Qual a sua opinião sobre os "Simuladores de Caminhada"?

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Qual a sua opinião sobre os "Simuladores de Caminhada"?

Mensagem por Alexandre em Qui Fev 11, 2016 8:55 am



O termo "Walking Simulator", ou em português "Simulador de Caminhada" ganhou força nos últimos anos. Com a facilidade de se criar e disponibilizar games com engines de fácil acesso como a Unity e a Unreal Engine 4, cada vez mais esse tipo de jogo está surgindo por aí.

Mas o que é um "Simulador de Caminhada"? Bem, você sabe que jogos geralmente possuem vários objetivos a serem concluídos, como matar inimigos, resolver puzzles, salvar o mundo derrotando um grande vilão, e etc. Porém, nos Walking Simulators, tudo que você faz é andar até que o jogo termine.

Talvez o jogo que causou maior barulho por ser um Walking Simulator foi o Dear Esther. Em 2012 esse game dividiu opiniões. Nele, você controla um misterioso homem em uma ilha que aos poucos vai narrando a história do amor de sua vida. Durante a jornada, tudo que você faz é andar pelo cenário até que ele termine sua história. Muitos consideraram uma obra de arte com um enredo rico e belos cenários. Outros acharam entediante e um desperdício de potencial.

A verdade é que esse tipo de jogo se tornou bem comum quando os criadores querem contar uma história. Eles preferem optar por algo sem muita ação, apenas para que o jogador relaxe e aproveite. Mas é claro que isso não agrada à todos.


Alguns exemplos de Walking Simulators:


Amnesia: A Machine for Pigs



Embora tenha trechos de fuga, e os monstros podem matar seu personagem, boa parte da jornada de Mandus é composta apenas por caminhadas de um ponto ao outro. A grande maioria dos cenários não possuem nenhum objeto interativo.



The Park



Jogo lançado algum tempo atrás pra PC prometeu trazer uma assustadora experiência em um parque de diversões. No entanto, durante todo o game tudo que você precisa fazer é caminhar de um objetivo para o outro enquanto leva sustos pelo caminho.



Firewatch



O recém-lançado Firewatch para PS4 e PC te coloca na pele de um vigia florestal encarregado de prevenir incêndios em uma grande floresta, que aceitou o emprego para fugir de sua vida cheia de problemas. As missões de combater os incêndios envolvem longas e lineares caminhadas pela floresta.



Mas então, o que você pensa a respeito desse tipo de game? É interessante? Perda de tempo? Depende de como é feito?

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Re: Qual a sua opinião sobre os "Simuladores de Caminhada"?

Mensagem por Eder em Qui Fev 11, 2016 9:33 am

Nunca joguei, mas, pela descrição, não vi muita graça.
Se for para ver uma história, prefiro um filme ou algo do tipo.

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Re: Qual a sua opinião sobre os "Simuladores de Caminhada"?

Mensagem por infernosword em Qui Fev 11, 2016 4:00 pm

Isso aí vai ser legal mesmo quando a realidade virtual for uma realidade.

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Re: Qual a sua opinião sobre os "Simuladores de Caminhada"?

Mensagem por Gustavo em Qui Fev 11, 2016 5:35 pm

Nem sabia que o Amnesia entrava nesse genero

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Re: Qual a sua opinião sobre os "Simuladores de Caminhada"?

Mensagem por Willi em Qui Fev 11, 2016 10:20 pm

Se eu quiser ver só uma história, eu assisto a algo.

Videogame é pra jogar.

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Re: Qual a sua opinião sobre os "Simuladores de Caminhada"?

Mensagem por infernosword em Qui Fev 11, 2016 10:32 pm

Alexandre, lembrei o nome do jogo que pra mim é o grande expoente do estilo, Nevermind. Dá uma sacada: http://nevermindgame.com/

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Re: Qual a sua opinião sobre os "Simuladores de Caminhada"?

Mensagem por Alexandre em Qui Fev 11, 2016 11:33 pm

Gustavo escreveu:Nem sabia que o Amnesia entrava nesse genero

O A Machine for Pigs entra, principalmente por ter removido a possibilidade de pegar itens pelo cenário, e reduzido os confrontos.


infernosword escreveu:Alexandre, lembrei o nome do jogo que pra mim é o grande expoente do estilo, Nevermind. Dá uma sacada: http://nevermindgame.com/

É bem por aí mesmo. Esse ainda tem a vantagem de usar o sensor de biofeedback para ter um diferencial, mas a proposta é um Walking Simulator.

Pra mim o problema desses jogos é que a maioria dos criadores só se preocupa em contar uma história "tocante" ou assustadora, e acaba ferrando tudo por fazer uma jogabilidade sem graça.

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Re: Qual a sua opinião sobre os "Simuladores de Caminhada"?

Mensagem por infernosword em Sex Fev 12, 2016 12:30 am

Nesse jogo, o lance é o de que se o sensor detecta o medo ou insegurança, ele fica mais difícil. Se dá aquela caganeira, o jogo fica Hard Hard (como diria o meu primo). Isso sim é um jogo e não apenas uma experiência de caminhada. Contudo, eu acho que há espaço para todos, inclusive para aqueles que querem apenas uma caminhada no Central Park. Isso atrai a atenção do público leigo em relação aos videogames e computação gráfica, mas que gostam de tecnologia (que eu chamo de usuário Fátima Bernardes). Eu vejo com bons olhos o uso da tecnologia do videogame em nichos que não são o próprio.

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Re: Qual a sua opinião sobre os "Simuladores de Caminhada"?

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