de expressar minha indignação quanto a este cenário. E agora o novo Zelda extrapolou qualquer limite e chegou ao ridículo.

Eu costumo pensar que essas situações chegam nesse patamar porque a gente deixa. O lance é boicotar. Boicotem, não comprem. O único protesto que empresa entende é boicote. Não tem outro jeito. Só assim para as coisas se endireitarem.

Willi
Rank 128 - Kirby's Return to Dreamland

Ver perfil do usuário

Mensagem por infernosword em Qui Fev 16, 2017 1:33 am

Eder escreveu:
Pois é, para mim, os DLCs do Smash já eram uma palhaçada, mas a Nintendo mostrou que consegue se superar. Viva (?) o progresso!

Quando o assunto é Big N, eu não ouso descordar de você. Os fãs de Nintendo são os mais fiéis, na minha opnião. A Nintendo tá fazendo um belo trabalho de testar a paciência desses fãs, principalmente dos brasileiros.

Willi escreveu:
O texto está tão perfeito e bem feito, que não sei como posso acrescentar algo de maneira útil. Mas no geral é isso mesmo, a Nintendo, que era a que faltava, se juntou às outras nessas práticas.

Você sempre fala isso e sempre acrescenta algo legal. Quer ver:

Willi escreveu:
Dá revolta, cara. Principalmente quando a gente já vê o conteúdo adicional sendo anunciado antes do jogo ser lançado. Porra, os caras já têm pronto, incluam junto com o game como algo desbloqueável, um prêmio por terminar a campanha no hard, qualquer coisa! Hoje em dia você termina os jogos só por querer terminar mesmo, porque as recompensas que o jogo te dá por isso são nulas ou inexpressivas.

Eu queria ter dito isso claramente no texto. O jogo já tá pronto. Lança e depois vai acrescentando algo ao longo dos anos. Mas não, precisamos sequestrar o seu dinheiro vendendo jogos pela metade.
Atualmente não existe mais esse negócio de personagens secretos, fases escondidas, cheat codes para abrir "novos carinhas" e "apertar pra cima pra trocar a roupa do personagem". Agora você precisa comprar esse tipo de diversão. Ficou caro e fácil de mais. Bem estilo nova geração.
infernosword

Ver perfil do usuário

Mensagem por Willi em Qui Fev 16, 2017 9:56 am

Bem estilo geração Nutella (não, não estou fazendo alusão aos memes raiz/Nutella, estou realmente xingando a geração atual de Nutellinhas que desconhecem uma boa XIMIA DE AMORA).

Sempre que eu penso nos "gamers" atuais, me vêm à cabeça a mesma imagem: um moleque gordo de 12 anos, de óculos, cabelinho arrepiado, regata verde e meia na canela, que dá risada cuspindo e xinga os pais com palavrão quando não lhe dão o que ele quer. A DLC é feita pra esse moleque chorão, afinal correr atrás de algo e se esforçar não faz parte da vida dele, então não faria sentido querer que ele fizesse isso nos games. Eu sempre xingava o PS2, mas o fato é que o PS2 (e claro o Cube e o Xbox, para quem teve) formavam jogadores muito melhores que esses de hoje.

Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por infernosword em Qui Fev 16, 2017 2:48 pm

Nossa veio, falando desses mulequinhos, puta que pariu, esses dias eu vi uma meninha no mercado que queria um danoninho e a mãe não deu, caraio, a menina deu um grito que parecia que tava tendo uma mistura de AVC com invocação demoníaca. Claro que a mãe cedeu depois desse show. Se bem que até eu cederia, ainda mais depois da manifestação desse protótipo de boneca Anabelle. Foda foi o mercado inteiro vendo aquele espetáculo.
infernosword

Ver perfil do usuário

Mensagem por Eder em Sex Fev 17, 2017 10:09 am

Esse é o problema. A menina pede, a mãe não dá. A menina faz um escândalo e a mãe cede. O que será que vai acontecer na próxima vez que a menina quiser alguma coisa e não ganhar? É, pois é.
Eder

Ver perfil do usuário

Mensagem por infernosword em Sex Fev 17, 2017 7:14 pm

Já ouviu falar em Suzane von Richtofen? Acho que é por aí.
infernosword

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: