Carl Barks - O Homem dos Patos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Carl Barks - O Homem dos Patos

Mensagem por Alexandre em Qua Nov 26, 2014 7:32 pm


Em 1901, nos Estados Unidos, nascia Carl Barks. Muitos fãs do universo Disney, principalmente aqueles que gostam das histórias do Pato Donald e do Tio Patinhas pode não ter ouvido falar desse nome. Mas deveria, pois estamos falando daquele que é conhecido como "O Homem dos Patos". Sozinho, escreveu e desenhou dezenas de histórias.

Carl Barks (1901-2000) esteve por trás daquelas que são consideradas por muitos as melhores histórias em quadrinhos da família Pato. Pra falar a verdade, ele não só fez várias obras-primas, como também foi o criador de vários personagens extremamente famosos. Mas vamos com calma, uma coisa de cada vez!


O COMEÇO



Em Outubro de 1942, foi publicada a história "O Tesouro do Pirata", considerado o primeiro trabalho de Carl Barks. Isso porque na verdade, ele trabalhou apenas desenhando os quadrinhos, e não foram todas as páginas, já que metade foi desenhada por Jack Hannah.

Na história, Donald e seus sobrinhos trabalham em um cais, e acabam recebendo a visita de um papagaio pirata chamado "Bico Amarelo". O mesmo revela aos patos um mapa do tesouro, e partem em busca de encontrá-lo. Mas Bafo e seus capangas acabam armando um plano para pegar o ouro para eles. "O Tesouro do Pirata" tinha 64 páginas.

A primeira história totalmente escrita e desenhada por Carl Barks foi "The Victory Garden", estrelando o Pato Donald. Nessa história de 10 páginas, Donald tenta criar um jardim em seu quintal, mas um grupo de corvos atrapalha seu plano.

Outras histórias notáveis no início de sua carreira foram "O Anel da Múmia", onde um dos sobrinhos de Donald, o Huguinho, fica com um anel valioso preso em seu dedo. Isso faz com que seja sequestrado e levado de navio até o Egito como uma múmia. Donald e os outros sobrinhos partem numa jornada para salvá-lo. Tivemos também "O Segredo do Castelo", onde Donald e seus sobrinhos tentam solucionar o mistério de um fantasma de armadura. Essa história marca a primeira vez em que Carl Barks faz um quadrinho de meia página, que no futuro se tornaria comum.


A Influência da Guerra



A Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre 1939 e 1945 serviu de inspiração para vários momentos nas histórias de Carl Barks. Era comum uma ou outra referência surgir em seus quadrinhos.

Alguns exemplos:

- Em uma história onde Huguinho, Zezinho e Luisinho arrumam um macaco de estimação, o bicho acaba metendo a família Pato em problemas quando rouba papéis de um projeto de bombardeiro. Donald e seus sobrinhos acabam tendo que esconder os papéis de um sujeito malvado.

- Certa vez, Donald e seu vizinho mal-humorado Silva ficam presos em cimento fresco. Donald manda seus sobrinhos buscar um certo produto para dissolver o gesso. Os sobrinhos voltam dizendo que o item está em falta na loja, coisa que realmente ocorreu nos Estados Unidos naquela época, onde houve racionamento de certos produtos.

- Na história "Primeiro de Abril", os sobrinhos de Donald tentam pregar uma peça no tio e vão até o lixão de Patópolis procurar itens para usar na pegadinha. Um exemplar do livro "Mein Kampf" escrito por Adolf Hitler é visto várias vezes entre os lixos.

A guerra também teve influência na vida real: Em 1942, Carl Barks teve que deixar os estúdios de animação devido à política da Segunda Guerra Mundial e começou a desenhar para a Dell. A partir de 1943, passou a trabalhar para a "Walt Disney's Comics and Stories", revista em quadrinhos que fez sua carreira ficar extremamente conhecida.


O Gastão



Carl Barks começou a expandir o universo do Pato Donald criando vários personagens, entre eles o primo Gastão.

Em sua primeira aparição, ele surge na casa de Donald dizendo que agora é o novo proprietário da casa, já que Donald aparentemente perdeu uma aposta com ele muito tempo atrás.

No final, Margarida acaba salvando Donald quando o lembra que Gastão também havia feito uma promessa que não conseguiu cumprir. No futuro, Gastão se tornaria extremamente sortudo e continuaria a atrapalhar a vida de Donald.


O Professor Pardal



A revista Walt Disney Comics & Stories sempre trazia 4 páginas reservadas para as aventuras do Professor Pardal. Carl Barks fez dezenas de histórias curtas estrelando o cientista e seu ajudante Lampadinha, que sempre acabavam em algo engraçado.


O Tio Patinhas



Você sabia que a primeira aparição do Tio Patinhas foi numa história de Natal? A história se chama "Natal nas Montanhas". Nela, ele ainda não tinha uma caixa-forte cheia de dinheiro. Ele era apenas o "tio rico" do Pato Donald.

Na história, Donald e seus sobrinhos são convidados para passar a noite de Natal no chalé do Tio Patinhas. Para testar se seus sobrinhos (Especialmente o Donald) são corajosos o bastante, ele usa uma roupa de urso para tentar assustá-los (Porém ele mesmo tem medo de ursos).

O Tio Patinhas se chamava "Uncle Scrooge" que era uma referência ao famoso personagem de Charles Dickens no livro "Um conto de Natal". Isso fica mais evidente pelo fato dele ser ranzinza e mal-humorado em sua primeira aparição.

Carl Barks sentia que podia usar o personagem mais vezes. Então, resolveu criar a "Caixa Forte do Tio Patinhas", um enorme prédio quadrado onde o pato sovina guarda todo seu dinheiro.

Para expandir ainda mais o universo, ele criou vários inimigos que tentam roubar o dinheiro do Tio. Os primeiros, e mais famosos são os Irmãos Metralha. Porém, com o passar do tempo, Carl Barks ficou com medo de usar demais os Irmãos Metralha, já que se tornaria cansativo. Então, criou outros inimigos para o Tio Patinhas, a mais notável sendo a Maga Patalógica. Mas também podemos mencionar o rival Pão Duro Mac-Money. Há também os inimigos originais, criados para determinadas histórias.




Mudanças pós-Patinhas

As histórias do Pato Donald criadas por Carl Barks exploravam ao máximo a relação Donald-Sobrinhos. Os patos tinham aventuras incríveis, como quando foram numa missão ao Alaska para entregar penicilina para os esquimós, mas acabaram se envolvendo com contrabando de ouro em "Tempo Quente no Alaska", ou quando se aventuraram em um mundo estranho na famosa história "Perdidos nos Andes". Haviam também as histórias focando na rivalidade entre Donald e os Sobrinhos, seja numa competição de pesca ou fugindo do banho.

Porém, após o surgimento de Tio Patinhas, essas histórias mudaram. O foco passou a ser as aventuras do pato milionário e seus sobrinhos em locais desconhecidos em busca de tesouros. Os patos viajaram o mundo em busca de fortuna.


Legado

Carl Barks é considerado até hoje como um dos nomes mais importantes para os quadrinhos Disney, especialmente a Família Pato. Além de criar vários personagens que se tornaram famosos, muitos desenhistas e escritores buscam inspirações em suas histórias.

O escritor e desenhista Keno Hugo Don Rosa é considerado por alguns fãs como seu sucessor espiritual. Inclusive o mesmo criou várias histórias que são consideradas sequências de clássicos de Carl Barks.


Texto escrito por Alexandre

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6860
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carl Barks - O Homem dos Patos

Mensagem por J. Marlon em Qua Nov 26, 2014 8:24 pm

Nunca tive muito acesso à quadrinhos, mas, ótimo texto!

J. Marlon
Rank 22 - Donkey Kong Country
Rank 22 - Donkey Kong Country

Mensagens : 1726
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 22
Localização : Maranguape - CE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carl Barks - O Homem dos Patos

Mensagem por Vibastos em Qua Nov 26, 2014 9:04 pm

Caramba, eu tinha uma coletânea dele, acho que era "O Melhor da Disney: As obras de Carl Barks", são as melhores histórias do tio patinhas que eu ja li, no pato donald eu prefiro outros desenhistas/redatores, mas o Barks é uma lenda para o mundo dos quadrinhos!

Vibastos
Rank 4 - The Legend of Zelda
Rank 4 - The Legend of Zelda

Mensagens : 833
Data de inscrição : 31/05/2013
Idade : 18
Localização : Quem mando tu olhar aqui Willi?

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carl Barks - O Homem dos Patos

Mensagem por Alexandre em Qua Nov 26, 2014 9:51 pm

J.Marlon escreveu:Nunca tive muito acesso à quadrinhos, mas, ótimo texto!

Valeu, Marlon! Eu já tinha planejado escrever algo a respeito do Carl Barks muito tempo atrás, mas só agora tomei ânimo.


Vibastos escreveu:Caramba, eu tinha uma coletânea dele, acho que era "O Melhor da Disney: As obras de Carl Barks", são as melhores histórias do tio patinhas que eu ja li, no pato donald eu prefiro outros desenhistas/redatores, mas o Barks é uma lenda para o mundo dos quadrinhos!

Eu tinha alguns livros dessa coletânea também!

O que eu gostava nas histórias do Pato Donald é que nos roteiros do Barks tinha mais aventura e ação, principalmente na era pré-Patinhas. Já os roteiristas de hoje apostam mais no humor.

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6860
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carl Barks - O Homem dos Patos

Mensagem por Eder em Qui Nov 27, 2014 8:25 am

É, também não acompanho muita coisa dos quadrinhos Disney, só vi os desenhos animados mesmo. Mas gostei do texto.

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Mensagens : 4431
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 25
Localização : Araucária - PR

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Carl Barks - O Homem dos Patos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:24 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum