Central do Gamecube

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Central do Gamecube

Mensagem por infernosword em Seg Out 07, 2013 2:01 pm

INFORMAÇÕES:

Sobre o console:

O Nintendo Gamecube é um console da 6ª geração, também conhecida como geração 128 bits, lançado no final de 2001 pela empresa de videogames Nintendo. O console é equipado com um processador IBM Gekko 485 MHz 128 bits (daí o nome da geração, que tem como característica usar processadores cujo o barramento é de 128 bits) e uma GPU ATI ArtX, mas sua principal característica, além da forma cúbica, são como os jogos são distribuídos: São mini DVDs, mais precisamente GODs (Gamecube Optical Disc) proprietários (só funcionam no console) e de capacidade de 1,5 GB. Devido ao diâmetro do disco (8 cm) os modders devem deixar o Gamecube sem a parte de fora do console para rodar DVD (cujo o diâmetro é de 12 cm) ou adquirir uma Fullcase (muito rara). O console possui 4 portas para controles, duas para Memory Cards, entrada de energia, saída de audio e vídeo RCA e ainda, nos modelos DOL-001 (Americano) saída de vídeo composto. Todos os equipamentos do console são identificados pela sigla DOL-XXX (onde DOL é a identificação do codinome do protótipo do Gamecube, o Dolphin) e XXX o número de identificação. O console foi lançado inicialmente nas cores Roxa (padrão), preta e laranja, chegando a edições especiais, como a de cor prata. O console vendeu cerca de 21 milhões de unidades e o jogo mais vendido foi Super Smash Bros. Melee.
Sobre os modchips:
Para desbloquear um Nintendo Gamecube, é necessário a instalação (soldagem) de um modchip em uma placa interna do console. O Gamecube teve uma série de chips de desbloqueio também conhecidos como Driverchips (ou erroneamente, Modchips), sendo os mais conhecidos XenoGc, ViperGc e Qoob. Qoob foi um dos primeiros e mesmo na época era difícil de se encontrar. A versão PRO possuía um kit contendo uma Full Case, um programador USB e cabos de instalação (que podiam ser usados externamente). Já o ViperGC (ou ViperGC Extreme) foram lançados por volta de 2006, também são raros de encontrar, contudo na época houveram instalações do chip no Brasil (a versão Extreme é bem mais rara de se encontrar). XenoGc é o mais conhecido, barato e disponível driverchip para desbloqueio do Gamecube. Trata-se de um circuito minimalista que se instalado na placa do console, substitui alguns dados e informações, fazendo com que o console "pense" que está lendo um disco original. Provavelmente, aqui no Brasil, sejam encontrados apenas XenoGc (é possível encontrá-los no Mercado Livre ou ainda importando de outros lugares). Todos os três chips foram descontinuados, o que dificulta a localização dos mesmos.
Sobre mídias e gravação de DVDs:

Com os desbloqueios, a cena do Gamecube se abriu muito, num processo semelhante ao Playstation 2, ainda que tardiamente. Foi percebido que, com a reduzida oferta de mini-DVDs virgens, estava difícil arrumar mídias para o console. O jeito era deixar o console aberto e gravar os jogos nos DVDs convencionais, de 4,7 GB. Ainda sim, há um outro problema: a lente do Gamecube tem uma taxa de leitura específica que faz com a maioria das gravações não funcionem. Além disso, a lente tem dificuldade em ler certas mídias, sendo necessário o uso dos melhores DVDs possíveis. Portanto é necessário que se tenha em mente que nem todo backup vai funcionar, que é necessário testar vários tipos de mídias e de preferência, identificar o ID da mídia, que revela o fabricante da mesma. São conhecidas por um padrão de fábrica superior mídias Ridata, Verbatim e Memorex, contudo, esse é uma meia verdade, já que é o ID quem realmente dita as regras, podendo acontecer de mídias não marcadas funcionarem sem problemas. Outro fator que importa é o gravador de DVD, sendo os Pioneer e os Hitachi os mais conceituados, apesar de que, de novo, isso é uma informação relativa. Ainda há um terceiro fator, que é o software de gravação. Eu recomendo o IMGBurn sempre, pelas seguintes razões:
1- É gratuito e recebe atualizações frequentes.
2- É muito mais transparente em suas informações.
3- É um burner muito leve.
4- É descendente do DVD Decrypter, um conceituado (e descontinuado) ripper de DVD.
E como se ainda não bastasse, existe ainda uma discussão sobre qual das velocidades é a mais adequada para a gravação de discos de Gamecube. Alguns afirmam que é 2x (ou 1x). Outros afirmam que é 4x. Meu palpite é que se deve gravar na menor velocidade permitida pela mídia (informação essa que pode ser conferida no IMGBurn no momento da gravação). Aqui é importante se desprender de rótulos: muitos discos afirmam serem capazes de serem gravados à 16x, 8x, etc, mas não informam o valor mínimo. A grande maioria que só vai até 4x não funciona no Cube. Digo isso com 90% de certeza.
Entendendo a teoria acima, fica um pouco mais fácil evitar erros, evitar DREs (Disc Read Errors) e adquirir mídias de maior qualidade.
Media Database:
RIDATA:
ID: RITEKG04
TIPO: DVD-R
PERFORMANCE: BOA


MAXELL:
ID: RITEKF1
TIPO: DVD-R
PERFORMANCE: BOA


MULTILASER:
ID: CMC MAG. AE1
TIPO: DVD-R
PERFORMANCE: BOA


ID: RITEKG05
TIPO: DVD-R
PERFORMANCE: BOA


DOTCOM:
ID: OPTODISCR004
TIPO: MINI DVD-R
PERFORMANCE: MÉDIA funciona, mas causa DREs
Exceções e jogos problemáticos:
Metroid Prime:
Metroid Prime é conhecido por dar freeze (ou congelar o jogo) em salas de save, elevadores ou quando se passa de uma sala para outra muito rápido, o que faz com que várias pessoas achassem que era erro no desbloqueio, na gravação, na ISO ou na mídia. Na verdade, se trata de um problema na própria programação do jogo, mais precisamente no loader de cenários e acontecia quando um jogador visitava uma área que não estava propriamente carregada. Pessoalmente, eu fui travado na sala de save, fazendo com que o meu jogo travasse antes mesmo de eu poder mover Samus. Para corrigir o bug, a Nintendo lançou novas versões do jogo. Lançou uma versão 1.01, que usa o mesmo loader e corrige alguns bugs. Essa nova versão ainda causava o bug em alguns lugares e foi substituída por uma versão 1.02, que usa um novo loader e que impedia que isso acontecesse. Metroid Prime realmente levou o console aos limites.
Para corrigir essa falha, você deve baixar a ISO 1.02, disponível no site da CoolRoms e gravar o jogo novamente. Seu save não deve ser perdido e você poderá jogar de onde parou.

The Legend of Zelda Collector's Edition, The Legend of Zelda Ocarina of Time Master Quest, jogos promocionais e Bonus Discs
Os dois jogos, respectivamente, mais raros do console (são na verdade bônus promocionais que acompanham o lançamento de The Legend of Zelda Wind Waker), assim como outros títulos singulares, tem uma peculiaridade: eles funcionam no Gamecube perfeitamente, mas o Wii não consegue carregá-los como um jogo de Gamecube. Para rodá-los no Wii, você precisa fazer um disco multijogo (mesmo que só tenha um jogo dentro dele) e adicionar uma ou mais ISOs dos tais jogos.

Super Smash Bros. Melee e alguns outros jogos
Vários jogos tiveram updates e correção de bugs, com destaque para Super Smash Bros. Melee. O site CoolROM possui várias dessas ISOs atualizadas.
Sites confiáveis para download de ISOs:
Segue uma lista com os melhores sites para se baixar ISOs (imagens de jogos de Gamecube):


O antigo ThePurpleCube (melhor site de ISOs de Gamecube da época), hoje 128bit.me, recebeu uma atualização e agora abrange downloads de toda geração 128 bits. Eles tiveram um pequeno problema com a queda do MegaUpload, mas ainda há muitos jogos para essas plataformas.


Emuparadise é o lugar onde se encontra de tudo quando se fala em emulação, inclusive de outros consoles. Se procura um jogo raro, Emuparadise é o lugar.


Existe um período de cerca 6 anos desde o lançamento de um console em que não se pode disponibilizar-se ROMs (ou ISOs) nem emuladores do mesmo. Esse tempo já passou para o Cube e o site CoolROM montou um acervo extrordinário de ISOs de Gamecube (e de outros consoles), contando inclusive com o Metroid Prime 1.02, que é meio difícil de encontrar, devido à desinformação do caso (vide o spoiler "Exceções e jogos problemáticos").

TUTORIAIS:

Desmontando o Gamecube e preparando para o desbloqueio:
Desbloquear o Gamecube com XenoGc:
Gravar jogos de Gamecube:
Reparar ISOs de jogos:
Criando um disco multijogo:
É possível criar uma ISO multijogo e gravá-la num DVD (de 4,7 GB, ou no Wii, pode se usar um Dual-layer de 8.5 GB). Para isso, usamos um programa chamado "MultiGame ISO Creator".

Clique em "MultiGameISOCreator.exe" para iniciar o programa.


Clique em "Add ISO" para adicionar uma nova imagem ao disco.


Navegue pelas pastas até encontrar a ISO desejada. Repita essa etapa e a anterior até ter adicionado todas as ISOs desejadas.


Se necessário, marque a caixa "Shrink", para que as ISOs sejam comprimidas e assim, ocupem menos espaços no disco.


Selecione a região correspondente ao seu console.


Caso o disco seja para Wii, selecione o tamanho do disco. "DVD5" corresponde ao tamanho convencional do disco e sempre deve ser usado para discos de Gamecube. Há ainda a opção "DVD9", que corresponde ao tamanho de um disco Dual-layer (somente para Wii).


Quando tudo estiver correto, clique em "Create MultiGame ISO".


Selecione o local desejado para que seja gerada a ISO, escolha um nome e clique em "Salvar".


Espere o processo terminar. Quando estiver concluído, o programa vai gerar uma ISO contendo todos jogos selecionados. A partir de então, é só gravar a imagem como um jogo normal.
Como identificar mídias com IMGBurn:
Como visto anteriormente, o ID da mídia tem peso fundamental na hora de identificarmos o fabricante (e consequentemente, sua qualidade). O programa IMGBurn possui ferramentas para verificação dessas informações.

Insira o disco no drive, abra o programa IMGBurn e clique em "Write image file to disc".


No lado direito, o programa revela várias informações sobre o disco presente no drive. Para efeitos de gravação de discos para Gamecube, destacamos dois campos: "MID" (Media ID) e "Supported Write Speeds". A primeira indica o ID da mídia. O segundo indica as velocidades de gravação permitidas pela mídia.
Como identificar a região do seu console:

O console pode ser facilmente identificado por uma etiqueta na parte inferior do mesmo.
USA -> Funciona no sistema NTSC-U. Gamecube fabricado no continente americano.
EUR -> Funciona no sistema PAL. Gamecube fabricado na Europa.
JAP -> Funciona no sistema NTSC-J. Gamecube fabricado no Japão.
Como identificar a região de um jogo:
Muitas vezes queremos verificar a região de uma ISO antes gravarmos num disco. O que ocorre é que aquivos são upados na internet com informações erradas ou sem informação nenhuma.


Para verificarmos a região de uma ISO usamos o programa GC-tool.


Clique em "File" e em "Open GC-Iso"


Primeiramente, navegue até a pasta onde está a ISO. Se a ISO não aparece na janela, clique na seta do campo "Tipo" e selecione "All Files". Selecione o arquivo da ISO e clique em "Abrir".


Após carregar a ISO, o programa identifica a região da ISO, pelos dados contidos no campo "Country".
Gamecube Avançado:

TODO:
- Tutoriais 1, 2, 3, 4, 9
- Fotos 1, 2, 3, 4, 9
- + imagens media db

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mensagens : 5945
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 25
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Central do Gamecube

Mensagem por Alexandre em Seg Out 07, 2013 7:03 pm

Tópico simplesmente perfeito, merece virar referência pra quem possui um Game Cube e quer aprender sobre as mídias.

Parabéns, Inf.

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6860
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Central do Gamecube

Mensagem por infernosword em Seg Out 07, 2013 7:55 pm

Eu postei aí, uma hora dessas eu termino

__________________________________________________
E.T., opinião, telefone.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mensagens : 5945
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 25
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Central do Gamecube

Mensagem por Willi em Seg Out 07, 2013 8:11 pm

Também achei perfeito, na verdade sensacional! Quanta informação interessante! Mesmo não tendo um, sempre gosto de ler sobre as gambiarras à respeito. Aguardando o término!

__________________________________________________
Intel Core i5 4440 3.10 GHz | EVGA GTX 660 FTW ACX 2GB GDDR5 | MSI B85M-E45 Military Class 4 | RAM Corsair Vengeance 1x8 GB 1600 MHz | HD Seagate 1TB 7200 RPM | Corsair CX500M | Gabinete Cougar Archon + RGB LEDs | Windows 10 PRO 64-bits | Monitor LG 23MP55HQ-P 1080p 60 Hz | Amplificador Hayonik Neo 200w RMS + Grave Auxiliar Sharp | Teclado Mtek KP-807 | Mouse Fortrek Spider | Mousepad PCYES Speed Racer 800x400mm | Cadeira Cavaletti NewNet 16003

Textos | Jogos Finalizados


Willi
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6874
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 20
Localização : Maravilha, SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Central do Gamecube

Mensagem por Gustavo em Ter Out 08, 2013 4:05 am

Com esse tópico, o inf merece esse gif:



perfeito brother!

Gustavo
Rank 62 - Silent Hill 2
Rank 62 - Silent Hill 2

Mensagens : 3731
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 21
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário http://games-in-torrent.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Central do Gamecube

Mensagem por Eder em Ter Out 08, 2013 8:36 am

Muito bom o tutorial. Também recomendo o IMGBurn. E, já usei o MultiGame ISO Creator para criar um DVD com emuladores de consoles "clássicos" para o Wii (na época, eu não usava o Homebrew Channel).

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Mensagens : 4431
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 25
Localização : Araucária - PR

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Central do Gamecube

Mensagem por infernosword em Ter Out 08, 2013 11:36 am

Muito muito obrigado!
Eu queria avisar que se.alguém quiser contribuir com o tutorial, principalmente com a.Media Database, por favor fique à vontade, porque eu upo e posto os créditos pela colaboração. Inclusive, quero incorporar aquelas que o Sage postou nesse tópico aqui quando ele permitir.

__________________________________________________
E.T., opinião, telefone.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mensagens : 5945
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 25
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Central do Gamecube

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:21 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum