100% Nos Jogos: Vocês correm atrás?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

100% Nos Jogos: Vocês correm atrás?

Mensagem por Willi em Dom Out 18, 2015 7:45 pm

[Bem direto porque hoje tô sem saco pra elaborar texto]

Todos nós ficamos orgulhosos quando atingimos o 100% em algum game. Essa árdua conquista significa que fizemos tudo o que podia ser feito no jogo, deixamos ele "limpo". Mas quantas vezes ela é realmente prazerosa de ser feita?

Estava jogando GTA V há pouco e pensei em ir atrás do 100% do game, visto que quando zerei no PS3 fiz somente 71 ou 72%, não lembro. E não, 100% no GTA V não é tão desumano quanto parece. Mas aí pensei que poderia prejudicar a experiência de replay do game. Explico: GTA V não é um mero jogo que está ali para jogar, para ser vencido. Há um mundo praticamente real lá dentro, os personagens possuem uma vida, e coisas acontecem naquele mundo. Dessa maneira, sempre que você abre o jogo, tem o que fazer. Pode "viver mais um pouco" os personagens. Pegando e limpando tudo com um 100%, o jogo vai meio que perder o sentido, e futuras jogatinas vão se limitar em testar cheats e brigar com a polícia, morrer, ir para o hospital e repetir o processo. Então julguei ser melhor não ir atrás do 100% desse jogo agora, apenas ir fazendo as coisas conforme der vontade, para manter o replay sempre alto.

Isso me fez questionar quando realmente é necessário fazer o 100%. Num jogo assim, onde terminar tudo significa deixar o jogo morto, 100% me parece um total eliminador da graça. Num Mario por exemplo, onde 100% significa liberar todas as fases, as quais continuam lá para serem rejogadas a hora que desejarmos, o julgamento já é o oposto.

E além de "necessário", também me peguei pensando quando realmente vale a pena fazer o 100%. A conquista em si é sempre prazerosa, mas e correr atrás para realizá-la, quando isso é realmente divertido? Vou citar dois exemplos: Devil May Cry (qualquer um) e Need For Speed Rivals. Por mais que eu goste de Devil May Cry, aquelas missões secundárias escondidas nas fases não me descem, não devo ter feito mais da metade em nenhum jogo da série. Isto porque ficar procurando missãozinha dentro de fase é algo estressante e que pra mim corta totalmente a graça de curtir a fase, ir passando ela na tranquilidade. Já com Need Rivals, cheguei a fazer 100% na campanha de Corredor do jogo, mas não fiz nem sequer 5 missões como policial, pois detestei jogar naquela condição. Fiz "meio 100%" no jogo então, concluindo apenas o que me divertia. Ambos são jogos que não vão me dar nada se eu completá-los totalmente. Em Batman Arkham Knight por exemplo, ocorre o contrário, pois só com o 100% você vê o final verdadeiro do jogo. Isso não faz a corrida quase interminável pelos 243 coletáveis do Charada ser menos estressante e desgastante do que ela já é, mas pelo menos nos recompensa com alguma coisa realmente valiosa.

No geral, eu prefiro correr atrás do 100% em jogos cujo mesmo seja atingido jogando, e as coisas estejam no mapa. Detesto precisar olhar no YouTube onde estão os coletáveis, os mapas dos jogos de hoje em dia são gigantescos e carregados demais para se procurar itenzinhos pequenos às cegas (acho que ninguém mais faz isso, geral deve usar o YouTube mesmo). Também me irrito quando tenho que jogar pôker ou fazer merdas alternativas em função do 100% (né Far Cry 3 e Watch Dogs?). Se o jogo é de tiro, que se atinja o 100% fazendo missões de tiro. Se é de plataforma, que se chegue ao 100% passando das fases e desbloqueando mais delas. Pelo menos é assim que eu penso.

Enfim, eu queria saber de vocês, o que vocês acham sobre o 100% nos jogos? Ele é obrigatório em cada jogo que vocês pegam, de maneira que vocês não mudam de jogo até completar totalmente o atual? Fazem só quando dá vontade? Fazem só quando há uma recompensa? Eu sei que ninguém deve ter uma listinha de pré-requisitos pra fazer 100% num jogo, algo do tipo "só faço 100% se o jogo tiver final diferente, não exigir coletáveis e for de mundo aberto". Mas devem haver elementos que empolgam ou desestimulam vocês a correrem atrás dessa meta em cada game. Então? O que me dizem?

Última edição por Willi em Dom Out 18, 2015 10:29 pm, editado 1 vez(es)

Intel Core i5 4440 3.10 GHz | EVGA GTX 660 FTW ACX 2GB GDDR5 | MSI B85M-E45 Military Class 4 | RAM Corsair Vengeance 1x8 GB 1600 MHz | HD Seagate 1TB 7200 RPM | Corsair CX500M | Gabinete Cougar Archon + RGB LEDs | Windows 10 PRO 64-bits | Monitor LG 23MP55HQ-P 1080p 60 Hz | Amplificador Hayonik Neo 200w RMS + Grave Auxiliar Sharp | Teclado Mtek KP-807 | Mouse Fortrek Spider | Mousepad PCYES Speed Racer 800x400mm | Cadeira Cavaletti NewNet 16003

Textos | Jogos Finalizados

Willi
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Ver perfil do usuário

Re: 100% Nos Jogos: Vocês correm atrás?

Mensagem por Alexandre em Dom Out 18, 2015 9:06 pm

Nossa... Eu acho que o único jogo atual que eu fiz 100% foi o Rayman Legends. E tudo que eu ganhei foi uma mensagem de "Congratulations", depois de uma semana tentando pegar todos os Teensies.

Pra mim, só compensa fazer 100% em um game quando ele te dá algo realmente recompensador. E não estou falando de um troféu ou uma conquista pra você mostrar pros amigos na Steam. Eu falo de conteúdo no game, como um mundo secreto, um final verdadeiro, ou personagem desbloqueável.

Acho que isso meio que se perdeu lá na época do SNES/PS1. Quando os consoles passaram a viver conectados na internet, as produtoras parecem focar em dar um troféu para o jogador que "platinar" o game mostrar aos seus amigos online.

Pra mim, o melhor atualmente é o jogo não ter a opção de fazer 100%. Eu explico... Na série Dead Space, por exemplo, a campanha principal é todo o game. A partir do momento em que você começa a controlar Isaac, seu único objetivo é terminar a história. Claro, você pode pegar todos os audio logs, armas, e mensagens, mas não há nenhuma tela de status mostrando o que te falta pra "completar" o game. Em outras palavras, o próprio Dead Space já te mostra que você não ganhará nada pegando todos os itens.

No Assassin's Creed, por exemplo, eu achei um absurdo. Tudo bem, as cidades de Jerusalém, Acre, Damascus e o Reino não são exatamente gigantes, mas em uma delas, não lembro qual, você tem que encontrar 100 bandeiras espalhadas, e não há nenhum tipo de mapa indicando onde elas estão. A única Side-Quest que eu fiz foi escalar todas as torres, e por um único motivo: Elas desbloqueiam o mapa que você usa para localizar missões. Se há alguma forma de localizar esses itens... Eu não descobri.

Eu pesquisei aqui na internet, e vi que o único ponto em pegar todas as bandeiras é ganhar um "achievement". O que eu já desconfiava desde o início, por isso nem fui atrás.

Alexandre

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Mensagem por infernosword em Dom Out 18, 2015 10:19 pm

Bom, eu já fiz altos 100% e adoro fazê-los.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Ver perfil do usuário

Mensagem por Eder em Seg Out 19, 2015 9:41 am

Sim, na medida do possível, busco os 100%, pelo menos com os jogos que realmente gosto. Se bem que, com o 3DS e o Wii U, que não são desbloqueados, eu acabo sendo muito mais seletivo na hora descolher um jogo, afinal, a "brincadeira" é mais cara xD
É claro que, se há uma recompensa, a busca fica mais prazerosa, mas, às vezes, a tal "recompensa" acaba sendo alimentar o meu próprio ego, como, por exemplo, quando eu consegui as três estrelas no Mario Kart Wii (Caramba, olha só, depois de tanto tempo jogando, enfim, consegui três estrelas. Não vou ganhar nada com isso, mas... tem TRÊS ESTRELAS do lado do meu nome. TRÊS ESTRELAS!!! xD).

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Ver perfil do usuário

Mensagem por Willi em Seg Out 19, 2015 4:04 pm

Essa de não ter a opção de exibir a porcentagem foi a melhor coisa que li hoje.

Quem é hardcore pode caçar tudo do mesmo jeito, e quem é mais de boa curte o jogo e zera sem peso na consciência.

Tem jogos que realmente não faz sentido mostrar porcentagem. Já citei o exemplo do GTA, onde há vidas acontecendo de verdade no jogo, e uma estatística de progresso faz tudo parecer... um jogo, tirando um pouco do brilho do mundo do jogo em si. Outro exemplo são jogos carregadíssimos de conteúdo como os da Ubisoft. São MUITOS coletáveis (às vezes se gasta o mesmo tempo neles do que no restante do jogo), não é legal de fazer, é desgastante, estressante. E a porcentagem que os acompanha parece que nunca aumenta. Sem falar que o próprio 100% só dá um achievement, nada mais que isso.

Intel Core i5 4440 3.10 GHz | EVGA GTX 660 FTW ACX 2GB GDDR5 | MSI B85M-E45 Military Class 4 | RAM Corsair Vengeance 1x8 GB 1600 MHz | HD Seagate 1TB 7200 RPM | Corsair CX500M | Gabinete Cougar Archon + RGB LEDs | Windows 10 PRO 64-bits | Monitor LG 23MP55HQ-P 1080p 60 Hz | Amplificador Hayonik Neo 200w RMS + Grave Auxiliar Sharp | Teclado Mtek KP-807 | Mouse Fortrek Spider | Mousepad PCYES Speed Racer 800x400mm | Cadeira Cavaletti NewNet 16003

Textos | Jogos Finalizados

Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:14 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: