[Mundo Real] Maomé News: Se a prefeitura não constrói a ponte...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Mundo Real] Maomé News: Se a prefeitura não constrói a ponte...

Mensagem por Eder em Qua Jun 15, 2016 11:11 am

Após esperar por duas décadas que a Prefeitura de Barra Mansa (RJ) construísse uma ponte ligando os bairros de Nova Esperança e São Luiz, moradores da região se mobilizaram e conseguiram resolver o problema em um mês.
Em regime de mutirão, reuniram mais de cem pessoas para construir a ponte de 24 metros, com concreto e ferro, que ficou pronta no último dia 4. O grupo também ficou responsável por arrecadar todo o material usado na construção. A estimativa dos moradores é de que a obra tenha custado R$ 5.000. A prefeitura da cidade informou que havia orçado a ponte em R$ 270 mil.
A iniciativa partiu das donas de casa Juracy da Conceição e Manoelina dos Santos. Elas contam que só de um lado da ponte há posto de saúde para atendimento médico e retirada de remédios. E, sem a obra, era necessário dar uma volta de quase dois quilômetros para chegar de um bairro a outro.
"Eu moro neste bairro há 49 anos. Sempre tivemos que improvisar com pedaços de madeira para atravessar o riacho. O problema é que ficava muito frágil e perigoso", lembra Manoelina, 72. "Quando a chuva vinha, destruía tudo, porque o nível da água subia muito. Não dava nem para visitar os amigos ou ir à igreja, que também fica do outro lado."
O filho de Manoelina, Adalto José Soares, 52, foi um dos que ajudou na construção. "Quem tinha dinheiro ajudou com dinheiro. Quem não tinha ajudou com mão de obra. A gente brinca por aqui que foi a obra do cadinho", brinca o comerciante. "Cadinho de um, cadinho de outro. Arregaçamos as mangas, porque se tivéssemos esperando pela prefeitura estaríamos sem a ponte até agora."
Demorou um mês para que a ponte, de três pilares, ficasse completamente pronta porque o trabalho dos moradores acontecia apenas aos sábados e domingos. Ou seja, foram necessários na realidade oito dias de trabalho para que a ponte fosse construída.  
"Fizemos a ponte com três pilares, com três metros de profundidade cada um. É toda de concreto e ferro, bem segura. Desde 2014, a prefeitura só nos dizia que não tinha como fazer a obra, porque não tinha verba, faltava dinheiro, o país estava em crise", afirma Soares. "E nós conseguimos deixar tudo pronto em apenas um mês. Brincadeira, né?"
A Susesp (Superintendências de Obras e Serviços Públicos de Barra Mansa) explicou, por meio de nota, que a ponte construída pelos moradores é "uma iniciativa válida". Mas, "como foi feita sem o aval da prefeitura, não tem como garantir que houve um projeto elaborado com um cálculo estrutural eficiente, prevendo, por exemplo, a variação do nível do rio, a incidência de arraste de objetos pela correnteza e especificação de materiais condizentes com o projeto. Também não foram observadas normas para a acessibilidade".

Maria Luísa de Melo/UOL

Código:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/06/14/rj-em-mutirao-moradores-constroem-com-r-5000-ponte-orcada-em-r-270-mil.htm

Ê, Brasil, é por essas e outras que o povo anda de saco cheio com a política! O mais engraçado é ver que, apesar de não terem ajudado com um mísero parafuso, a prefeitura achou um jeito de reclamar da obra...

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Mensagens : 4431
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 25
Localização : Araucária - PR

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Mundo Real] Maomé News: Se a prefeitura não constrói a ponte...

Mensagem por infernosword em Qua Jun 15, 2016 1:11 pm

Esses burocratas de prefeitura são uns parasitas do caralho, mas, por se tratar de uma obra pública desse porte, temos que tomar cuidado com o fato do planejamento da ponte, por quem ela foi desenhada, no terreno de quem ela foi construída, se a base da ponte é sólida o suficiente, se ela está escorada corretamente e tudo mais. Isso pode render uma tragédia caso a ponte ceda. Contudo, mostra como a gestão pública de obras é ineficiente frente a iniciativa privada.

__________________________________________________
E.T., opinião, telefone.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mensagens : 5945
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 25
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum