por que os passwords sumiram? :(

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por que os passwords sumiram? :(

Mensagem por Alexandre em Ter Maio 28, 2013 12:09 am



Recentemente, eu estava jogando Mega Man X2, e resolvi ter a experiência total do game, (ou quase total, já que não tenho controle SNES Usb e uso emulador) e optei por usar o velho sistema de anotar os passwords ao invés de usar save states.

Então, parei pra pensar: Por que os passwords desapareceram? Eu sei que o Save está na moda desde a geração 32/64 bits, mas não vejo razão pra sumirem totalmente.



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Re: por que os passwords sumiram? :(

Mensagem por J. Marlon em Ter Maio 28, 2013 2:08 am

Podemos dizer que as pessos ficaram mais preguiçosas com o passar dos anos e com as novas tecnólogias que foram surgindo para facilitar a vida. Antes de os sistemas progressão serem criados, passwords eram a única maneira de se continuar um jogo à partir de determinada fase. Porém, nessa época, um dos principais atrativos em um jogo era o sistema de "score". O password era muito limitado e não retornava o score do jogador, muito menos ítens extras e os nomes de personagens (com exceção de sistemas de passwords criados por algumas softhouses (como a Konami) que conseguiram fazer o impossível). Isso provavelmente frustou muita gente que passou horas e horas jogando para ver sua pontuação no "top" ou "hi", e saber que ela não estaria mais lá ao desligar e ligar o videogame. Então a Nintendo lançou o The Legend of Zelda para NES. Foi o primeiro jogo a possuir uma bateria no cartucho para salvar o progresso. Isso permitiu fazer muitas coisas até então inéditas em um console a cartuchos, como por exemplo, ligar seu videogame e ver sua pontuação lá, igual a quando da última vez que você jogou. Podemos dizer que isso foi um pequeno salto para o homem. Mas como toda tecnólogia chega para facilitar a vida do ser humano (pelo meno é o que penso) logo ela foi expandida para outros jogo, dos mais variados consoles.

E como as pessoas geralmente aderem ao "mais fácil" quando o experimenta, começaram a considerar o password coisa ultrapassada (e chato) e a exigir pelo novo método. Na medida que o sistema de progesso foi ficando comum, os jogadores foram perdendo o interesse nos password, além de que os passwords exigiam que você tivesse um caderno e um lápis ao lado para anotar longos códigos, enquanto o sistema de progresso, não, além de oferecer possibilidades únicas.

É claro que o sistema de password tem seus méritos (quem nunca jogou bombermam; aquele joguinho do sapinho chinês; moai kun, e tantos outros com alguém ao lado anotando os passwords, não teve uma boa infância). Mas como falei, a maioria das pessoas adeririam ao sistema de progresso por ser mais rápido e prático, e talvez seja por isso que seja raro ver jogos com sistemas de password.

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Re: por que os passwords sumiram? :(

Mensagem por Eder em Ter Maio 28, 2013 8:59 am

Concordo com o Marlon: ao criarem o sistema de salvar o jogo no próprio cartucho (e mais tarde, no sistema do console/memory card), não existem mais motivos para as senhas.
Porém, password é nostalgia. Tem jogos que, através de passwords, deixam os stats dos personagens no máximo. Fora as fases que só eram acessíveis por meio de passwords.

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Re: por que os passwords sumiram? :(

Mensagem por infernosword em Ter Maio 28, 2013 1:08 pm

Graças à Deus não existem mais passwords. Isso não era salvar, era só "cair na mesma fase" e aí eles publicavam esses códigos na revista e todo mundo ia para a última fase sem nem ter jogado o jogo. Viva o save, sem ele não teríamos uma experiência contínua nos games, apenas a experiência "comece de novo"; o save permitiu que fossem desenvolvidas histórias complexas como em Ocarina of Time, ou como em Majora's Mask, onde o sistema de salvar é ainda mais interessante. Viva o Save State também. Não tem coisa mais chata que voltar a fase inteira só por causa de um buraco que o desenvolvedor dificultou. Isso não é desafio, é chatice.

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Re: por que os passwords sumiram? :(

Mensagem por Alexandre em Ter Maio 28, 2013 2:10 pm

infernosword escreveu:Viva o save, sem ele não teríamos uma experiência contínua nos games, apenas a experiência "comece de novo
Isso ainda acontece. Meu Mega Man X8 faz a mesma coisa do X1, só que com Save ao invés de password.


infernosword escreveu:aí eles publicavam esses códigos na revista e todo mundo ia para a última fase sem nem ter jogado o jogo.
Da mesma forma como as pessoas baixam saves completos na internet hoje em dia.

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Re: por que os passwords sumiram? :(

Mensagem por Eder em Ter Maio 28, 2013 4:26 pm

O Wii lançou uma espécie de "bloqueio" para saves baixados de alguns jogos, mas, provavelmente, não foi intencional.
Jogos com conexão a Internet, como Mario Kart ou Smash Bros. não poderiam ter seus saves copiados para o SD, nem copiar do SD para a memória do console (exceto por meio de homebrews).

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Re: por que os passwords sumiram? :(

Mensagem por infernosword em Ter Maio 28, 2013 5:04 pm

Não é a mesma coisa Ale, o password é uma forma inferior de salvar. Se o save normal é usado de forma indevida, aí não é culpa do save propriamente dito, é do desenvolvedor. E baixar saves completos da Internet é uma outra questão, aí você tá fazendo uso do progresso de outro jogador, ao contrário do password, que é só um código que destrava a fase. É quase equivalente à uma modificação de textura ou ROM Hack.

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Re: por que os passwords sumiram? :(

Mensagem por Willi em Sab Jun 01, 2013 11:30 am

infernosword escreveu:Graças à Deus não existem mais passwords. Isso não era salvar, era só "cair na mesma fase" e aí eles publicavam esses códigos na revista e todo mundo ia para a última fase sem nem ter jogado o jogo. Viva o save, sem ele não teríamos uma experiência contínua nos games, apenas a experiência "comece de novo"; o save permitiu que fossem desenvolvidas histórias complexas como em Ocarina of Time, ou como em Majora's Mask, onde o sistema de salvar é ainda mais interessante. Viva o Save State também. Não tem coisa mais chata que voltar a fase inteira só por causa de um buraco que o desenvolvedor dificultou. Isso não é desafio, é chatice.
Concordo totalmente, Inf.

Se formos analisar, o password só é bom pra nós por causa da nostalgia, mas não que seja um ótimo sistema. O save permite, como vocês falaram acima, histórias, jogabilidade e elementos muito mais complexos. E outra coisa, os jogos que usam password em sua maioria são games curtos, que a gente sempre pega do começo e zera. Quase não usamos password, só pra quando damos game over e os continues acabaram. Se fosse continues infinitos, nem precisava de password.

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Re: por que os passwords sumiram? :(

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