Sonic: After The Sequel

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sonic: After The Sequel

Mensagem por Willi em Dom Mar 02, 2014 11:40 pm



Sabe aquele momento em que, do nada, você encontra um jogo o qual nunca ouviu falar na sua vida, resolve testá-lo no mesmo momento, e quando percebe, está ali há horas tentando concluir a aventura? Assim foi comigo ontem, quando descobri o tal do Sonic After The Sequel. Eu tava procurando por wallpapers, me deparei com uma screenshot do jogo, fui pesquisar mais à fundo e conheci esse fan game fodástico pra caramba que simplesmente degustou o cu do Sonic 4! De início achei que fosse mais um fan gamezinho curto, visto o tamanho de 15 MB do jogo. Ao passar as 3 primeiras fases, descobri que aquela era a versão Demo, então procurei pelo jogo completo, passei as 3 fases de novo com gosto e fui até o fim, zerando o game já de madrugada. Então fica a dica pra vocês, o jogo completo tem em torno de 145 MB de tamanho. Além disso, a Demo tem músicas do Ristar e os sprites do Sonic 3, além de apenas uma tela de Press Start, enquanto o completo possui sprites e melodias próprias, além de uns menus bacanas de start, load, seleção de fase, tudo caprichadinho.



O jogo é muito bem feito em todos os aspectos (só pra começar a minha avaliação). Vamos por partes. Os gráficos são como que um "Sonic 2D para PS1", seu padrão é do do Mega Drive, mas com mais cores, mais efeitos, muito mais vida. Destaque para a fumaça que sai quando você carrega o Spin Dash ou o Pell Out, muito bem trabalhadinha, o autor removeu a fumaça do sprite original e criou sua própria. Falando nos sprites, eles são MUITO bem feitos, e mais detalhados, com mais frames que os dos Sonics do Mega Drive. Não tô lembrado agora se os Sprites do Tails são os mesmos do Sonic 2 com alguns frames a mais, mas os sprites do Sonic eu não tinha visto ainda. São lindos. E conforme a luminosidade da fase, os sprites clareiam e escurecem também, um detalhe minucioso que o pessoal não reparou na época do Mega Drive. E não são só cenários claros e escuros. Tem efeitos de luz, foco, desfoco, HDMA, nossa, é tudo muito bonito, nem parece fan game.



A trilha sonora do jogo é simplesmente perfeita, não ouso dizer que fica atrás das do Mega Drive, posso dizer que fica pau-a-pau com elas. Sonic 3 & Knuckles e Sonic 2 tem músicas memoráveis, mas o Sonic 1, que praticamente só tem a Green Hill e a Marble Zone que apresentam músicas "históricas" para o mundo dos games, esse garanto a vocês que é derrotado facilmente pelo After The Sequel. As músicas do game apresentam um tom eletrônico com uma pegada de Dubstep (o que eu achei perfeito), algumas agitadas, outras mais calmas, umas mais sombrias... é incrível o trabalho de sonorização que fizeram nesse jogo. As músicas grudam na cabeça, e não só cada fase, como cada ato tem sua música própria.



Falando nos atos, uma coisa de que gostei muito foi a divisão deles. Não é um padrão: "3 atos, chefe, 3 atos, chefe". Tem fases com dois atos, tem fases com 4, tem fases com 3 que não tem chefe, tem subchefes no meio das fases... é muito legal. Não deixa você enjoar. As fases possuem um "quê" de anos 90, cada ato vai apresentar algum "problema" diferente com o qual o jogador terá que lidar, não vai bastar só ir para frente e concluir a fase. Vão ter atos com plataformas invisíveis, outros com naves que atiram no Sonic, e o que mais me fez lembrar dos anos 90 (pela criatividade), foi uma fase onde um trem passa a cada tantos segundos, e você deve evitá-lo para não morrer. Esse trem corta a fase, que sobe e desce entre estradas e plataformas que sempre cruzam a linha do trem. Espetacular! As fases também são muito bem construídas, o level design delas supera o de muitas fases do próprio Mega Drive. Não basta correr e dar Spin Dash, tem momentos de voltar para trás, subir e descer... há uma boa pegada de "plataforma" mesmo nesse jogo, não só correria. A transição de um cenário para outro ao longo das fases também é algo que merece elogios, é tudo muito natural, você vê, por exemplo, o local da fase seguinte ao fundo enquanto joga a atual, ou a própria fase atual vai adentrando em algum ambiente novo de maneira sutil. Foi tudo muito bem pensando, mesmo nos games dos 8 e 16 bits não se via isso frequentemente.



É possível jogar com Sonic ou Tails, mas só joguei com o ouriço. Segurando baixo, apertando várias vezes o botão de pulo e soltando baixo, você faz o tradicional Spin Dash, e fazendo o mesmo só que com o direcional de cima, é possível usar o Pell Out, aquela habilidade pouco aproveitada e conhecida, que só apareceu no Sonic CD. Não há o Insta-Shield (aquele vórtice de luz que o Sonic fazia no Sonic 3 & Knuckles ao pular e pressionar o botão de pulo de novo), porém, os escudos e suas habilidades continuam. O escudo de fogo te protege do elemento homônimo, além de projetar o Sonic para frente como que num tiro de canhão. O escudo de água impede que o Sonic se afogue e permite um pulo duplo, que antes era feito pelo escudo de choque. Este último não existe mais, mas dá lugar ao escudo de luz, que impede o dano por espinhos e permite ao Sonic um ataque vertical poderoso. Estas habilidades dos escudos que mencionei são todas feitas pressionando o botão de pulo enquanto você estiver no ar.



Além dos escudos, há também uma habilidade especial que o personagem pode executar coletando um item especial, a estrela. No caso do Sonic, ele fica dourado, ganha uma touca de palhaço e dispara duas bolas de energia para frente, que eliminam inimigos com proteção e destroem caixas de itens inacessíveis. Enquanto Z pula, X será o botão usado para carregar e soltar esse especial, quando o personagem o coletar é claro, o que não ocorre em todas as fases. Também achei isso bacana, não quiseram socar um atrativo diferente no jogo inteiro. Fizeram um fan game do Sonic, tiveram uma ideia massa e colocaram ela em 4 ou 5 fases do game quando sua utilidade realmente fosse necessária.



Além de tudo isso, tem o lance de Super Sonic ao coletar as 7 esmeraldas do caos (deve funcionar com Tails também), que são pegas completando os Special Stages, acessados da mesma maneira que no Sonic 1: terminando o ato com 50 ou mais anéis, e pulando no anel gigante que se forma após a placa de conclusão do ato. O game possui dois finais: O bom, pegando todas as esmeraldas, e o ruim, quando você termina o game sem ter todas. Isso no modo "Classic". O modo "Normal" é para os jogadores que querem ver o final bom sem ter de ir atrás das esmeraldas (joguei nesse modo, nunca vi muita graça em pegá-las e acho que o modo Super do personagem deixa o jogo muito fácil), então nesse modo é só passar as fases normalmente, não haverão Special Stages, e ao final do game você vê o final bom de qualquer jeito. Ah, e pra quem não sabe, o Super Sonic e Super Tails se ativam ao possuir as 7 esmeraldas do caos, pegar 50 anéis durante a fase e apertar duas vezes seguidas o botão de pulo. Pelo menos é assim no Mega Drive, deve ser assim no fan game também.



Mas algo para que eu quero realmente chamar a atenção nesse jogo, são as cutscenes. Imagine o conceito do MegaMan 9 e 10, onde fizeram um jogo moderno com os gráficos retrôs. After The Sequel pegou esse conceito e tunou. No jogo todo isso é perceptível, mas nas cutscenes a coisa é estuprante. Há ações, acontecimentos, movimentos, cenas, dignos dos jogos modernos (já que as cutscenes dos jogos dos anos 90 eram mais paradas), só que tudo isso com SPRITES! Isso mesmo, os sprites dos personagens têm profundidade, viram de frente, de trás, é tipo aqueles vídeos de humor do Dorkly, só que mais bem feitos ainda! Não achei nenhuma screen que representasse isso direito, mas logo ao iniciar o jogo vocês poderão ver uma pequena amostra. E só um pequeno spoiler (mas não tão spoiler assim, podem ler): Em toda a minha vida, eu nunca vi uma maneira TÃO MASSA de se apresentar os créditos de um jogo. Nunca. Só digo isso, joguem até o final e verão os créditos de jogos mais fodas da vida de vocês.



Conclusão: Todas as séries precisam evoluir. Quando se trata dessas séries mais clássicas dos games, geralmente elas se dividem em duas ramificações: uma vai pro 3D e tenta acompanhar os demais jogos modernos, e a outra fica no estilo antigo mas sempre se reinventando. É assim com Mario também, com diversas outras franquias. Quanto ao 3D do Sonic, algum programador um dia vai se irritar, botar as mãos na massa e fazer um Sonic Adventure 3 em cima da ISO do DX e vai ficar legal pra caramba. Já no braço 2D da franquia, o renascer com o 4 foi muito bom, porém curto, e em minha opinião o Episódio 2 é uma bela bosta sem carisma e graça nenhuma. E After The Sequel chega arregaçando e faz a coisa bem feita, do jeito que os fãs querem, do jeito que os fãs precisam! Sujeitos como esse que fizeram o Sequel (do qual não me recordo o nome agora) ou o pessoal da Bomber Games que fez o Streets of Rage Remake, deviam ser contratados pela Sega e ficar hierarquicamente muito acima da maioria do pessoal que tá lá atualmente. Essa gente sabe fazer bem feito e tem acesso à internet, daí consegue ler as críticas dos jogadores para saber aonde melhorar. Se você é fã de Sonic, jogue After The Sequel, é o melhor game do ouriço em anos! E se não é, pelo menos jogue o começo, pelos fatores dos quais falei lá em cima, das fases serem mais trabalhadas, complexas e tal, não só correria, você verá que o game irá lhe prender por um bom tempo.



E só pra finalizar: Esse é o segundo da franquia. Tem o Before The Sequel também, que não joguei mas pretendo, e tá pra sair o Sonic Chrono Adventure, que será simplesmente fodástico pelo que vi nos trailers. Dêem uma pesquisada neles também!

(Sério gente, pelo menos o After vocês tem que jogar, não tô falando isso só pra embelezar o review. Vale mesmo a pena. Já posso garantir que está entre meus 10 games favoritos desse ano, com certeza, e olha que ainda nem joguei 10 games esse ano XD)
avatar
Willi
Rank 127 - Gears of War 3
Rank 127 - Gears of War 3

Mensagens : 6986
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 20
Localização : Maravilha, SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sonic: After The Sequel

Mensagem por Alexandre em Seg Mar 03, 2014 4:54 pm

Ótimo review. O jogo parece muito bom mesmo.

Lembro de quando tinha alguns fan-games do Sonic em meu computador. Tinha o Sonic Chaos Revolution, o 00-Sonic Secret Agent e o Sonic Nebulous. Mas esse aí tem cara de game oficial.

__________________________________________________
3DS Friend Code: 1521-7908-4016

avatar
Alexandre
Rank 127 - Gears of War 3
Rank 127 - Gears of War 3

Mensagens : 6953
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sonic: After The Sequel

Mensagem por infernosword em Seg Mar 03, 2014 5:36 pm

Review perfeito, sempre com selo Willi de qualidade. Pena que eu não consigo jogar Sonic...
avatar
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 26
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sonic: After The Sequel

Mensagem por Alexandre em Seg Mar 03, 2014 7:39 pm

infernosword escreveu:Review perfeito, sempre com selo Willi de qualidade. Pena que eu não consigo jogar Sonic...

Não é verdade. Você já jogou Sonic Generations.  Laughing 

__________________________________________________
3DS Friend Code: 1521-7908-4016

avatar
Alexandre
Rank 127 - Gears of War 3
Rank 127 - Gears of War 3

Mensagens : 6953
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sonic: After The Sequel

Mensagem por infernosword em Ter Mar 04, 2014 2:22 am

E também o Sonic Heroes e o Adventure, fora os clássicos, mas não terminei nenhum.
avatar
infernosword
Rank 110 - Street Fighter IV
Rank 110 - Street Fighter IV

Mensagens : 6135
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 26
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sonic: After The Sequel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum