[XBLA]Stacking

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[XBLA]Stacking

Mensagem por infernosword em Sab Fev 13, 2016 10:46 pm


Estava eu em Internet surfing programmer mode, procurando alguma coisa relacionada à biblioteca SDL (uma biblioteca de programação que serve para uso em aplicações multimídia [leia-se jogo]), mais precisamente na home do site da SDL. Nessa home, os desenvolvedores da biblioteca colocam alguns banners de jogos que tiveram, em algum ponto do desenvolvimento, uso da biblioteca. Se você brincar de dar F5 na página deles, verá que há uma lista bem impressionante de jogos. Foi assim que eu encontrei Stacking.

O jogo
Às vezes, os jogos que mais me surpreendem, são os mais simples. Preste atenção nesse título se você gosta de um bom jogo de puzzle (mas não aqueles jogos infinitos e insolúveis), mas um jogo diferenciado, um estilo de puzzle que você nunca jogou. O ponto central do jogo é uma cidade européia característica dos anos 30, meio steampunk habitada por... Матрешки, opa desculpe, Matrioskas, as famosas bonecas símbolo da Federação Russa. Sim! Você controla, interage e desbrava o jogo usando essas bonecas. Eu explico: você controla Charlie Blackmore, a menor parte da boneca de sua família e também, a menor boneca da cidade. No começo do jogo, seus irmãos e pai são sequestrados pelo temido Barão (The Baron), um magnata que controla a economia da cidade e explora bonecas em suas minas de carvão e empreendimentos, pagando baixos salários e usufruindo de trabalho infantil. Charlie, assustado com a demora da volta de sua família para casa, resolve ir atrás de seus parentes e encarar a cidade sozinho. Charlie, por ser o menorzinho, possui a habilidade de entrar dentro das bonecas um tamanho a mais que o seu. E isso permite que o seu tamanho aumente e que ele possa entrar em outra um nível maior e assim por diante. Acontece que cada boneca do jogo possui uma habilidade especial. Se você pensar nas combinações, vai entender onde eu quero chegar com a palavra puzzle.

Diversão
É um jogo charmoso, devo admitir. Antes de mais nada, espere um jogo muito bonito, agradável e bem acabado, ou seja, nada além do que manda o "padrão Double Fine Productions". Uma coisa muito divertida é a quantidade de bonecas, suas habilidades, suas combinações e as possibilidades disso tudo somado. Não posso entrar em detalhes porque esse é o elemento primal desse jogo e estaria eu dando um spoiler abstrato que acabaria com outra grande diversão do jogo: a exploração. Derivada dessa grande quantidade de combinações, temos, obviamente os puzzles. Todos os puzzles são resolvidos assim: ou por combinação de bonecas ou por uso de habilidades em outras bonecas ou no ambiente. Isso torna o jogo fácil? Não. Esse jogo já foi feito para levar uns 30 a 40 neurônios seus para o crematório num fim de semana. Você terá que resolver problemas, ser atencioso e ter um raciocínio aguçado, caso o contrário vai quebrar a cabeça. E você vai quebrar a cabeça. O legal desse jogo é que você pode resolver um puzzle de várias maneira diferenças, pode ter vários approches às questões. Inclusive grande desafio do jogo é achar todas as soluções. Para finalizar, temos os Hi-Jinks, que são interações easter-egg entre as bonecas, ou seja, não são fundamentais para o andamento do jogo, apenas para o divertimento do jogador e claro, para o 100%.

Som
Estamos falando do mesmo ambiente de um filme de Charles Chaplin, de o Vento Levou, o Mágico de Oz e outras produções dos anos 30 e 40. Silverscreen. Logo, o que vem à nossa cabeça? Piano, violino, arranjos clássicos do cinema mudo... só fechar os olhos e lembrar de algum Chaplin que você já sabe do que eu estou falando. Os efeitos sonoros vem para complementar o ambiente, sobretudo porque ajudam a caracterizar bonecas únicas em meio à multidão.

Gameplay
Muito simples. O gameplay se resume em apenas mover a boneca, entrar ou sair de uma outra boneca, conversar com alguma boneca ou usar a habilidade delas. Um jogo fácil de jogar, até uma criança consegue.

Replay
Esse é aquele jogo que você vai querer terminar e enquanto não terminar não vai querer parar. Aí tem aqueles que querem completar os Hi-Jinks (que são como missões paralelas curtas) e colecionar todas as bonecas.

Gráficos
O ambiente steampunk anos 30, as fases, os detalhes e sobretudo o design das bonecas são excepcionais. Tudo é muito bonito e agradável aos olhos. Os menus são limpos, bonitos e não fazem você querer destruir o jogo depois de terminado. Impressionante a qualidade que um jogo de XBLA pode chegar. E não é pra menos, é Double Fine.

Pontos positivos
- Várias bonecas, cada uma com sua habilidade, é o que faz o jogo único;
- Várias soluções para um mesmo problema;
- As combinações e estratégias são bem concisas e fazem sentido (isso é, depois que você resolve o problema xD);
- O som;
- Nada de história complexa e chateação, vamos logo ao que interessa, que é o jogo em si;
- Os diálogos são hilários;
- Os Hi-Jinks;

Pontos negativos
- Se o jogador passar por todos os problemas apenas com uma solução, vai achar o jogo curto;
- As combinações de habilidades das bonecas nos é apresentado muito tarde no jogo e poderiam ter feito o jogo ter rendido mais;
- Completar as galerias de bonecas poderiam render algo a mais do que um museu;

Conclusão
O simples é bom. 9/10.

__________________________________________________
E.T., opinião, telefone.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mensagens : 5942
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 25
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [XBLA]Stacking

Mensagem por Willi em Seg Fev 15, 2016 11:57 am

Dá pra ver que o cara é "Old-School leitor de revistas antigas de games cria dos anos noventa 64-bitista opressor hardcore" quando o review dele nem tem screenshots, igualzinho aos de página única das revistas, que apresentavam apenas a tela título do game  lol!

Só que... eu não entendi do que é o jogo. É tipo um Tetris? É um Puzzle num cenário 3D? É de levar coisas de um ponto a outro? Usar as bonecas para mover o cenário? Afinal, você faz o que em Stacking?

__________________________________________________
Intel Core i5 4440 3.10 GHz | EVGA GTX 660 FTW ACX 2GB GDDR5 | MSI B85M-E45 Military Class 4 | RAM Corsair Vengeance 1x8 GB 1600 MHz | HD Seagate 1TB 7200 RPM | Corsair CX500M | Gabinete Cougar Archon + RGB LEDs | Windows 10 PRO 64-bits | Monitor LG 23MP55HQ-P 1080p 60 Hz | Amplificador Hayonik Neo 200w RMS + Grave Auxiliar Sharp | Teclado Mtek KP-807 | Mouse Fortrek Spider | Mousepad PCYES Speed Racer 800x400mm | Cadeira Cavaletti NewNet 16003

Textos | Jogos Finalizados


Willi
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6873
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 20
Localização : Maravilha, SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [XBLA]Stacking

Mensagem por infernosword em Seg Fev 15, 2016 4:59 pm

É parecido com aquele estilo em que você é uma entidade fantasmagórica e possui outras pessoas, controlando-as, usando suas habilidades e passa desapercebido por inimigos, só que com bonecas russas ao invés de pessoas. Pra você entender melhor (e pra eu não dar spoiler), é melhor jogar o jogo ou ver alguém jogando.

__________________________________________________
E.T., opinião, telefone.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mensagens : 5942
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 25
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [XBLA]Stacking

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:23 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum