Eu tentei entender esse fanatismo por "Hora de Aventura"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Eu tentei entender esse fanatismo por "Hora de Aventura"

Mensagem por Alexandre em Qua Dez 24, 2014 11:53 pm

Eu já critiquei várias vezes a atitude da Cartoon Network de endeusar Hora de Aventura (Adventure Time). Eles tratam a animação como "O desenho favorito" e chegaram até mesmo a colocá-lo durante todo o dia no Dia das Crianças. Mas eu reparei que parece não ser só a Cartoon que tem um fanatismo por esse desenho. Pra se ter uma idéia, hoje em dia praticamente todos os programas da Cartoon Network são extremamente criticados pelo público, inclusive, vários telespectadores consideram que o canal está numa decadência extrema. Porém, Hora de Aventura consegue ser uma exceção a essa regra. Pra se ter uma idéia, no site IMDB vários desenhos atuais possuem nota abaixo de 5,0. Adventure Time atualmente possui 31.978 votos e uma média assustadora de 8,8!

Código:
http://www.imdb.com/title/tt1305826/

Sinceramente, eu ainda estou bravo com a Cartoon por ter cancelado o The Looney Tunes Show, mas minha raiva foi diminuindo conforme eu passei a assistir Apenas um Show (Embora o desenho parece estar perdendo a qualidade aos poucos) e O Incrível Mundo de Gumball.

(Pauso o texto porque escutei alguém gritando na casa vizinha. Não deve ser nada)

Enfim, hoje resolvi respirar fundo e tentar fazer uma pesquisa do porquê de Hora de Aventura ser tão endeusado assim. Pela primeira vez na vida, resolvi esperar o desenho começar (Geralmente eu tiro do canal assim que começa) e assistir alguns episódios.

Muito bem, assisti três episódios hoje. Minha primeira impressão sobre os personagens principais, Finn e Jake:

Finn é um garoto regular, que gosta de se divertir. Eu não sei muito o que falar sobre ele, me pareceu meio genérico, pelo menos nos episódios que assisti. Jake por outro lado é um cachorro mutante que se transforma em vários objetos. Nos episódios que assisti, ele se transformou em um carro, um cachimbo, uma lupa, um distintivo de polícia e uma rosquinha.

O cenário me pareceu inspirado em jogos de RPG. Tem campos de grama, florestas, reinos, montanhas, gelo e até mesmo um vale no céu. Eu me perguntei se esses locais são aleatórios em determinados episódios, mas parece que não. Tem até um mapa no site do desenho:

O enredo dos episódios, sinceramente me confundiu. Um deles foi puxado pro lado mais dramático, onde o passado trágico de um dos personagens foi revelado através de fitas de vídeo, enquanto os heróis da história lamentavam o ocorrido. Já o outro episódio foi focado numa confusão de Finn e Jake e foi totalmente cômico. Eu não sei se a série tem variações no enredo ou se foi apenas uma ocasião especial. Até onde sei, a Cartoon a trata como uma comédia, mas enfim...

Outra coisa que percebi: Em um dos episódios, Finn acabou com uma espada amaldiçoada e teve que se juntar ao Jake para encontrar o criador dessa espada. No caminho tiveram que ir até uma vila e conversar com várias pessoas pra ver se alguém sabia algo sobre o criador. Isso me lembrou novamente RPGs.

A conclusão a qual cheguei é que Hora de Aventura pode atrair devido ao seu mundo fantasioso. As pessoas querem saber onde Finn e Jake vão parar no próximo episódio, quais personagens vão interagir com eles, enfim.

O mundo é interessante, e como aparentemente os locais são todos oficiais, um telespectador pode memorizar o mapa da série e imaginar o que acontece por lá. Parece ser um desenho que desperta a imaginação das pessoas.

Eu não tenho certeza se vou assistir porque não sei se gostei dos personagens e do enredo. Pelos três episódios que vi, o desenho não deixou claro qual as sua proposta, se é te fazer rir, se emocionar ou viver aventuras. Se for uma mistura de tudo isso, pode ser complicado, já que você não sabe o que vai vir no próximo episódio. Às vezes você espera uma coisa, e acaba assistindo outra.

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Re: Eu tentei entender esse fanatismo por "Hora de Aventura"

Mensagem por Eder em Sex Dez 26, 2014 10:03 am

Já me recomendaram ver Hora de Aventura algumas vezes, mas, o máximo que vi foi metade dum episódio que peguei de relance no SBT.
Talvez o "fanatismo" esteja nisso de não ser apenas uma simples série de comédia, já que exploram o passado dos personagens e trazem elementos "ocultos" que, normalmente, não se encontram em desenhos para o público infantil, o que ajudaria a alcançar um público mais velho (a criança se diverte pelo desenho, pelos personagens, pelas piadas, etc; os mais velhos se divertem ao procurar os elementos ocultos e formar teorias que explicam esses elementos). Já vi, bem por cima, algumas teorias mirabolantes sobre alguns personagens, como, por exemplo, as aventuras serem apenas fruto da imaginação do Finn, um garoto real, porém isolado, sem amigos (mais ou menos como aquele seriado que passou na Cultura, "Mundo da Lua" em que o protagonista tinha um gravador e ficava imaginando situações). Algumas expandem mais esse pensamento dizendo que, na verdade, ele está em coma, o que tornaria estes sonhos mais... "reais" (mesmo papo que usam em teorias de Pokémon, explicando o não envelhecimento do Ash xD).

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre em Sex Dez 26, 2014 1:32 pm

Tipo aquela teoria em que os personagens de "Caverna do Dragão" morreram na montanha-russa. Um amigo me contou essa certa vez. Se não me engano chegou a ser oficialmente desmentida.

Sobre Hora de Aventura, uma das teorias que eu li falava que o seriado se passa após uma guerra nuclear, onde toda a população foi dizimada, e os que sobraram sofreram mutações que os transformaram nas criaturas de Ooo, ou ganharam habilidades especiais.

Alexandre

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Mensagem por Eder em Sex Dez 26, 2014 3:14 pm

Sim. Também ouvi alguma coisa assim de Caverna do Dragão.
É aquela coisa, quando você é criança só quer ver alguma coisa para passar o tempo. Depois que cresce, começa a perguntar o porquê das coisas e isso inclui os desenhos animados.

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Ver perfil do usuário

Mensagem por J. Marlon em Sex Dez 26, 2014 5:28 pm

Eu recomendo começar pelos primeiros episódios, pois os novos nem eu tenho ânimo pra acompanhar.

J. Marlon
Rank 22 - Donkey Kong Country
Rank 22 - Donkey Kong Country

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:24 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: