Não digam que eu não avisei...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Não digam que eu não avisei...

Mensagem por Alexandre em Qui Set 12, 2013 6:27 pm

Tem um ditado que diz: Não deixe o sucesso subir a sua cabeça. Ou algo semelhante.

Quando a Frictional Games lançou o "Amnesia - The Dark Descent", o mercado de jogos de terror foi revolucionado. Eu particularmente não gosto muito desse jogo, mas admito que foi importante para o lançamento de games como Slender the Arrival e Outlast, que beberam de sua fórmula.

Como o jogo virou febre no Youtube, a Frictional parece ter ficado tão satisfeita, que resolveu anunciar a sequência Amnesia: A Machine for Pigs, que eu gosto de chamar de Amnesia 2 porque achei o nome muito longo.

Anunciado para o Halloween do ano passado, a Frictional Games apostou num marketing exagerado para o game. Em diversas entrevistas, disseram que o jogo poderia ser o mais aterrorizante já lançado, e fez até uma campanha meio bizarra: Pediu para que os fãs de Amnesia gravassem seus gritos e mandassem para eles.

O halloween de 2012 chegou, e o game acabou adiado. Não se sabia ao certo o que havia acontecido, mas a produtora garantiu que o jogo estava sendo trabalhado com muito cuidado, e sempre aproveitava para pedir para que os fãs se preparassem para o que seria a "experiência mais assustadora de suas vidas".

Talvez o fato de eu não ser um fã de Amnesia tenha ajudado, mas eu comecei a prever um certo... Fracasso nesse jogo. Achei que a Frictional Games tinha subido num salto muito alto após o sucesso do The Dark Descent.

O tempo foi passando, e a data de lançamento não aparecia. Nas redes sociais, a produtora sempre fazia referências ao game, dando a entender que ainda estavam o tratando como prioridade. Em torno de Agosto desse ano, uma demo foi lançada apenas para o pessoal que tem canal de games no Youtube, adivinhem para quê? Isso mesmo. Divulgação.

Quase 1 ano de atraso se passou. O game foi lançado cerca de uma semana atrás, e olha qual foi a resposta do pessoal:

Amnesia: The Dark Descent
Aprovação da crítica: 85%
Nota dos fãs: 8.7

Amnesia: A Machine For Pigs
Aprovação da crítica: 72%
Nota dos fãs: 5.8

Notaram algo estranho? Será que eu previ o futuro?

Não. Isso tava mais do que certo desde o início.

As reclamações principais giram em torno do que eu estava dizendo desde o ano passado: A empresa ficou super satisfeita com o primeiro game, botou todas as fichas em divulgar o segundo, fez barulho, atrasou, fez suspense pra lançar, e acabou entregando (bem) menos do que havia prometido.

Frictional Games, se estavam esperando que os fãs iriam aplaudir algo apenas pelo nome, dançaram. Da próxima vez, melhor descer do salto, ou pode acontecer algo bem pior do que ter um game considerado inferior.

Última edição por Alexandre em Sab Set 14, 2013 12:54 pm, editado 1 vez(es)

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Re: Não digam que eu não avisei...

Mensagem por Eder em Sex Set 13, 2013 9:24 am

O sucesso subiu à cabeça.

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gustavo em Sex Set 13, 2013 12:39 pm

Concordo Ale, joguei esse Amnesia novo, e ele nem se compara ao TDD, parece que relaxaram depois do sucesso;

Ou talvez eles não contavam com o Outlast, que é muito melhor.

Gustavo
Rank 62 - Silent Hill 2
Rank 62 - Silent Hill 2

Ver perfil do usuário http://games-in-torrent.blogspot.com/

Mensagem por Alexandre em Sex Set 13, 2013 3:31 pm

Gustavo escreveu:Concordo Ale, joguei esse Amnesia novo, e ele nem se compara ao TDD, parece que relaxaram depois do sucesso;

Ou talvez eles não contavam com o Outlast, que é muito melhor.
Adorei o Outlast, embora achei o final meio fraco. Lembro que fiquei impressionado quando usei a visão noturna pela primeira vez embora tenha me dado vontade de apertar ESC+Exit Game.

Estou jogando o Amnesia 2, e, embora eu esteja gostando da história e da ambientação, não entendo porque deram um passo tão pra trás na jogabilidade. Não dá pra interagir com quase nada. O personagem nem tem inventário.

Talvez um dos motivos seja a presença da Chinese Room na produção do game. Eles ficaram famosos com o Dear Esther que é um game praticamente sem jogabilidade, onde você só anda e acompanha a história.

Alexandre

Mensagem por Willi em Sab Set 14, 2013 11:59 am

Eu acho que quando se marca uma data de lançamento pra um jogo, se lança naquela data. Se tem o jogo pronto até aquela data. Do contrário, adia algumas semanas apenas para completar e complementar o trabalho. Agora adiar um ano e lançar uma cagada, é demais. Não se faz isso. Ainda mais endeusando tanto a coisa.

Intel Core i5 4440 3.10 GHz | EVGA GTX 660 FTW ACX 2GB GDDR5 | MSI B85M-E45 Military Class 4 | RAM Corsair Vengeance 1x8 GB 1600 MHz | HD Seagate 1TB 7200 RPM | Corsair CX500M | Gabinete Cougar Archon + RGB LEDs | Windows 10 PRO 64-bits | Monitor LG 23MP55HQ-P 1080p 60 Hz | Amplificador Hayonik Neo 200w RMS + Grave Auxiliar Sharp | Teclado Mtek KP-807 | Mouse Fortrek Spider | Mousepad PCYES Speed Racer 800x400mm | Cadeira Cavaletti NewNet 16003

Textos | Jogos Finalizados

Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre em Sab Set 14, 2013 1:12 pm

Willi escreveu:Eu acho que quando se marca uma data de lançamento pra um jogo, se lança naquela data. Se tem o jogo pronto até aquela data. Do contrário, adia algumas semanas apenas para completar e complementar o trabalho. Agora adiar um ano e lançar uma cagada, é demais. Não se faz isso. Ainda mais endeusando tanto a coisa.
O problema é que no fim das contas nós não ficamos sabendo o motivo do atraso.

Em Junho do ano passado, um dos proprietários da Frictional Games disse apenas que "não conseguiriam lançar o game no momento". Eu não posso julgá-los, mas confesso que cheguei a pensar que esse atraso era estratégico. Não sei, posso estar errado.

E, convenhamos, tem tanta gente querendo um demo pra ver se o game roda em seu PC, e eles lançam apenas pro pessoal famoso que faz gameplays no Youtube? Isso chega a ser desrespeito, pelo menos na minha opinião.

Alexandre

Mensagem por Alexandre em Dom Set 15, 2013 12:12 am

Achei na Wikipedia a desculpa que deram para o atraso:

"How come a game meant for Halloween 2012 has been delayed for so long? Originally we thought it would be a short, experimental game set in the universe of Amnesia, but The Chinese Room had a vision that was bigger than that. As their work progressed, the potential for a much greater project emerged. What we ended up with is no longer what we had first imagined, but a fully fledged Amnesia game. A different kind of Amnesia, but definitely not a short experiment."

Resumindo, a Frictional Games queria só um pequeno jogo ambientado no mundo de Amnesia, mas a The Chinese Room queria bem mais que isso. Queriam aproveitar bem mais a idéia e trazer uma aventura mais imersiva.

O engraçado é que... O jogo em si é bem curto, e a jogabilidade é bastante simples...

Alexandre

Mensagem por J. Marlon em Sex Set 20, 2013 11:21 pm

Andei vendo uns vídeos do Amnesia 2 no YouTube para saber como é o jogo, e achei bem interessante. Estou pensando em jogá-lo, mas antes do primeiro, já que muitos estão dizendo que ele é inferior ao original.

J. Marlon
Rank 22 - Donkey Kong Country
Rank 22 - Donkey Kong Country

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre em Sex Set 20, 2013 11:36 pm

José Marlon escreveu:Andei vendo uns vídeos do Amnesia 2 no YouTube para saber como é o jogo, e achei bem interessante. Estou pensando em jogá-lo, mas antes do primeiro, já que muitos estão dizendo que ele é inferior ao original.
Então, cara, o jogo é bom sim. Mas se você for fã do primeiro Amnesia, na certa vai notar que ele é bem inferior, especialmente em jogabilidade. Não tem mais puzzles praticamente, e a falta do inventário faz com que você quase nunca precise procurar por itens no cenário.

Mas o enredo e a trilha sonora são muito bons.

Alexandre

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:46 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: