Sweet Home (NES)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sweet Home (NES)

Mensagem por Alexandre em Ter Maio 19, 2015 12:48 am


Sweet Home - NES
Capcom
1989 (Japão)

Sweet Home é um jogo de Survival Horror - RPG lançado em 1989 para o NES, apenas no Japão. Até algum tempo atrás era meio difícil para nós do continente americano jogarmos esse game, já que não havia uma tradução para o inglês.

Muita gente não sabe, mas o primeiro Resident Evil lançado para o Playstation estava sendo feito como um remake do Sweet Home. Inclusive, se você jogar os dois games, é possível notar muitas semelhanças entre eles.




O jogo conta a trágica história de cinco indivíduos que vão até uma antiga mansão para encontrar valiosas peças de arte, porém são presos pelo espírito de seu proprietário, e agora precisam encontrar a saída. São eles:

Asuka: Uma repórter que entra na mansão para fazer um documentário. Seu item especial é o Aspirador de Pó, que pode ser usado para remover obstáculos do caminho, como cacos de vidro e tirar o pó de obras de arte.

Akiko: A enfermeira do grupo. Seu item especial é um Kit Médico que pode remover status negativos como envenenamento.

Kazuo: Um jornalista que aparentemente estava investigando o passado da mansão. Seu item especial é o isqueiro, que pode ser usado para queimar cordas pelo caminho, e iluminar locais escuros.

Emi: Aparentemente a mais jovem do grupo. Seu item é a chave-mestra que pode abrir portas da mansão (Nem todas).

Taro: Taro é o fotógrafo. Com sua câmera ele pode tirar fotos das obras de arte que o grupo encontra pelo caminho. As fotos revelam pistas para resolver puzzles.


Agora, falando do gameplay: Sweet Home conta com esses cinco personagens que você precisa usar em determinadas situações. Por exemplo, se você encontra cacos de vidro bloqueando o caminho, vai precisar do aspirador de pó de Asuka para passar. Se alguém do seu grupo for envenenado em batalha, vai morrer se Akiko não estiver por perto. E assim vai.

Falando em morrer... Se algum dos seus personagens for morto em batalha, ele nunca vai voltar. Por isso é necessário ter muito cuidado. Os personagens podem andar em grupos (O que é extremamente recomendado). Infelizmente, apenas três personagens podem se agrupar, o que significa que os outros dois terão que andar em dupla. Você pode trocar de personagem a qualquer momento no menu.

As batalhas ocorrem como num RPG normal: Os inimigos te pegam em batalhas aleatórias, e você tem que derrotá-los para ganhar experiência e evoluir. Uma diferença desse para outros RPGs é o sistema "Pray" que substitui as magias. Por exemplo: Se um personagem for paralisado, outro pode usar o "Pray" para libertá-lo. Quando isso acontece, uma barra surge na parte de baixo da tela, e você tem que apertar "A" no momento em que ela estiver cheia para ter mais chances de libertar seu parceiro (Mas gasta mais Pray).




Os itens que você encontra pelo cenário são fundamentais para resolver puzzles e manter a segurança do grupo. Em alguns momentos porém, esses itens falham. Por exemplo: Você coloca uma tábua no chão para passar por uma fenda. No momento em que está passando por cima, ela cai e um de seus personagens fica dependurado, tendo que ser resgatado por outro.

Também há várias armadilhas pela casa. Em alguns momentos, se você passar por um corredor, uma cutscene vai mostrar um lustre caindo, e você tem que selecionar uma opção como "Se abaixar", "Desviar pela esquerda", "Desviar pela direita", etc. Se conseguir, se salva, se errar, perde um pouco de HP.

O inventário consiste do item especial de cada personagem, já dito ali em cima, dois itens e uma arma. As armas são encontradas pelo cenário e podem ser equipadas e trocadas entre os personagens. Você também encontra Tônicos que são usados para restaurar o HP do grupo. Use-os com cuidado, pois são muito difíceis de se achar.

Mas o que acontece se um personagem morre? Bem... Você tem duas opções: Restaurar o último jogo salvo, ou continuar sem ele, porém isso vai alterar o final do jogo.




Enfim, Sweet Home está me surpreendendo. Por ser um jogo de NES, era de se esperar algo bem simples, mas o jogo é na realidade bem complexo e longo. Só por curiosidade, aqui estão as semelhanças principais entre Sweet Home e Resident Evil:

- A Mansão que se localiza num local afastado próximo à uma floresta.
- As portas que se abrem lentamente durante as cutscenes.
- Os puzzles.
- As notas deixadas por outras pessoas, que contam a história do local.
- Os inimigos da casa envolvem Zumbis.
- O final do jogo varia de acordo com quantos personagens vivem.

Enfim, Sweet Home foi uma grande surpresa. Devo estar com umas 3 horas de jogo, e até agora ele só tem me empolgado e me incentivado a ir até o final.

Pode parecer um tanto difícil no começo, talvez pelos controles e pelos personagens que você controla individualmente, mas depois que você cria uma estratégia para sobreviver, é bem divertido...

E, sinceramente, dá pra entender porque esse jogo nunca saiu do Japão... Algumas cenas são bem fortes.


__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6855
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum