Unity: Quando a opinião sobre uma engine muda por completo

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Unity: Quando a opinião sobre uma engine muda por completo

Mensagem por Alexandre em Qua 17 Fev - 22:01


Se perguntarem para os jogadores "Qual a melhor engine para games atuais", acredito eu que a maioria vai dizer que é a Unreal Engine 4. A mais nova versão desse motor gráfico já se mostrou ser capaz de criar cenários com um realismo impressionante, e não é tão pesada assim.

Porém, talvez a engine mais popular para criadores indies, e jogos para PC seja a Unity. Lembra do tão popular Slender? Pois é, ele foi feito na Unity, com esses gráficos... Interessantes.





Depois de algum tempo, notei que a Unity passou a ser bem mais utilizada em jogos independentes. Várias vezes eu pegava um jogo, abria e dava de cara com o Setup da Unity. Talvez essa engine já era usada bem antes, mas acredito que depois do Slender eu passei a vê-la com mais frequência.

Um deles foi o Lifeless Planet. Vocês se lembram? Eu fiz até um tópico dizendo o quanto eu gostei desse game. Trata-se da aventura de um astronauta perdido em um planeta totalmente deserto.

Esse jogo também foi feito na Unity.




Bonito, não?

No entanto, eu passei a ver algo curioso no Steam... Alguns usuários estavam dizendo que se você encontrasse um jogo independente na Steam, criado na Unity, deveria pensar duas vezes antes de comprá-lo.

A verdade é que, pra mim, a Unity sempre foi sinônimo de jogos leves e sem "exageros" nos gráficos. É claro que, dava pra fazer bons jogos com ela. Poxa, jogos bons saem até na engine do Mega Man 5.

No entanto, essa minha opinião mudou essa semana quando joguei o Layers of Fear.





Esse terror next-gen traz a história misteriosa de um pintor, seus quadros, e a forma como tudo pode mudar numa simples "virada de câmera". O jogo foi lançado recentemente, mas estava em Early Access no Steam já a algum tempo.

E ele foi feito na Unity, mesma engine do Slender e do Lifeless Planet.

Está esperando gráficos simples e cenários vazios? Olha só:






Sim, essas duas screenshots são in-game. E, sim, o jogo foi totalmente produzido na Unity.


Esses tópicos falam um pouco do "Hate" criado em cima da engine. Detalhe: São postagens de bem antes do Layers of Fear ser lançado:

Código:
http://www.opserver.de/ubb7/ubbthreads.php?ubb=showflat&Number=417784

https://www.kongregate.com/forums/4-game-programming/topics/407488-whats-with-all-the-hate-on-unity

https://www.othersideentertainment.com/forum/index.php?topic=106.0


Esse comentário chama a atenção: Um cara ficou com receio de apoiar o game por causa da Unity:

Unity engine is garbage...

I backed the project, but are you sure Unity is the best engine for you guys?

From what I've seen, it can barely handle most complex games, even if they don't have super amazing graphics.

Look at stuff like Might & Magic X, for example, or Wasteland 2.


Eu não sei ao certo o que causou tudo isso. Talvez Slender tenha ajudado, já que ficou bem popular e abriu portas para que outras pessoas tentassem criar jogos mais simples na Unity.

Mas eu termino dizendo uma coisa: A engine não vai ajudar em nada se os criadores não se esforçarem. Layers of Fear foi feito na Unity e é incrivelmente lindo.


EDIT: Comentário na Steam:

THIS is UNITY?!

Holy moly guys AWESOME JOB, would never have guessed that it was unity if it wasn't in the splash screens.


Resposta do criador:

Thanks mate! We have tried our best!

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Re: Unity: Quando a opinião sobre uma engine muda por completo

Mensagem por J. Marlon em Qua 17 Fev - 22:18

Esse tipo de pensamento sempre existe quando se trata de ferramentas acessíveis.

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Re: Unity: Quando a opinião sobre uma engine muda por completo

Mensagem por infernosword em Qua 17 Fev - 22:47

Primeiro, quem tem que se preocupar com engine é o desenvolvedor, não o gamer. Segundo, a qualidade gráfica de um jogo depende muito menos da engine do que do capricho do artista. Terceiro, nego é tudo palpiteiro, acha que sabe tudo e, como sempre, acabam falando essas bobagens que eu ainda me presto a ler. Vai no rodapé da home do Unity e vê quais as empresas que apoiam o projeto. Tem como.ser um produto de baixa qualidade? Óbvio que não!

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Re: Unity: Quando a opinião sobre uma engine muda por completo

Mensagem por J. Marlon em Qua 17 Fev - 23:07

"Nego palpiteiro". Valeu, inf!! É uma nova palavra no meu dicionário. Vou passar a usar de agora em diante.

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Re: Unity: Quando a opinião sobre uma engine muda por completo

Mensagem por infernosword em Qui 18 Fev - 0:53

Nego no sentido de indivíduo, por favor! Se não, o correto seria afrodescendente que usa de conhecimento intuitivo somente xD Aliás, que bobagem esse negócio de afrodescendente. Só piora o preconceito e estigmatiza ainda mais a raça NEGRA.

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Re: Unity: Quando a opinião sobre uma engine muda por completo

Mensagem por J. Marlon em Qui 18 Fev - 13:54

Pensei no primeiro sentido mesmo, nem me passou "afrodescendente" pela cabeça.

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Re: Unity: Quando a opinião sobre uma engine muda por completo

Mensagem por infernosword em Qui 18 Fev - 15:41

Foi mal, é que eu já tomei na cabeça por causa dessas bobagens.

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Re: Unity: Quando a opinião sobre uma engine muda por completo

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