Só uma coisinha sobre gráficos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Só uma coisinha sobre gráficos

Mensagem por Alexandre em Seg Out 06, 2014 4:03 pm



Tá, a imagem acima foi só pra zoar vocês.



Esses dias atrás, enquanto estava indo resolver umas coisas no centro da cidade, comecei a pensar em quando foi a última vez que me surpreendi com os gráficos de um jogo. Eu sempre digo que Alan Wake foi talvez o jogo que mais me impressionou, ao ponto de eu confundir o início do jogo com uma CG. Mas acredito que Outlast também me causou certo espanto, principalmente pelo realismo das cenas escuras.

Isso me fez pensar que, talvez os jogos tenham chegado a um certo fotorrealismo. Não sei o que mais pode evoluir para tornar os gráficos mais realistas.

Só que tem uma coisa que eu não entendo.

Se os gráficos chegam ao ponto de fazer isso aqui:



(Metal Gear Solid V)


Então, por qual motivo não podemos ter um jogo tão evoluído... Em outros tipos de arte?

Vocês já repararam que, quase sempre que é lançado um jogo baseado em animes ou cartoons, eles apelam para o tradicional estilo Cell-Shading ou 3D? Por que não conseguem fazer um jogo com a arte original?

Eu estava assistindo Umineko no Naku Koro Ni com minha mãe esses dias atrás, e do nada pensei: "Eu adoraria jogar um game com esse estilo gráfico". E olha que Umineko é de 2010.




Tinha um jogo de Super Nintendo chamado Scooby-Doo Mystery Adventures. Os gráficos tentavam imitar o desenho, e ficaram bem parecidos, porém é claro, com o limite dos 16 bits e a jogabilidade em 2D.

Depois, a partir do PS1, os jogos do Scooby e sua turma começaram a ficar em 3D. Não são exatamente feios, mas acredito que se continuassem a seguir o estilo Cartoon ficaria muito mais bonito.

Eu não sei se está dando pra entender o que eu quero explicar. Basicamente, a minha pergunta é: Se conseguem deixar um jogo tão realista ao ponto de algumas pessoas confundirem os gráficos com a realidade, porque não fazem um game que nos lembre um desenho animado ou um anime da mesma forma?

O máximo que conseguem é fazer um jogo de luta 2D com traços de anime, como Guilty Gear, Arcana Heart, Melty Blood e Golden Reverie. Mas eu nunca vi um jogo de aventura usando esses mesmos gráficos. Será que ainda não conseguem fazer algo nesse estilo, ou simplesmente não querem?

Acho que o que chegou mais perto foi o South Park: The Stick of Truth, que lembra muito o desenho animado. Mas vale lembrar que os jogos anteriores da franquia usavam estilo 3D também.

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6860
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Só uma coisinha sobre gráficos

Mensagem por Eder em Ter Out 07, 2014 9:35 am

Ditadura do fotorrealismo? xD
Talvez as produtoras pensem que se fizerem um jogo num estilo mais tradicional não venda tão bem quanto um jogo de gráficos mais realistas.
Seria interessante comparar o número de vendas de um jogo de cada tipo (se forem da mesma série/franquia, melhor ainda) e ver se é isso mesmo ou apenas achismo. Sugestões?

P.B. (Pergunta Besta - para finalizar o meu comentário): Super Paper Mario entraria na categoria de jogos atuais com gráficos tradicionais?

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Mensagens : 4431
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 25
Localização : Araucária - PR

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Só uma coisinha sobre gráficos

Mensagem por Gustavo em Ter Out 07, 2014 12:48 pm

Olha só, Parece um desenho, mas é um jogo:



http://www.dailydot.com/geek/cuphead-game-intro/

Então, sim, eles podem fazer

PS: cara, esse jogo vai ser sensacional, tem até scanlines, pegando totalmente o estilo dos cartoons dos anos 30.


Gustavo
Rank 62 - Silent Hill 2
Rank 62 - Silent Hill 2

Mensagens : 3731
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 21
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário http://games-in-torrent.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Só uma coisinha sobre gráficos

Mensagem por Alexandre em Ter Out 07, 2014 3:42 pm

O que eu não entendo é por que sempre que sai um jogo com gráficos nesse estilo, ou é plataforma 2D, luta ou RPG.

Teve também o No More Heroes para Wii, que usou um estilo parecido com história em quadrinhos, e eu acho que o Borderlands 2 também pode ser citado.

Mas o que eu gostaria mesmo era um jogo de Aventura com foco no enredo que seguisse o estilo Anime ou Cartoon, como se você estivesse assistindo a uma série enquanto joga.

Voltando no que eu disse antes, isso aconteceu no Scooby-Doo do SNES, que realmente se assemelhava ao desenho, procurando pistas e resolvendo mistérios. Porém, no PS1/PS2 quando tinham a chance de fazer algo bem bacana com a franquia, transformaram em um jogo 3D misturando plataforma e ação.

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6860
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Só uma coisinha sobre gráficos

Mensagem por infernosword em Dom Out 19, 2014 3:44 am

Bom Ale, não dá pra fazer um jogo 3D com gráficos de anime. É mesma coisa que querer tranformar a Monalisa numa escultura ou uma Vitória de Samotrácia em pintura, ou ainda, Super Mario em filme (hahaha peguei pesado XDDD). São estilos diferentes de arte, que funcionam bem quando são feitos em seu habitat natural, mas quando são transportados para um outro habitat, se tornam outra arte. Simples assim.
Aliás (hora da diarrea mental) eu tenho visto muito mais exploração artística nos útimos anos do que nos consoles clássicos. Na época do Gamecube, não se fazia jogos 2D praticamente (um RPGzinho ou outro de vez em quando). Hoje eu vejo muito remake de jogo 2D, foto-realismo, gráfico cartunesco, cell-shading e coisas loucas, como o Cuphead, brilhantemente citado pelo Gustavo ou MadWorld (cujo o gráfico ainda muito me intriga). Não consegui perceber onde os gráficos não completam uma lacuna no seu coraçãozinho amante de hent... animes que você carrega (e não me venha com esses papos porque eu tô ligado naqueles teu jogos japoneses lá hia no nãoseidasquanta XD).

__________________________________________________
E.T., opinião, telefone.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mensagens : 5945
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 25
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Só uma coisinha sobre gráficos

Mensagem por J. Marlon em Dom Out 19, 2014 6:27 pm

Não sei se entendi bem, mas acho que isso conta:


J. Marlon
Rank 22 - Donkey Kong Country
Rank 22 - Donkey Kong Country

Mensagens : 1727
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 22
Localização : Maranguape - CE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Só uma coisinha sobre gráficos

Mensagem por Eder em Seg Dez 01, 2014 6:47 pm

Pegando o gancho do vídeo postado pelo Marlon:

Cada título da série The Legend of Zelda possui peculiaridades que o torna único e inesquecível. Um desses aspectos é, obviamente, o estilo visual. A Nintendo tem variado bastante no que diz respeito aos gráficos dos mais recentes jogos da franquia lendária. Apenas para citar alguns exemplos, Wind Waker apostou em um estilo mais cartunesco; Twilight Princess com gráficos mais realistas; e Skyward Sword em traços impressionistas. Eiji Aonuma, produtor da série, falou a respeito do estilo visual do novo Zelda do Wii U em uma recente entrevista à revista Famitsu. Aonuma revelou que os gráficos da nova aventura foram inspirados em animes para diferenciá-lo de jogos anteriores:
    "Eu pensei em várias maneiras de fazer o estilo gráfico se encaixar no vasto mundo do novo Zelda, imitando o mundo real aliado a um importante sentimento de realismo, e fazendo com que parecesse diferente do passado. Isso foi alcançado graças a traços inspirados em animações japonesas. Agora, em comparação com o que mostramos na E3, se tornou algo ainda mais incrível".
Aonuma também falou brevemente a respeito de mudar as convenções de Zelda no novo título. Para exemplificar isso, o produtor citou a passagem vista no trailer divulgado na E3 2014, no qual um inimigo persegue e ataca Link:
   "Há um inimigo que emite um laser, um inimigo que se move a uma velocidade impressionante; assim, ele pode te capturar enquanto você tenta escapar a cavalo, algo nunca visto até agora. Na versão de Wii U, nós estamos tentando fazer as pessoas pensarem "se um inimigo como esse aparece, como eu posso derrotá-lo?". E nós mostramos um pouco disso na E3. Afinal, eu estou mudando vários elementos, mantendo o tema de "mudar as convenções de Zelda".

Código:
http://www.nintendoblast.com.br/2014/12/visual-grafico-zelda-wiiu-animes.html

Mas, acho que ainda não é aquilo que o Alexandre comentou.

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Mensagens : 4431
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 25
Localização : Araucária - PR

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Só uma coisinha sobre gráficos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:14 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum