A situação dos gamers

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A situação dos gamers

Mensagem por Alexandre em Sab Out 03, 2015 6:34 pm

(Que tijolo que ele era, heim?)

Quando eu era pequetuxo, eu tinha meu Super Nintendo, e um colega de rua também. A gente trocava jogos, eu tinha um monte de fitas e ele tinha só algumas, eu lembro de Animaniacs, Blue Brothers e Tiny Toon. Até que um dia roubaram a casa dele. Levaram o vídeo-game, e mais um monte de coisa. Lembro que eu comprei o Tiny Toon dele depois desse evento.

Daí ele comprou um Playstation. Naquela época era o bicho, o console mais popular que tinha (Embora o PS2 já existia, eu acho). Eu ia na casa dele e a gente jogava um CD de demonstração que tinha Medievil, Crash Bandicoot 3, entre outros. Eu fiquei maravilhado com aquilo. Gráficos em 3D, dublagem, parecia coisa de outro mundo. Por causa disso eu passei a odiar o meu Super Nintendo? Claro que não. Eu seria um retardado se fizesse isso.

Muito pelo contrário. Da mesma forma como eu ia na casa dele admirar o Crash Bandicoot, ele vinha na minha casa e também ficava empolgado com os jogos que eu tinha, e também que eu alugava de vez em quando. Lembro que todo sábado quando eu ia na locadora de manhã, na parte da tarde ele vinha na minha casa ver o que eu tinha alugado.

Bons tempos. Eu acho que é assim que gamers de verdade precisam ser. Mas infelizmente, não é o que eu venho vendo.

Hoje, temos três consoles que estão disputando a atenção do público: O Playstation 4, o Xbox One e o Wii U. Embora eu seja totalmente fiel à TTA (É aqui que eu posto a esmagadora maior quantidade de meus textos), eu às vezes passo em outros fóruns gamers como o VG Chartz. E as coisas que eu vejo lá... Bem, digamos que são no mínimo revoltantes.

O VG Chartz é um grande fórum onde gamers do mundo todo postam notícias, opiniões, ou simplesmente criam tópicos para discutir algum assunto. E o site também mostra as vendas dos consoles e seus games, embora esteja bem desatualizado. Mas eu acho que eu nem preciso falar sobre esse site, já que aparentemente o que eu vou falar aqui acontece em qualquer local destinado a jogos.

Primeiro, tem a questão do: "Meu console é melhor que o seu".

Funciona assim: O cara tem um fanatismo por alguma empresa (Nintendo, Microsoft, Sony). Ele acha que só os jogos que foram lançados para a sua plataforma são bons, mesmo que sejam ruins. Ele vai em todos os tópicos que falem sobre um jogo que será lançado para seu sistema e posta algo como: "Vai ser épico!!", "Mal posso esperar!!".

Mas não basta só isso: Ele precisa aparecer nos tópicos falando sobre um lançamento para outros consoles. Vamos supor que ele seja um Sonysta. Ele vai em um tópico sobre um game para Xbox One ou Wii U e posta algo como: "Não parece bom..." ou "God of War 7 vai ser muito melhor...". Na maioria das vezes eles fazem isso para desmerecer seus "concorrentes" e fazer com que sua plataforma pareça superior. Eu já vi muitos casos desses, galera.

E tem a outra questão, que na minha opinião é a mais absurda de todas: "Seu console/jogo favorito vai ser um fracasso".

É mais ou menos assim: O cara é fanático por uma empresa, e a concorrente vai lançar um jogo de peso. Eles vão torcer para que não venda quase nada, e que seja um dos piores jogos da geração.

Da mesma forma como eles fazem questão que um título famoso seja lançado para seu sistema querido, eles desejam que não dê certo nos outros consoles para aumentar a idéia de que seu vídeo-game favorito é o "melhor lugar para os jogos".

Só que a maioria não diz isso nos tópicos por um motivo: Tem medo de ser banido. Ao invés de dizer: "Espero que seja um fracasso, que venda pouco e que seu console morra", eles pegam um pouco mais leve dizendo: "Não acho que vai vender bem nessa plataforma...", o que é a mesma coisa, só que com outras palavras.

Galera, eu já tive um Super Nintendo, tenho um Playstation 2, e agora o PC. Eu já passei por todas, Nintendo, Sony e Microsoft. E como um gamer já com bom tempo de experiência, eu posso garantir que todas as empresas tem seus prós e contras. Se alguém tem preferência pelo Playstation, pela Microsoft ou pela Nintendo, ele tem todo o direito, mas se ele precisa atacar os concorrentes, ou se recusar a aceitar que um jogo de outra empresa é bom, ele só está se prejudicando. Existem bons jogos em todas as plataformas, e se alguém se recusa a aceitar esse conceito, nem pode ser chamado de gamer. É o que eu penso.

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Re: A situação dos gamers

Mensagem por infernosword em Sab Out 03, 2015 8:26 pm

Já eu acho que esse cenário representa não só a "situação gamer", mas a "situação geral". Acompanhe: a filosofia nos diz que o ser humano é o único ser vivo dotado de liberdade. Essa liberdade é uma consequência da possibilidade de fazer escolhas, pois se não houvessem escolhas, não haveria livre arbítrio e assim, não haveria liberdade.
O que eu tenho notado é que o ser humano, em geral, não reage bem quando não pode fazer escolhas (pois sua liberdade é privada) e também não reage bem quando tem muitas opções para escolher. Contudo, num conjunto restrito de possibilidades o ser humano consegue se posicionar facilmente, acredito eu por esse mesmo conjunto restrito de possibilidades permitir a polarização.
Infelizmente a polarização causa essa situação de "bem e mal" ou de "eu e os outros". E isso fica evidente ainda mais evidente quando jogado no contexto mais xarope dos últimos anos: a política brasileira.
Apesar dos inúmeros partidos políticos, da quantidade imensa de pessoas dessa cultura (e consequentemente de ideias) e mais um caminhão de adjetivos que eu possa denotar à pluralidade desse país, a grande massa se limitou ao discurso "esquerda x direita". É até medíocre, se você pensar bem. E disso você já sabe: se não é de esquerda, então é de direita. Se é de direita então não presta. Se não presta então é meu inimigo. Se é meu inimigo, devo derrotá-lo.
Eu acredito que a mesma coisa acontece com a supracitada "situação gamer". Esse pensamento pequeno e babaca que acaba se infiltrando na mente das pessoas, criando uma mentalidade polarizada e cega para as belezas das possibilidades.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Ver perfil do usuário

Mensagem por Willi em Sab Out 03, 2015 10:27 pm

Em primeiro lugar tenho que ressaltar que esse tipo de tópico já me enche os olhos logo ao ver seu título, coisas de reflexão gamer são os meus textos favoritos!

Bom, na minha opinião, a grande maioria das pessoas ainda não atingiu um certo nível de mentalidade que as permita pensar acima do que as discussões corriqueiras abordam. A grande maioria dos gamers por exemplo, se preocupa em entrar na briguinha besta de qual console é melhor, mas vejo poucos que desenvolvem uma maturidade acima disso, que lhes permita ter pensamentos do tipo: "Não há um melhor ou pior, cada um deve ter aquele que gosta mais!". Essa é a minha opinião. Hoje visto a camisa do PC, pra mim ele é a melhor plataforma e tenho vários motivos para não achar mais interessante adquirir um novo console ou alimentar os consoles que já tenho. Eu preciso ficar tagarelando isso pra todo mundo? Preciso ir num fórum ou site e estragar a alegria do dono de PS4/One que está para ganhar um novo exclusivo de peso? Ou mais grave: preciso ir na casa dos meus amigos que têm consoles e começar a insultar os aparelhos deles? É claro que não. O que falta para as pessoas é se colocarem no lugar umas das outras. Refletirem: "Eu gostaria se falassem isso da minha plataforma?", "Eu gostaria se insultassem meu novo exclusivo desta maneira?".

Meu grupo de amigos é bem misto no que diz respeito à plataformas. Uns tem PC, outros PlayStation, outros Xbox. E todos curtem tudo. Eu com um PC fico feliz em descobrir um jogo divertido de PS2 que nos proporcione uma noite agradável de descontração. O outro com um Xbox One se diverte no Naruto Storm do PS3 sem problemas. O outro com um PS4 esses dias estava montando sua biblioteca de emuladores e ROMs. É assim que gamers deveriam ser: interessados em jogos interessantes, e não em endeusar plataformas.

Esses dias escrevi um comentário num site de games que acompanho, dizendo que os gamers deveriam parar de colocar seus consoles ou PC num pedestal, e passar a enxergá-los como meros instrumentos para jogar aquele jogo desejado. Não se importar em qual console está jogando, qual plataforma é mais potente, etc, e sim se preocupar mais em curtir o game e a experiência proporcionada por ele. Eu mesmo já fui assim, tinha uma época que eu curtia mais o PS3 do que os próprios jogos que eu jogava nele. Tem que se apaixonar pelas obras, não pela máquina.

Não sei o que há hoje em dia que a galera ficou tão bitolada. Acho que é possibilidade de escrever em demasia e conhecimento, informação e maturidade para isso em falta.

Intel Core i5 4440 3.10 GHz | EVGA GTX 660 FTW ACX 2GB GDDR5 | MSI B85M-E45 Military Class 4 | RAM Corsair Vengeance 1x8 GB 1600 MHz | HD Seagate 1TB 7200 RPM | Corsair CX500M | Gabinete Cougar Archon + RGB LEDs | Windows 10 PRO 64-bits | Monitor LG 23MP55HQ-P 1080p 60 Hz | Amplificador Hayonik Neo 200w RMS + Grave Auxiliar Sharp | Teclado Mtek KP-807 | Mouse Fortrek Spider | Mousepad PCYES Speed Racer 800x400mm | Cadeira Cavaletti NewNet 16003

Textos | Jogos Finalizados

Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:48 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: