Bejeweled 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bejeweled 3

Mensagem por Alexandre em Sex Jul 19, 2013 12:30 pm


 
Desde o começo desse ano, mais exatamente um pouco antes de eu começar os estudos, um jogo que vem ocasionalmente ganhando minha atenção é o Bejeweled 3. Lembro de quase sempre chegar da faculdade, e passar alguns momentos na frente do PC jogando esse puzzle. Aí você me diz: "Pô, Alexandre! Você que tá aí fazendo fics de terror, analisando jogos de ação, e assistindo hentai por acidente agora vem falar de joguinho de puzzle?". Peraí, amigos. Não é um joguinho de puzzle qualquer.

Bejeweled 3 é como se fosse uma mistura de Tetris e Avalanche. Pra quem não entende, deixa eu explicar o objetivo do jogo, pois assim fica muito mais fácil explicar os modos existentes.


Jogabilidade:


O jogo começa com uma tela cheia de pedras coloridas. O seu objetivo é simples: Você clica em uma pedra, e depois clica em alguma a sua volta para trocá-la de lugar. Se a pedra que você mexer se encontrar com outras duas da mesma cor, elas desaparecem. Sim, lembra muito o Tetris.


A diferença é que ao destruí-las, outras pedras vão caindo, ou seja, o jogo sempre estará com a tela cheia de pedras coloridas. Aí você pensa: "Mas então o game não acaba nunca?" Bem, na realidade, é pra isso que estão aí os diferentes modos de jogo.

O game ainda apresenta pedras especiais.

As Flare Gems surgem quando você junta 4 pedras da mesma cor. Ao entrar em contato com outras duas semelhantes, elas explodem, destruindo todas que estiverem ao seu redor.

As Star Gems aparecem quando você consegue reunir 5 pedras da mesma cor, formando um "L". Em contato com outras duas da mesma cor, elas fazem uma espécie de "cruz" na tela, destruindo todas as pedras que estiverem na linha horizontal e vertical.

Os Hypercubes acontecem quando você junta 5 pedras da mesma cor numa linha única. São cubos coloridos. Quando você clica nele, e aciona qualquer pedra que estiver a sua volta, ele vai destruir todas as pedras da mesma cor.

As Supernova Gems são as mais difíceis, e acontecem quando você junta 6 pedras da mesma cor. Elas são como as Star Gems, porém são capazes de destruir 3 linhas verticais e 3 horizontais, causando um estrago imenso no cenário.


Agora que você já entendeu a proposta do jogo, vamos ver como funcionam os modos. Existem 8 formas de se jogar, sendo 4 delas iniciais, e 4 destraváveis. Mas não se preocupe: Destravar os modos secretos é muito fácil.

Classic: Nesse modo seu objetivo é simplesmente destruir as pedras pelo cenário. Na parte de baixo da tela fica uma barra que vai se enchendo conforme você marca pontos. Ao completá-la, você avança para a próxima fase.

Cada fase de Bejeweled 3 possui um cenário único, muito lindo. Os gráficos do jogo são excelentes, e as paisagens são de tirar o fôlego. Você vai jogar em castelos voadores, montanhas de gelo, florestas escuras, desertos ensolarados, cachoeiras imensas, e muitos outros locais.

No modo Classic, a única forma de você receber um Game Over é se a mensagem "No More Moves" surgir na tela. Quando isso acontece? Quando você não pode mais formar nenhuma sequência de pedras coloridas. Deixa eu explicar:

Quando você faz uma sequência, as novas pedras que caem são aleatórias. Ou seja, há a possibilidade de você ficar "preso" sem nenhuma sequência possível. Isso aconteceu algumas vezes comigo logo no começo do game. É algo que você não pode fazer muita coisa pra evitar.



Lightining: É um dos modos mais alucinantes do game. Você começa com um tempo limite de 1 minuto pra ir juntando as pedras o mais rápido possível. No caminho vão aparecer pedras com os números 5 ou 10. Quando você consegue destruí-las, seu tempo limite vai aumentando.

Ou seja, você precisa ser o mais rápido possível. O legal é que a cada vez que você adquire um bônus de tempo a música vai acelerando, pra te deixar mais apavorado. É um dos meus modos favoritos.



Quest: Esse modo é um tanto diferente. Você é levado para uma tela onde há um tesouro a ser encontrado. Para isso é necessário que você realize missões.

Ao escolher uma das missões, você deve cumprí-la para ganhar uma espécie de "chave". Para encontrar cada um dos tesouros é necessário uma certa quantia delas. As missões são bem variadas, e algumas podem ser bem complicadas.



Zen: Esse modo é um tanto diferente. Como o próprio jogo diz, esse modo é "infinito", e você deve jogar como um exercício para aliviar sua mente. Como assim?

Ao entrar nesse modo você tem a opção de ajustar tudo. Desde a música que toca, a frequência usada, os efeitos sonoros, e pode até mesmo ativar mantras subliminares para relaxar seu corpo e sua mente. Tem até uma parada que diz que se você usar headsets e sentir algum tipo de incômodo ao jogar, deve parar.

Enfim, esse é o modo que eu menos usei até hoje. Essa parada deve funcionar pra quem tem estresse ou algo do tipo, mas eu particularmente não senti nada.



Poker: Destravado no Classic Mode.

Você começa o jogo com cinco cartas. A cada sequência de pedras que você realiza, você ganha uma carta com a pedra da mesma cor. Como num jogo de Poker real, você pode fazer pares, trincas, casas completas, e outras sequências para ir ganhando pontos.

Após jogar por um tempo, uma caveira vai aparecer em algum dos placares. Por exemplo, se ela aparecer em "Pair", você terá que ter no mínimo um "Spectrum" para escapar. Se conseguir a caveira, uma moeda será jogada. Se cair num trevo de quatro folhas, você está seguro. Se cair na caveira, é Game Over.



Ice Storm: Destravado no Lightning Mode.

Exclusivamente num cenário glacial, o jogo faz com que alguns pilares de gelo se ergam lentamente no cenário. Quando você consegue realizar uma sequência na horizontal, os pilares se abaixam um pouco. Se fizer na vertical, eles são destruídos.

Quando um dos pilares chega ao topo do game, a tela começa a se trincar. E se você não fizer algo rapidamente, é fim de jogo. Assim como no lightning, esse modo testa a sua velocidade.



Diamond Mine: Destravado no Quest Mode.

Você é levado para uma mina subterrânea. Quando você realiza uma sequência, você começa a "cavar" o cenário. Para ganhar pontos é necessário que você encontre dinheiro ou tesouros enterrados.

Particularmente, esse modo não me chamou muito a atenção. Ele é bom pra quem quer conseguir algumas das conquistas do game, pois é onde os Hypercubes se formam mais rapidamente.



Butterflies: Destravado no Zen Mode.

Neste modo, algumas das pedras surgem como borboletas. Quando você faz uma sequência envolvendo uma delas, ela voa para a liberdade. Seu objetivo é salvar o máximo delas.

Porém, a cada rodada, as borboletas vão subindo. E no topo da tela tem uma espécie de aranha metálica. Se uma das borboletas chegar na aranha, é Game Over. Quanto mais você salva, mais aparecem, e o jogo vai ficando cada vez mais difícil.




Falando agora do jogo em geral: Bejeweled 3 é um jogo que você deve jogar pra se divertir. Porque se tentar zerá-lo de alguma forma... Fica complicado.

Eu digo isso porque no Classic Mode não tem como você prever quando vai ficar sem movimentos. Eu consegui no máximo chegar até a fase 11, mas tem vezes que isso acontece logo na primeira ou na segunda.

E subir de rank nesse jogo é uma tarefa muito cansativa. Quando você consegue pontos em algum modo, você preenche uma barra de rank. No começo, qualquer 10 minutos jogando e você consegue evoluir. Mas depois de um tempo... Chega a ser um absurdo o tanto de pontos que você precisa.

Ganhar conquistas não é tão difícil assim. As conquistas aparecem em um painel de medalhas, e lá você pode ver o que precisa fazer para ganhar cada uma delas. Seja ganhar um certo placar em algum modo, ou destruir uma certa quantia de pedras... Não é tão complicado. As "Elite Badges" por outro lado são um pouco mais difíceis.

A trilha sonora desse jogo é uma verdadeira obra de arte. As músicas variam de calmas para agitadas dependendo do modo que você escolhe. As minhas favoritas são a do Butterflies Mode e do Ice Storm Mode. Você pode ouví-las clicando aquiaqui.


Bejeweled é uma série que, talvez, seja mais famosa em celulares e dispositivos Ios. Eu, particularmente, joguei a demo do Bejeweled Twist no meu celular, e não achei muito legal. A tela pequena e o sensor de toque não são melhores que o monitor do pc e o mouse, pelo menos pra mim.


Enfim, esse é daqueles jogos que se você gostar na primeira vez, certamente vai voltar pra jogar mais tarde. É o que acontece comigo. De tempo em tempo eu paro de jogar, mas sempre bate aquela vontade de passar um tempo juntando pedrinhas na frente do monitor.


REQUISITOS DE SISTEMA:

Processador: Pentium 4 de 3.2 Ghz
Placa de Vídeo: Geforce GT 120
Memória RAM: 1 GB
Espaço no HD: 800 MB

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6860
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bejeweled 3

Mensagem por infernosword em Sex Jul 19, 2013 1:56 pm

Meu Deus que review longa! Saiba que você pode resumir tudo isso em uma simples pergunta: Esse jogo é parecido (quanto à mecânica) com Pokémon Puzzle League?

__________________________________________________
E.T., opinião, telefone.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mensagens : 5945
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 25
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bejeweled 3

Mensagem por Alexandre em Sex Jul 19, 2013 3:35 pm

infernosword escreveu:Meu Deus que review longa! Saiba que você pode resumir tudo isso em uma simples pergunta: Esse jogo é parecido (quanto à mecânica) com Pokémon Puzzle League?

Não.

O Pokémon Puzzle League está bem mais para Tetris Attack.

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6860
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bejeweled 3

Mensagem por Eder em Sab Jul 20, 2013 10:24 am

É, me lembrou Tetris Attack. Aliás, meu jogo preferido nesse estilo xD

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Mensagens : 4431
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 25
Localização : Araucária - PR

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bejeweled 3

Mensagem por Willi em Qui Set 19, 2013 7:06 pm

Li toda agora, que jogo legal! Já tô baixando, sempre quis um game assim que desse pra ter no PC, sem depender de sites em flash!

__________________________________________________
Intel Core i5 4440 3.10 GHz | EVGA GTX 660 FTW ACX 2GB GDDR5 | MSI B85M-E45 Military Class 4 | RAM Corsair Vengeance 1x8 GB 1600 MHz | HD Seagate 1TB 7200 RPM | Corsair CX500M | Gabinete Cougar Archon + RGB LEDs | Windows 10 PRO 64-bits | Monitor LG 23MP55HQ-P 1080p 60 Hz | Amplificador Hayonik Neo 200w RMS + Grave Auxiliar Sharp | Teclado Mtek KP-807 | Mouse Fortrek Spider | Mousepad PCYES Speed Racer 800x400mm | Cadeira Cavaletti NewNet 16003

Textos | Jogos Finalizados


Willi
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6874
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 20
Localização : Maravilha, SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bejeweled 3

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:16 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum