Ultra Street Fighter IV

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ultra Street Fighter IV

Mensagem por Alexandre em Qui Out 02, 2014 4:08 pm



Street Fighter, considerado por muitos como o grande mestre dos jogos de luta, surgiu nos Arcades lá em 1987. Na época, os personagens ainda não eram oficiais, com a exceção de Ryu, o protagonista, e Ken, que nada mais era do que uma opção de cor para o segundo jogador.

Com o enorme sucesso, em 1991 foi lançado o todo-poderoso Street Fighter II, que trazia 8 lutadores que se tornariam os mais populares da franquia: Ryu, Ken, Chun-Li, E.Honda, Dhalsim, Zangief, Guile e Blanka. Haviam também quatro lutadores não-selecionáveis, que eram os chefes a serem derrotados: Balrog, Vega, Sagat e M.Bison.

Street Fighter II não ficou só nos Arcades, sendo lançado também nos consoles 16-bits, que estavam em ascensão na época. A versão para Super Nintendo vendeu mais de 6 milhões de cópias.



A Capcom resolveu então lançar algumas atualizações para o game. A versão Street Fighter II Turbo fez com que o jogo se tornasse mais rápido, deu novas habilidades e cores para os personagens, além de trazer os chefes finais como personagens jogáveis.

Já Super Street Fighter II, trouxe mais modos de jogo, novas cores para os personagens já existentes, e também novos personagens, tornando-a a versão "completa" do game. Foi a última versão lançada para Super Nintendo.


Street Fighter III, foi lançado em 1997 para Arcades, e futuramente portado para consoles.

Dessa vez, a Capcom resolveu apostar em todo um novo elenco de personagens, removendo vários daqueles que estavam presentes em Super Street Fighter II. Isso acabou desagradando muita gente, já que os novos personagens não conseguiram ser tão carismáticos.

Essa versão também recebeu atualizações: O Second Impact e o Third Strike. Mesmo assim, hoje em dia é considerado o episódio mais "esquecido" da franquia.




Com isso, chegamos ao Street Figher IV, lançado em 2008 para Arcades, Playstation 3, Xbox 360 e PC.

Após perceber o erro que ocorreu no Street Fighter III, a Capcom resolveu voltar às origens e colocar todos os personagens principais, e também alguns da série Alpha, além de estreantes.

No total, Street Fighter IV conta com 25 personagens:

De Street Fighter II:

Ryu
Ken
Chun-Li
Blanka
Guile
Zangief
E.Honda
Dhalsim
Balrog
Vega
Sagat
M.Bison
Cammy
Fei-Long
Akuma


Da série Alpha:

Sakura
Dan
Gen
Rose


Novos personagens:

Abel
El Fuerte
C. Viper
Rufus
Seth
Gouken




Street Fighter IV segue a jogabilidade tradicional da série: Os personagens possuem uma barra de vitalidade, e uma barra de especiais. Porém, você pode executar um novo movimento chamado "Focus Attack". Ao segurar dois botões de ataque, ou um botão assimilado, o personagem vai brilhar em branco, e entrar numa espécie de modo câmera-lenta, para em seguida executar um ataque que se atingir em cheio, vai derrubar o oponente por alguns segundos.

Com a barra de especial completa, você pode executar os já famosos Super Attacks. Porém, você também pode executar versões mais fortes dos golpes especiais dos personagens, ao custo de um pouco de energia.

A história de Street Fighter IV é contada através de uma abertura e um encerramento para cada personagem. Esses vídeos são exibidos em formato anime, que deixa o jogo ainda mais bonito.

Os efeitos especiais também foram muito bem trabalhados. Os personagens mudam de expressão facial durante as lutas, e os movimentos possuem muito mais detalhes do que nos games anteriores. Os cenários foram muito bem animados e dão um efeito ainda mais bacana para as batalhas.

Depois de um tempo, a Capcom lançou a versão Super Street Fighter IV, que todos nós sabíamos que chegaria um dia. Essa versão adicionou mais 10 personagens ao elenco. Dee Jay, T.Hawk, Adon, Cody, Guy, Dudley, Ibuki e Makoto, além de dois personagens novos: Juri e Hakan. Curiosamente, o PC ficou de fora dessa vez.



Com isso, a Capcom resolveu alterar parte do enredo de Street Fighter IV, para encaixar os novos personagens, principalmente Juri, que se tornou parte importante da história. Porém, isso causou uma mudança um tanto chata: As cutscenes iniciais dos personagens foram re-feitas usando imagens estáticas e dublagem, retirando os filmes em anime. Foi um retrocesso em relação à versão anterior.

Outra novidade foi a adição dos bonus durante o modo single player, que já eram populares no Street Fighter II: No primeiro bônus, você terá que destruir um carro em menos de 1 minutos, e no segundo, terá que quebrar todos os barris que caem na sua frente.

Em adição aos modos originais, foram adicionados novos modos de jogo online. O Endless Battle e o Team Battle. Já o Championship mode, do game original, foi substituido pelo Tournament Mode.

Mais tarde a Capcom lançou ainda mais uma atualização, o Super Street Fighter IV: Arcade Edition, que dessa vez chegou também aos PCs.

Essa atualização trouxe balanços na jogabilidade, e também 4 novos personagens: Yun, Yang de Street Fighter III e Evil Ryu e Oni, que anteriormente eram adversários secretos.

Ok, dito tudo isso, chegamos ao Ultra Street Fighter IV, o último update que a Capcom lançou ao game. Sim, dessa vez é a última.

As tradicionais mudanças que ocorrem em todas as versões deram as caras novamente: os menus tiveram suas músicas alteradas, novas imagens estrelando os novos personagens foram adicionadas, e o painel de seleção de personagens ficou ainda maior.

Ultra Street Fighter IV adicionou cinco novos personagens ao elenco de sua versão anterior, totalizando 44 lutadores. Os novatos são Rolento (Street Fighter Alpha 2), Hugo (Street Fighter III), Poison (Final Fight), Elena (Street Fighter III) e Decapre (Estreante).

Além dos novos personagens, seis novos cenários foram adicionados, todos eles retirados do Street Fighter X Tekken.

East Asia: The Pitstop 109
Europe: Blast Furnace
North America: The Half Pipe
North America: Mad Gear Hideout
South America: Cosmic Elevator
Unknown: Jurassic Era Research Facility



Em termos de jogabilidade, algumas novidades foram adicionadas: Uma delas é o Red Focus Attack, que é uma versão do Focus Attack capaz de causar múltiplos hits. Temos também o Ultra Combo Double, que permite ao jogador escolher os dois golpes especiais do seu personagem, porém ao custo de causar menos dano ao adversário. E, por fim, temos o Delayed Standing que permite ao jogador alterar o tempo que o personagem leva para se levantar após ser derrubado. Por outro lado, os setups desbloqueáveis foram removidos.

Porém, um dos maiores problemas dessa nova versão é o mesmo que ocorreu em Super Street Fighter IV: Arcade Edition. Quando você entra no modo Challenge Trial, o jogo retorna para a versão Super Street Fighter IV original, retirando todos os novos personagens que surgiram desde o Arcade Edition.

Outra grande novidade é a conexão entre o game e o Youtube. Sim, isso mesmo. O jogo tem opções em seu menu que permitem que os jogadores enviem suas partidas diretamente para o popular site de vídeos. Isso é possível tanto no modo online quanto no modo offline.


Enfim, essas foram as versões de Street Fighter IV. É óbvio que a tendência agora é adquirir a versão Ultra, por se tratar da versão "completa", onde você terá acesso a tudo que já foi disponibilizado. Além do mais, ela já está começando a dominar entre os fãs do game.

Porém, se você já possui uma das versões anteriores, não se interessou nas novidades, e não se importa com gameplay online, nada te impede de continuar com ela. Fica a seu critério.

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6854
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ultra Street Fighter IV

Mensagem por infernosword em Qui Out 02, 2014 9:02 pm

Muito boa review. Eu comecei a gostar do SF com o lançamento do IV e até que é um jogo interessante. Você sabe se dá pra jogar online de modo alternativo (digo, sem ter que comprar conta nas Steam da vida) no PC, por Hamachi Evil or Very Mad ou por Tungle? Se sim, bora uma partidinha?

__________________________________________________
E.T., opinião, telefone.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mensagens : 5939
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 25
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ultra Street Fighter IV

Mensagem por Alexandre em Qui Out 02, 2014 11:07 pm

Cara, eu nunca tentei jogar SF IV online, então não sei responder. Mas adoraria tirar uma partida com você.

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6854
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ultra Street Fighter IV

Mensagem por Willi em Sex Out 03, 2014 12:16 pm

Boa review Ale. Detalhe que no Ultra as cutscenes em anime voltaram. Tava jogando um pouco agora e gostei de vê-las de volta.

De Street Fighter, sou fã mesmo da série Alpha, por ser a que eu joguei em alguns momentos da minha infância em Arcades, achava (e acho até hoje) o visual LINDO, e conseguia me dar bem, enquanto que no Street Fighter II que eu tinha no emulador de Mega Drive no PC eu só perdia e ficava nervoso. O que acontece com o IV também, e com qualquer Street Fighter não-Alpha.

Tem algo que eu gostaria de comentar com vocês sobre a jogabilidade da série Street Fighter no geral, vamos ver se vocês concordam comigo. O que me deixa nervoso nessa série, é que se a CPU quer fazer algo, ela faz. Não importa se ela pode ou não, ela faz. Por exemplo: vamos supor que você vá me dar um soco. Eu não tenho como te dar um agarrão pois o seu punho está vindo na minha direção, portanto preciso desviar do seu punho e então te agarrar. Em Street Fighter isso é totalmente ignorado. À menos que você esteja me acertando, eu posso fazer um agarrão a hora que eu quiser. E nessas, a CPU fica apelando de uma maneira absurda. Em Mortal Kombat por exemplo, esse princípio que eu falei é respeitado, ataques não são feitos do nada, o movimento em si é levado em conta, não só o acerto propriamente dito. E em Street Fighter não. Por isso que eu perco a paciência, eu tô ali tentando fazer tal movimento, e sou interrompido simplesmente porque a CPU quer. No Alpha isso ocorre menos, tornando o jogo mais "jogável". Na minha opinião, um jogo de luta não é só saber todas as magias e movimentos dos personagens, mas sim ter a percepção de quando se pode atacar, quando se deve esquivar, ler os movimentos do adversário e encontrar possibilidades. Na série principal de Street Fighter, mesmo tentando, não consigo fazer essas leituras.

__________________________________________________
Os menor tá como? Tá com Intel Core i5 4440 3.10 GHz | EVGA GTX 660 FTW ACX 2GB GDDR5 | MSI B85M-E45 Military Class 4 | RAM Corsair Vengeance 1x8 GB 1600 MHz | HD Seagate 1TB 7200 RPM | Corsair CX500M | Gabinete Cougar Archon + RGB LEDs | Windows 10 PRO 64-bits | Monitor LG 23MP55HQ-P 1080p 60 Hz | Amplificador Hayonik Neo 200w RMS + Grave Auxiliar Sharp | Teclado Mtek KP-807 | Mouse Fortrek Spider | Mousepad PCYES Speed Racer 800x400mm | Cadeira Cavaletti NewNet 16003

Textos | Jogos Finalizados


Willi
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6869
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 20
Localização : Maravilha, SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ultra Street Fighter IV

Mensagem por Eder em Sex Out 03, 2014 12:30 pm

Boa review. Só para citar mesmo, há mais uma versão de SFIV, exclusiva de 3DS.
infernosword escreveu:Você sabe se dá pra jogar online de modo alternativo (digo, sem ter que comprar conta nas Steam da vida) no PC, por Hamachi Evil or Very Mad ou por Tungle? Se sim, bora uma partidinha?
Achei alguns tutoriais:

Código:
http://versatile1.wordpress.com/2009/09/26/how-to-play-street-fighter-iv-4-online-using-tunngle-or-hamachi-live-not-required/

Código:
http://segmentnext.com/2010/01/21/play-street-fighter-4-pc-online/

Código:
http://www.gamevicio.com/i/topicos/29/29720-como-jogar-com-hamachi/#post_192336

Só não sei se vai funcionar com essas novas versões, já que os posts são meio antigos. Em todo caso, boa sorte.

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Mensagens : 4417
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 25
Localização : Araucária - PR

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ultra Street Fighter IV

Mensagem por Alexandre em Sex Out 03, 2014 1:44 pm

Willi escreveu:Boa review Ale. Detalhe que no Ultra as cutscenes em anime voltaram. Tava jogando um pouco agora e gostei de vê-las de volta.

De Street Fighter, sou fã mesmo da série Alpha, por ser a que eu joguei em alguns momentos da minha infância em Arcades, achava (e acho até hoje) o visual LINDO, e conseguia me dar bem, enquanto que no Street Fighter II que eu tinha no emulador de Mega Drive no PC eu só perdia e ficava nervoso. O que acontece com o IV também, e com qualquer Street Fighter não-Alpha.

Tem algo que eu gostaria de comentar com vocês sobre a jogabilidade da série Street Fighter no geral, vamos ver se vocês concordam comigo. O que me deixa nervoso nessa série, é que se a CPU quer fazer algo, ela faz. Não importa se ela pode ou não, ela faz. Por exemplo: vamos supor que você vá me dar um soco. Eu não tenho como te dar um agarrão pois o seu punho está vindo na minha direção, portanto preciso desviar do seu punho e então te agarrar. Em Street Fighter isso é totalmente ignorado. À menos que você esteja me acertando, eu posso fazer um agarrão a hora que eu quiser. E nessas, a CPU fica apelando de uma maneira absurda. Em Mortal Kombat por exemplo, esse princípio que eu falei é respeitado, ataques não são feitos do nada, o movimento em si é levado em conta, não só o acerto propriamente dito. E em Street Fighter não. Por isso que eu perco a paciência, eu tô ali tentando fazer tal movimento, e sou interrompido simplesmente porque a CPU quer. No Alpha isso ocorre menos, tornando o jogo mais "jogável". Na minha opinião, um jogo de luta não é só saber todas as magias e movimentos dos personagens, mas sim ter a percepção de quando se pode atacar, quando se deve esquivar, ler os movimentos do adversário e encontrar possibilidades. Na série principal de Street Fighter, mesmo tentando, não consigo fazer essas leituras.

Não, as cutscenes em animes não voltaram exatamente. Foram criados novos vídeos para os personagens estreantes, e são de fato em anime. Porém para os antigos personagens, foram mantidas as cutscenes do Super Street Fighter IV. Já os encerramentos são todos em anime.

Sobre esse "problema" que você falou, eu particularmente nunca percebi nada assim enquanto jogo, nem nos clássicos e nem no SF IV. Sempre me dei bem com a jogabilidade do Street Fighter.

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6854
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ultra Street Fighter IV

Mensagem por infernosword em Sex Out 03, 2014 7:26 pm

Eder sempre prestativo! Vou dar uma olhada amanhã.

__________________________________________________
E.T., opinião, telefone.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mensagens : 5939
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 25
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ultra Street Fighter IV

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:54 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum