[Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo

Mensagem por Alexandre em Qui Mar 28, 2013 1:23 pm

Meio Bit Games escreveu:Você certamente já ouviu alguém – eu por exemplo – reclamar que um determinado jogo não precisava ter recebido um modo multiplayer e um dos últimos a receber tal crítica foi o Tomb Raider. O que muito provavelmente não sabem é que de acordo com um levantamento feito pela EEDAR, empresa especializada em pesquisa de mercado, desde que essa geração teve início o número de títulos para consoles voltados a apenas um jogador só tem aumentado.

Levando em consideração apenas os jogos lançados para PlayStation 3 e Xbox 360 nos Estados Unidos, eles chegaram a conclusão que em 2006 67% dos jogos possuíam multiplayer online, enquanto que 68% também contavam com partidas locais para mais de um jogador. Então, ao averiguar os lançamentos de 2012, eles constataram que 42% possuíam multiplayer online e 44% offline, o que numa matemática simples (feita por eles, porque sou muito burro) significa que de lá para cá os jogos apenas com campanhas singleplayer tiveram um aumento de 16%.

Segundo o diretor de operações da EEDAR, Geoffrey Zatkin, essa diminuição na quantidade de jogos com porções multiplayer se deve ao alto custo envolvido na criação e na falta de garantias de que o valor será recuperado. O executivo afirmou ainda que se bem executado, esse modo pode ser o coração de um título, fazendo com que as pessoas continuem jogando por um período maior, mas que incluir um mata-mata apenas para conquistar um público maior é algo sem sentido e que em muitos casos só serve para dar origem a reclamações, pois para ele, um bom jogo continuará sendo bom mesmo sem esse tipo adição.

Toda essa última parte é algo que nós já sabíamos e bastante evidente, mas será que eu fui o único a me surpreender com a revelação de que o número de jogos sem multiplayer diminuiu tanto? No fim das contas acho que a quantidade é o de menos, mas os números servem para mostrar que a indústria está percebendo que não é tão simples enganar o consumidor e que muitas vezes vale mais a pena investir numa campanha melhor do que apenas incluir um modo que não traz nenhuma inovação e parece deslocado do resto do produto.

Fonte: Meio Bit Games

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, honestamente, eu nunca fiz questão de todos os games possuírem modo Multiplayer. Digo isso porque Magical Quest (Lá vamos nós de novo, Willi) era um jogo onde o modo 2 players era sensacional.

Mas nos últimos tempos eu ando notado que muitas empresas parecem pensar que o jogo em si vai vender pelo modo online. Um bom exemplo é o Left 4 Dead. O jogo tem sim um modo Single Player mas é absurdamente chato. Ele foi feito para ser jogado online.

Eu não tenho nada contra o jogo possuir modo online. O problema é que nem todos precisam disso. Como citado no texto, Tomb Raider é um jogo perfeito para um único jogador. O modo online foi desnecessário, mas felizmente não prejudicou a campanha principal, como acontece com alguns outros.

Eu vi por exemplo, nos comentários desse post do Dori, um sujeito dizendo que a campanha principal do Mass Effect 3 foi prejudicada pelo foco no multiplayer. Não sei isso é verdade, mas é algo que eu temo que aconteça em alguns games.

Alexandre
Rank 126 - Assassin's Creed Revelations

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Re: [Games]Jogos com Multiplayer estão diminuindo

Mensagem por Willi em Qui Mar 28, 2013 2:10 pm

Complicado. O multiplayer, como diz no texto, é algo que só deve aparecer num game se de fato possa acrescentar algo à ele, e que não estrague a campanha principal. Existem três tipos de jogos: aqueles que são feitos totalmente para se jogar sozinho (Ex: Tomb Raider) os que possuem um ótimo modo single e que trazem um multiplayer agradável, seja co-opear a campanha principal ou então um modo distinto (Ex: Uncharted 3) e os que tem foco total no multiplayer, nos quais o single player é só mais um treinamento ou um modo de se poder jogar quando nenhum dos seus amigos está online, por exemplo (Ex: Quake, Counter-Strike, Left 4 Dead).

O que não vale, é quando tenta-se encaixar multiplayer num jogo que não deveria ter (como forçar um modo Deathmatch sem sentido no Tomb-Raider) ou tira-se de um jogo no qual seria muito bem vindo (Cold Shadow de SNES é perfeito, mas um multiplayer com outro pato ia ser demais!). Multiplayer não é obrigação nem necessidade, não precisa estar em todos os jogos. Ele deve existir apenas quando tenha elementos que sejam bem vindos ao contexto do game e quando acrescente algo ao game (Uncharted 3 tem as micro-campanhas que são demais mesmo!).

O que as empresas não sabem atualmente, é dirigir o que vai e o que não vai estar presente em seus jogos. Um modo a mais ou um a menos não vai fazer a pessoa jogar o jogo por X horas a mais apenas por existirem: eles precisam se encaixar no jogo, trazerem algo novo e serem bem feitos para isso.

"There are two kinds of arrogance. One where you are unequal to the task and one where your dreams are too big.
The former is commonplace stupidity... but the latter is a rare species that is difficult to find."
Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por Eder em Qui Mar 28, 2013 2:27 pm

Willi escreveu:O que não vale, é quando tenta-se encaixar multiplayer num jogo que não deveria ter (como forçar um modo Deathmatch sem sentido no Tomb-Raider) ou tira-se de um jogo no qual seria muito bem vindo (Cold Shadow de SNES é perfeito, mas um multiplayer com outro pato ia ser demais!). Multiplayer não é obrigação nem necessidade, não precisa estar em todos os jogos. Ele deve existir apenas quando tenha elementos que sejam bem vindos ao contexto do game e quando acrescente algo ao game (Uncharted 3 tem as micro-campanhas que são demais mesmo!)
É isso aí.
Eder
Rank 79 - Mortal Kombat Deception
Rank 79 - Mortal Kombat Deception

Ver perfil do usuário

Mensagem por infernosword em Seg Abr 01, 2013 12:04 am

Eu sou da época do Multiplayer de macho, o famigerado "jogar de quatro" (e quem não gosta?XDDD) e Gears of War ter somente multiplayer para 2 foi um negócio que eu achei absurdo. Blasfêmea.

Rank 109 - Sonic Unleashed
Rank 109 - Sonic Unleashed

Ver perfil do usuário

Mensagem por Filme Sentimental em Seg Abr 01, 2013 12:22 pm

@Infernosword: Concordo! Sem falar na falta da tela dividida para 4 jogadores.
Filme Sentimental
Rank 24 - Sonic & Knuckles
Rank 24 - Sonic & Knuckles

Ver perfil do usuário http://uniaogamers.blogspot.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: