Monteiro Lobado e seu racismo.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Monteiro Lobado e seu racismo.

Mensagem por Convidad em Sab Set 01, 2012 9:35 pm

Vim parar aqui por procurar alguns fóruns que falavam sobre Deep Web (DarkNet) e me interessei bastante pelo conteúdo que a galera posta e irei tentar acompanhar ao máximo o que rola por aqui. Very Happy
Meu primeiro post meio que polêmico (ou não) vim falar sobre uma coisa que me intrigou bastante. Nesse meio tempo que tenho procurado pela web sobre teoria da conspiração, ocultismos, sociedades secretas e outras coisas, vi algumas matérias sobre o suposto envolvimento do nosso grandioso escritor Monteiro Lobato com a KKK (Ku Klux Klan) grupo racista e bastante violento dos EUA. Ok, chega de enrolação vou escrever algo aqui que provavelmente vocês ainda não viram e se viram esqueceram.

A revista Bravo! "garimpou" cerca de 20 cartas do nosso ilustríssimo e viram que "O Sítio do Picapau Amarelo" faz uma defesa engajada das ideias eugenistas (pretensa ciência que pregava a superioridade dos brancos).
Eu particularmente não encontrei foto de carta alguma na internet (manipulação da Globo?). Mas existem fotos e alguns tópicos falando e mostrando ligação entre Monteiro Lobato e a KKK.

“Um dia se fará justiça ao Ku Klux Klan; tivéssemos uma defesa dessa ordem, que mantém o negro no seu lugar, e estaríamos livres da peste da imprensa carioca - mulatinho fazendo o jogo do galego, e sempre demolidor porque a mestiçagem do negro destrói a capacidade construtiva”.

Resumindo, Monteiro Lobato era um grandessíssimo filha da puta.



fotos da carta ( BEM DESFOCADA, NÃO DA PRA LER PORRA NENHUMA ) neste link: http://bravonline.abril.com.br/materia/monteiro-lobato-era-racista#image=carta-lobato-extra3-1-p

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Monteiro Lobado e seu racismo.

Mensagem por Convidad em Sab Set 01, 2012 9:39 pm

Nossa mano (BEM VINDO XD),daora a matéria.

Daora a sign xD

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Monteiro Lobado e seu racismo.

Mensagem por Convidad em Sab Set 01, 2012 9:44 pm

vibastos escreveu:Nossa mano (BEM VINDO XD),daora a matéria.

Daora a sign xD
Pô, valeu bro.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Monteiro Lobado e seu racismo.

Mensagem por Alexandre em Sab Set 01, 2012 10:19 pm

Eu achei um link que parece conter alguns trechos dessas cartas:

http://liberdadeaqui.wordpress.com/2011/03/11/lobato-cartas-com-ideias-eugenistas-agressivas-enviadas-por-escritor-a-amigos-mostram-que-associa-lo-ao-racismo-nao-e-tao-absurdo/

É um conteúdo bastante polêmico, confesso que não esperava tais palavras do autor do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Por outro lado, tem sempre aquela questão do que é verdade e o que é mentira... Por isso é sempre necessário pesquisar sobre esse tipo de assunto.

__________________________________________________

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Mensagens : 6856
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 24
Localização : Cordeiropolis, SP

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Monteiro Lobado e seu racismo.

Mensagem por infernosword em Dom Set 02, 2012 10:26 am

Eu nunca gostei do Monteiro Lobato, nem dessa porra de sítio. O problema é que antigamente os conceitos eram outros (via-se, por exemplo, referências nazistas em quadrinhos e cartoons) então fica difícil analisar e ainda não há provas concretas. Mais uma coisa: a revista Bravo! é do Grupo Abril (não da Globo), mas que também é conhecido por sua peculiariedade na hora de transmitir informações (inclusive videos do Youtube Shocked).

Seja bem vindo!

__________________________________________________
E.T., opinião, telefone.

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Mensagens : 5942
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 25
Localização : flying not yet quite the notion

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Monteiro Lobado e seu racismo.

Mensagem por Gustavo em Dom Set 02, 2012 1:21 pm

muito bom tópico punker, eu ja sabia de algumas evidencias disso (como um trecho no livro em que ele chama a tia Anastácia de macaca)

e seja bem-vindo cara joia

Gustavo
Rank 62 - Silent Hill 2
Rank 62 - Silent Hill 2

Mensagens : 3731
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 21
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário http://games-in-torrent.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Monteiro Lobado e seu racismo.

Mensagem por Eder em Qua Set 12, 2012 2:37 pm

Até que enfim achei esse tópico...
O Supremo Tribunal Federal (STF) discute, na noite desta terça-feira, se libera o uso do livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, na rede pública de ensino. A audiência foi convocada pelo ministro Luiz Fux após o STF receber um mandado de segurança, impetrado pelo Instituto de Advocacia Racial, o Iara, e pelo técnico em gestão educacional Antônio Gomes Neto, alegando que a obra possui elementos racistas. O debate não é novo. Em 2010, após uma denúncia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, o Conselho Nacional de Educação (CNE) determinou que a obra fosse banida das escolas. A repercussão do infeliz episódio fez com que o Ministério da Educação (MEC) pedisse ao CNE para reconsiderar a questão. O veto, então, foi anulado. Agora, contudo, a discussão retrocede. De acordo com o STF, o instituto e o técnico querem, com o mandado de segurança, anular o último parecer do CNE. Não faltam justificativas estapafúrdias para pedir a censura da obra. Eles afirmam que “não há como se alegar liberdade de expressão em relação ao tema quando da leitura se faz referências ao negro com estereótipos fortemente carregados de elementos racistas”. O documento diz ainda que o livro é utilizado como “paradigma” e, por isso, as regras adotadas para ele devem nortear a aquisição também, pela rede pública, de qualquer obra literária ou didática que tenha “qualquer forma de expressão de racismo cultural, institucional e individual”. Publicado em 1933, o livro povoa o imaginário das crianças e faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). Escrito por um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, ele narras as aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo em busca de uma onça-pintada. As infundadas alegações de racismo estariam presentes em trechos como: “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão” e “Não é a toa que macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens.”

Código:
veja.abril.com.br/noticia/educacao/stf-discute-alegacao-de-racismo-em-obra-de-monteiro-lobato

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Mensagens : 4424
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 25
Localização : Araucária - PR

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Monteiro Lobado e seu racismo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:52 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum