O Começo de Um Novo Ciclo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Começo de Um Novo Ciclo

Mensagem por Willi em Sex Jun 05, 2015 10:53 pm

Sem imagens. Interpretação visual mental, foco na mensagem transmitida.

[Porque eu, por algum motivo, gosto de enfiar crônicas e histórias de vida em qualquer coisa]

2012 e 2013 são dois dos anos de que mais sinto saudade. Além de não precisar estudar (vulgo levar o ensino médio com a barriga), estes foram dois ótimos anos em minha vida gamer. Um pouco antes disso, em 2011, na longínqua noite de 21 de outubro (se não me engano), após ver X-Men: Primeira Classe, à meia-noite se iniciou a função de desbloquear o PS3, que se estendeu por algumas horas madrugada adentro. De início, foi para usar emuladores, e posteriormente serviu para me dar acesso a todo e qualquer jogo que eu tivesse vontade de jogar.

Em 2012 e 2013, tivemos ótimos lançamentos. Vários jogos dos quais gostei e gosto muito, foram lançados nessa época. Dava gosto de acompanhar as notícias do mundo dos games, pois qualquer lançamento que fosse anunciado estava ao meu alcance, sem esforço. Jogar Resident Evil 6 logo quando saiu... jogar GTA V pouco depois do lançamento... curtir Batman Arkham Origins dois dias antes do lançamento oficial... que sensações! O prazer em ser gamer estava no auge.

Aí veio a tal da nova geração... acompanhada de vários anúncios de jogos muito interessantes para ela. Mas tudo bem, isso era coisa pro futuro, meu PS3 continuava muito bem abastecido.

Os meses passaram, 2014 chegou, e a situação foi mudando... lançamentos começaram a surgir só para a nova geração... a "antiga" geração, que imediatamente passou a ser chamada de "old-gen" (adjetivo desrespeitoso e precoce demais, na minha opinião) passou a ficar em segundo plano, não recebendo mais todos os lançamentos, e aqueles que recebia, mal-feitos. O mundo gamer à minha volta começou a mudar, a sair do meu alcance... eu não estava jogando mais o que eu queria, mas o que "resolviam lançar" para o meu sistema, e em 90% dos casos, eram ports mal feitos.

Acompanhar as novidades, as notícias do mundo dos games perdeu a graça. Quase mais nada estava ao meu alcance. E eu sempre gostei de jogar o que tinha vontade de jogar, e não o que me davam. Logo, jogar só o que "chegava" ao PS3 deixou de ser algo tão prazeroso quanto outrora. Os títulos em si me divertiam muito, mas a sensação não era a mesma. Antes, eu tinha acesso a tudo. Agora, só ao que quisessem e permitissem. E isso cada vez em menor quantidade, até a 7ª geração, lentamente, morrer de vez.

2014 foi um ano no qual eu me diverti muito com os games que joguei, mas não fui um gamer feliz. Deixei de acompanhar notícias, deixei de criar expectativas... minhas atividades como gamer se resumiram ao ciclo: Ver o que lançou > baixar > me deparar com um port mal feito > me decepcionar > jogar mesmo assim, porque "é o que tem". Ah, e de vez em quando fazer uns textos de reflexão sobre se contentar com migalhas, nos quais eu fingia pra mim mesmo que a situação não me incomodava.

2015 chegou e o PS3 morreu de vez, bem como minha vontade de jogar. Nova geração? 200 pila pra 1 jogo? Eu que venho do PS2 onde gravava o jogo que queria, e do PS3 onde baixava o jogo que tinha vontade? Jamais. Existe certo e errado, existe pirataria e apoio à indústria, mas antes de tudo, existe eu. E eu quero algo que me deixe feliz. O que me deixa feliz? Mais do que jogar? Acesso rápido e grátis ao jogo que eu quiser. Sendo bem franco pra vocês, que são meus amigos e eu não tenho vergonha de falar: dar uma ostentadinha. Postar que tô jogando o joguinho novo junto do lançamento. Isso me deixa contente, tanto quanto ou mais do que jogar. Não me odeiem. Não é arrogância, não é "olha eu tenho e você não". É compartilhar a minha felicidade. "Olha como estou feliz, estou podendo jogar junto com o lançamento!". Nesse sentido.

E surgiu a ideia do PC. Dada pelo Alexandre primeiramente, numa jogatina de Mario Kart 64 por Skype, onde surgiu o pensamento de: "Como será que deve ser o Mario Kart Wii?". Ali a ideia foi plantada. Aí os amigos PCzistas semearam. Os amigos consolistas insistiram para eu ir com eles e deixá-la morrer, mas de acesso restrito a jogos eu já estou cansado. Deixei ela florescer. Comecei a associar na minha mente, que Dolphin rodando bem não é surreal. Que jogar no ultra não é surreal. Sempre fui dos consoles, PC bom na minha cabeça sempre foi algo utópico. Mas eu refleti, e após um certo tempo assimilei que não é utopia. Com um valor um pouco mais alto do que de um console, a máquina pode ser alcançada. E não precisa ter configurações NASA para ter alto desempenho. Outro grande mito da minha cabeça.

Fins de semana de PS3 foram trocados por fins de semana de YouTube. Estudei. Fiz a lição de casa. O que cada peça faz. Como conseguir tal desempenho. Valores. Detalhes. Gameplay do mesmo jogo com trocentas configurações diferentes. Aprendi sobre PC. Ainda não tenho a mínima noção de como montar, mas na parte de desempenho de cada peça, nisso me afiei. Hoje posso dizer que entendo de configurações, entendo de requisitos. E se me jogarem 5 configurações diferentes na minha frente, sei dizer exatamente o que roda, como roda e o que não roda com cada uma delas. Lógico que de bônus aprendi um pouco da parte de hardware também.

A ideia floresceu e virou uma bela árvore, com a qual estou muito contente. Contente em como ela ficou bonita, contente em como ela está saudável, contente com a sombra que ela me proporcionou. Hoje estou feliz em ter migrado para o PC. Uma plataforma versátil, que depois deste gasto inicial alto, futuros gastos serão muito menores. Gastar em jogos? Nunca soube o que é isso e não é agora que vou aprender. Não tenho exclusivos? Bom, sobre isso, cheguei à conclusão que rodar a grande maioria dos jogos no Ultra ou Very High é muito melhor do que rodá-los no médio/alto para ter alguns exclusivos a mais. Além do mais... Wii. Mario Galaxy. Sonic Colors. Gurizada quer me chamar pra jogar algo, eu vou poder, agora não preciso mais dizer "Bah gente mas meu PC não roda", "Nãão, eu só tenho um notebookzinho modesto". "Só consigo jogar New Super Mario Bros dentre os jogos de Wii". Não falarei mais essas frases.

Gabinete, placa de vídeo e memória já estão à postos. Falta chegar processador, placa mãe, HD e fonte. Se o Sedex não me trollar, hoje digo pra vocês que estou a exatos 7 dias de distância do sonho. Uma semana de distância do PC novo. Os bons tempos voltaram. Vou poder voltar a acompanhar as notícias do mundo dos games, isso vai voltar a ter graça, porque eu vou poder ter acesso aos jogos dos quais leio a respeito. Vou voltar a jogar tudo o que sai, e não somente o que permitam que eu jogue. Vou voltar a jogar versões bonitas, e esquecer de uma vez o Far Cry no ultra low no qual gastei 64 horas. Enfim, vou voltar a ser um gamer feliz, como fui em 2012 e 2013.

Minha vida sempre foi jogar videogame. Uma profissão totalmente afastada disso me aguarda no futuro, mas o que sempre me moveu e me moverá, o que sempre me deixou e me deixará feliz, foi, é e será ter um jogo novo pra jogar no próximo tempo livre. Mais que hobbie, uma paixão. E por que não, um sentido para a minha vida. Depois de um ano e seis meses "cinzas", esse sentido está voltando. Obrigado a todos que leram, só quis compartilhar com vocês como eu estou me sentido feliz nesse momento.

Intel Core i5 4440 3.10 GHz | EVGA GTX 660 FTW ACX 2GB GDDR5 | MSI B85M-E45 Military Class 4 | RAM Corsair Vengeance 1x8 GB 1600 MHz | HD Seagate 1TB 7200 RPM | Corsair CX500M | Gabinete Cougar Archon + RGB LEDs | Windows 10 PRO 64-bits | Monitor LG 23MP55HQ-P 1080p 60 Hz | Amplificador Hayonik Neo 200w RMS + Grave Auxiliar Sharp | Teclado Mtek KP-807 | Mouse Fortrek Spider | Mousepad PCYES Speed Racer 800x400mm | Cadeira Cavaletti NewNet 16003

Textos | Jogos Finalizados

Willi
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Ver perfil do usuário

Re: O Começo de Um Novo Ciclo

Mensagem por Alexandre em Sex Jun 05, 2015 11:35 pm

Sobre os jogos originais, que você tocou no assunto, o meu pensamento atual é o seguinte:

Todas as pessoas que "ostentam" uma estante lotada de caixinhas originais e postam imagens na internet para mostrar sua coleção parecem ter algo em comum: Elas não jogam. Eu já vi um monte de casos onde a pessoa fala "Queria ter mais tempo pra aproveitar tudo isso". No final, mais da metade daquelas lindezas (Que custaram muito caro) acabam pegando poeira e nunca mais entrando no console.

Confesso, eu tenho aqui 6 jogos originais de PS2 na caixinha com manual e tudo, e adoro olhar para eles. Mas na época em que comprei eles custaram cerca de... Sei lá, 30 reais cada? Enfim, seria um preço maravilhoso para os jogos, mas completamente fora da nossa realidade, que como você mesmo disse, está mais para 200 reais por lançamento.

O PC tem a Steam, que ajuda muito quem faz questão de pagar pelos jogos. Mas mesmo assim, tem coisas lá que beiram o absurdo. Eu já cheguei a ver jogos em pré-venda saindo por mais de 120 reais. Sabe quando eu pagaria 120 reais pelo Download de um jogo? Começa com "N"...

Enfim, a minha vida gamer até agora foi:

Super Nintendo > Polystation (LOL) > Playstation 2 > PC

E é aqui que eu pretendo ficar, pelo menos por um bom tempo. Estou muito satisfeito com essa plataforma.

Alexandre

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Mensagem por Gustavo em Sex Jun 05, 2015 11:41 pm

YEAH! Finalmente você está chegando na melhor plataforma de games que existe cara! Concordo com tudo! Versatilidade, biblioteca gigante, emuladores de praticamente todas as plataformas que já existiram, jogos de graça (e mesmo se for pagar, os preços são BEM MAIS baratos), sem mais!

Minha vida sempre foi jogar videogame. Uma profissão totalmente afastada disso me aguarda no futuro, mas o que sempre me moveu e me moverá, o que sempre me deixou e me deixará feliz, foi, é e será ter um jogo novo pra jogar no próximo tempo livre. Mais que hobbie, uma paixão. E por que não, um sentido para a minha vida. Depois de um ano e seis meses "cinzas", esse sentido está voltando. Obrigado a todos que leram, só quis compartilhar com vocês como eu estou me sentido feliz nesse momento.

-----------------------------

Alexandre escreveu:Sobre os jogos originais, que você tocou no assunto, o meu pensamento atual é o seguinte:

Todas as pessoas que "ostentam" uma estante lotada de caixinhas originais e postam imagens na internet para mostrar sua coleção parecem ter algo em comum: Elas não jogam. Eu já vi um monte de casos onde a pessoa fala "Queria ter mais tempo pra aproveitar tudo isso". No final, mais da metade daquelas lindezas (Que custaram muito caro) acabam pegando poeira e nunca mais entrando no console.

Confesso, eu tenho aqui 6 jogos originais de PS2 na caixinha com manual e tudo, e adoro olhar para eles. Mas na época em que comprei eles custaram cerca de... Sei lá, 30 reais cada? Enfim, seria um preço maravilhoso para os jogos, mas completamente fora da nossa realidade, que como você mesmo disse, está mais para 200 reais por lançamento.

Isso é verdade, colecionar é um hobby, como qualquer outro, e não tem como jogar tudo.

Gustavo
Rank 62 - Silent Hill 2
Rank 62 - Silent Hill 2

Ver perfil do usuário http://games-in-torrent.blogspot.com/

Mensagem por Willi em Sex Jun 05, 2015 11:58 pm

Vejam o segundo gif do Gustavo ouvindo Darude Sandstorm

Intel Core i5 4440 3.10 GHz | EVGA GTX 660 FTW ACX 2GB GDDR5 | MSI B85M-E45 Military Class 4 | RAM Corsair Vengeance 1x8 GB 1600 MHz | HD Seagate 1TB 7200 RPM | Corsair CX500M | Gabinete Cougar Archon + RGB LEDs | Windows 10 PRO 64-bits | Monitor LG 23MP55HQ-P 1080p 60 Hz | Amplificador Hayonik Neo 200w RMS + Grave Auxiliar Sharp | Teclado Mtek KP-807 | Mouse Fortrek Spider | Mousepad PCYES Speed Racer 800x400mm | Cadeira Cavaletti NewNet 16003

Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por infernosword em Dom Jun 07, 2015 7:55 pm

Já eu, migrei para os consoles e to transformando o PC aqui de casa num arcade. Sem arrependimentos. Agora, eu não gosto dessa ideia de ter que escolher entre um e outro, ainda mais quando se tem os dois. É meio um contra censo ser "gamer" de uma plataforma só, pelo menos pra mim. Mais ou menos quando eu e o vibastos jogávamos algo no Wii, depois no PC, voltava pro Wii e assim ia, sem essa filosofia cu de arrasto que é ou eu jogo PC ou eu jogo videogame. Joga o que tem.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Ver perfil do usuário

Mensagem por Willi em Dom Jun 07, 2015 8:13 pm

Quanto a isso, eu gosto de jogar lançamentos. E como meu atual console está morto, escolhi uma plataforma que me permitisse continuar jogando lançamentos. Todos eles, de graça, como fazia com o CFW. O PC foi que melhor se encaixou. E o padrão gráfico dele provavelmente me faça mantê-lo como plataforma, afinal não vou comprar um novo console só pra jogar um ou dois exclusivos.

Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vibastos em Dom Jun 07, 2015 9:42 pm

Acho que foi a primeira vez que eu vi alguem usar a expressão cu de arrasto fora de uruguaiana xD

Bom, eu não tenho pc pra jogar jogos AAA, por isso tenho o ps4, ta tudo rodando bonito, a 60fps, no problem at all.

Vibastos
Rank 4 - The Legend of Zelda
Rank 4 - The Legend of Zelda

Ver perfil do usuário

Mensagem por infernosword em Seg Jun 08, 2015 12:54 am

@Vibastos: aprendi com você! XD
@Willi: eu não sou jogador de lançamento, então não faz muito sentido eu opinar sobre isso. Só que uma hora o PC também não vai rodar tudo...

infernosword

Ver perfil do usuário

Mensagem por Willi em Seg Jun 08, 2015 12:29 pm

Aí o upgrade custa menos que um console novo + jogos originais XD

Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por infernosword em Ter Jun 09, 2015 12:14 am

Mais ou menos, só o processador é milão.

infernosword

Ver perfil do usuário

Mensagem por Willi em Ter Jun 09, 2015 10:37 am

Errr, na verdade não, Inf. Pelo menos não ao meu ver, sei lá. Porque não precisa configurações top de linha pra rodar as coisas numa qualidade boa. Para o meu PC eu escolhi todas as peças médias (entre i3, i5 e i7, peguei o i5, entre GTX #50, #60 ou #70 peguei a 60, e assim por diante) e pelo que vi essa configuração aguenta muito bem as coisas. Mas enfim, não era esse o ponto em que eu queria chegar, meu interesse era passar a mensagem emocionante, mas parece que todo mundo preferiu comentar sobre hardware kkkkkkkkkkk

Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por infernosword em Ter Jun 09, 2015 8:00 pm

E no fim das contas, qual é a tua config XD?

infernosword

Ver perfil do usuário

Mensagem por Willi em Ter Jun 09, 2015 11:11 pm

Opa! Bom, eu ia apresentá-la com detalhes pra vocês quando o PC estivesse montado, porém, já que tu pediu, e esse é um tópico adequado já que estamos falando do próprio, nada mal em comentar sobre ela aqui, e depois, no "Minha Coleção", deixar o post só pra fotos e screenshots.

Pra escolher as peças, me baseei no custo-benefício. Tem que rodar as coisas atuais numa configuração alta, custando o menos possível. De "gorja" ainda consegui 15% em todas as peças e frete único por elas, cheers pra Kabum.

Processador é um Core i5 4440 de 3.1 GHz. i3 é bom mas pra um upgrade foderoso que eu vá fazer futuramente, vou ter de trocá-lo. E i7 é muito caro e sobra poder. Esse i5 teve um preço acessível e vai suportar upgrades de placa de vídeo sem problemas.

Placa de vídeo é uma GTX 660 da EVGA. Era pra ser uma 750Ti, que é da série seguinte (700, mais recente) porém da classe anterior (50, mais fraca). Ia optar por ela por causa do preço, que tava na faixa dos 700 reais, mas quando vi uma 660 na mesma faixa de preço, não pensei duas vezes. Além do mais, a 750Ti pros lançamentos já têm rodado algumas coisas meio se cagando, enquanto a 660 aguenta bem (meu critério principal de avaliação é o Far Cry 4, quando vi a 660 rodando ele no Ultra na média de 30 FPS aí sim eliminei toda e qualquer dúvida). Mais que isso era muito cara, menos que isso não ia rodar as coisas como eu queria.

Memória é o padrão pra jogos atuais, 8GB. 1 pente de 8, porque 2x4 estava mais caro. Corsair Vengeance 1600MHz.

Placa mãe era pra ser a queridinha Asus B85-M que todo mundo tá comprando pra PC gamer médio custo, mas achei uma MSI B85M-E45 Military Class 4 por 5 reais a menos, com a mesma configuração (porém suportando até 32GB de RAM, enquanto a outra só suporta até 16GB), e mais bonita. Fui de MSI então.

HD 1TB sem mistério. Tenho dois externos de 1TB cada, pra guardar filmes, séries, animes e ISOs dos jogos. Com 1TB no PC, mantenho instalados 10-15 jogos que eu mais goste e jogue com frequência. Seagate SATA III 7200 RPM.

Fonte 500watts da Corsair, a CX500M. Suporta minha configuração.

E finalmente o gabinete Cougar Archon-X, que escolhi baseado nos seguintes aspectos: Design simples, gabinete cheio de mil e uma voltas e curvas tipo filhote de transformer pra mim é que nem tatuagem: acho bonito, mas não quero pra mim. Eu penso tipo a mãe, pega pó nas frestinha e é ruim de limpar XD. O Archon por ser retão, é duas passada de pano e tá brilhando. USBs frontais, não gosto de USBs superiores como muitos gabinetes vêm tendo, janela lateral bonita, boa refrigeração, filtro removível do slot da fonte, permitindo que eu limpe e não acumule pó na própria. Espaço interno legal que vai comportar não só essa configuração como até uma placa de vídeo mais trambolhona.

E é isso aí, esse é o PC. Pretendo com ele jogar toda a geração passada no Ultra, além da geração atual no High ou Very High, ou até Ultra, dependendo do jogo. Sempre com controle de 360, claro, migrei pro PC mas não terão notícias de eu jogando no teclado e mouse tão cedo. Vi vários vídeos no YouTube de gameplays de certos jogos em configurações semelhantes, e bem... Mario Galaxy a 1080p 60 FPS AAX8 e com som já diz tudo. Aaaah o Dolphin que me aguarde! Vou tirar o atraso de Sonic Colors! E meu cérebro ainda não tá assimilando que vou poder jogar Arkham Knight, Mortal Kombat X e outras coisas que tanto desejei e achei que só jogaria daqui há anos!

Já me empolguei, kkkkkkk. É isso aí então, Inf e galere. Depois de montado posto fotos e screenshotes.

Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre em Ter Jun 09, 2015 11:56 pm

Eu vou comprar 8 GB pro meu, e talvez instalar o Windows 10 64-bit (Vai depender da recepção do mesmo).

Mas... Só mais pra frente. Eu não tô com pressa de nada por enquanto, e meu PC tá dando conta da maioria dos jogos que eu pego. Tô jogando Bioshock Infinite no Medium-High.

Alexandre

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:55 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: