Nightshade - NES (Review + Por Trás do Game)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nightshade - NES (Review + Por Trás do Game)

Mensagem por Alexandre em Qua Maio 18, 2016 6:07 pm


Produtora: Beam Software
Lançamento: 1992
Gênero: Aventura, Luta


Os jogos de aventura eram até comuns no NES. Eu poderia citar alguns como Uninvited, Deja Vu, Princess Tomato in Salad Kingdom e Goonies. No entanto, em 1992, perto do final da vida do imortal NES, surgiu um game meio diferente... Nightshade!

A história conta sobre uma cidade chamada Metro City, onde o herói Vortez, que a defendia acabou sendo assassinado (Sim, assassinatos em um jogo do NES). Com isso, várias facções começaram a dominar a antes pacata cidade, e espalhar terror em seus moradores. Mas todas essas facções parecem ligadas à um nome: Sutekh. Quando tudo parecia perdido, surge um novo herói para tomar o lugar de Vortex: O improvável Nightshade.



E o jogo já começa com o próprio Sutekh aprisionando Nightshade próximo à uma bomba em um esgoto. Porém, nosso herói consegue escapar da armadilha usando uma vela para queimar as cordas (Vela que o próprio Nightshade não entende o que estava fazendo num esgoto).

A partir daí, a missão do nosso herói é a mesma de vários jogos de aventura: Encontrar itens, chaves, ferramentas, e solucionar puzzles pelas ruas e construções de Metro City. No jogo você tem toda a cidade para explorar, porém alguns locais não são acessíveis enquanto Nightshade não ganhar popularidade o suficiente.

O sistema de popularidade funciona da seguinte forma: Toda vez que você derrota um vilão, ou salva algum inocente (Resgatar crianças presas em incêndio, salvar o gatinho de uma velhinha, ou espantar um cachorro que está prestes a atacar um gato) você ganha pontos de popularidade. No início, ninguém conhece Nightshade, inclusive confundindo seu nome (Lamphade, Nightcart, etc), porém quanto mais a sua popularidade aumenta, mais acesso à áreas antes restritas você ganha.

O menu é composto pelo típico sistema de jogos de aventura, e tem as seguintes funções:

Examine - Nightshade fará um comentário sobre determinado item ou objeto.
Use - Nightshade vai usar um item.
Operate - Serve para interagir com coisas pelo cenário, como alavancas e portas.
Jump - Nightshade vai executar um pulo, geralmente para passar por buracos ou plataformas.
Fight - Você entra em combate com bandidos.
Pick Up - Nightshade vai pegar o item em questão.
Itens - Mostra seu inventário.
Talk - Usado para falar com outros personagens.
System - Você pode checar opções e porcentagem completa.
Cancel - Cancela o menu de ações e volta pro jogo.

Toda vez que você tromba com um bandido, o game entrará em modo "Luta".

Nesse estilo, as batalhas ocorrem em 2D. Nightshade pode apenas socar e pular, mas isso é o suficiente para derrotar qualquer inimigo. Se você conseguir vencer a luta, sua popularidade vai subir.

No entanto, se você for derrotado, Sutekh vai aprisionar Nightshade em uma armadilha. Nesse caso, você terá alguns segundos para solucionar um puzzle mortal e salvar Nightshade para voltar ao game. Se não conseguir, é Game Over. No entanto, apenas os 4 primeiros puzzles possuem solução. Na quinta vez que você morrer, Nightshade será aprisionado em uma armadilha sem solução. É a forma do jogo te dar limite de continues.

Porém, acho que o maior destaque de Nightshade sem dúvida é o humor. Esse é com certeza um dos jogos mais engraçados que eu já vi no NES. Mesmo a história e os cenários tendo um tom sombrio, Nightshade sempre faz piada em seus diálogos. Praticamente toda vez que você examinar um item ou falar com alguém, virá um texto engraçado na tela. Por exemplo:



Pois é. Nightshade é um herói que se esconde por trás de um casaco, óculos escuros, chapéu, e nunca perde a chance de fazer uma piada com a situação. Ele faz isso até em situações quando está prestes à morrer.

Os controles levam algum tempo para se acostumar. É necessário sempre clicar na opção desejada (Pick Up, Operate), caso contrário o game automaticamente usará a opção "Examine". Demora um pouco, e chega a ser meio frustrante no começo, mas assim que você se acostuma, a coisa começa a rodar bem suave.

No geral, Nighstshade é um excelente adventure para o NES, que passou despercebido por muita gente, provavelmente devido ao seu lançamento tardio. No entanto, vale a pena conferir, pois o título definitivamente se encaixa muito bem na biblioteca de jogos do Nintendo 8-bits.

Prós: Excelentes gráficos, trilha sonora que se encaixa perfeitamente no game, humor muito bem explorado, personagens interessantes, boa jogabilidade.

Contras: Sistema de Save e Passwords inexistente. Você é forçado a jogá-lo do começo ao fim.


POR TRÁS DO GAME: NIGHTSHADE


Nightshade chegou no mercado em 1992, época que o Super Nintendo e o Mega Drive estavam em uma disputa acirrada. Por conta disso, os planos de uma sequência acabaram sendo interrompidos. Se você notar na abertura do game, há a sentença "Nightshade - Part I". Porém, a parte II acabou nunca existindo.

No entanto, a Beam Software acabou criando um "sucessor espiritual" para o game. Trata-se do conhecido "Shadowrun", um RPG para SNES que acabou usando boa parte da fórmula do Nightshade. Se você notar, ambos os games possuem visuais escuros, um toque de humor nos diálogos, e até mesmo alguns cenários que parecem ter sido literalmente "reaproveitados".

Durante a produção, havia uma dúvida sobre o estilo do enredo, e duas idéias foram exibidas: Uma com um enredo sério, e a outra com uma história focada no humor. Quando os distribuidores decidiram que Nightshade ia seguir um enredo focado em humor, os chefões da Beam Software ficaram irados, já que preferiam o estilo que até então estava sendo planejado para o Shadowrun.

Muitos acham que esse game deveria ter sido lançado para o PC. No entanto, Paul Kidd, o diretor do game disse em uma entrevista que naqueles tempos a Beam Software trabalhava exclusivamente para consoles caseiros, já que o PC estava sendo considerado uma "forma de arte que estava morrendo".

Para mais informações sobre Nightshade, acesse esse link.

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6856
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum