Download X Mídia física

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Download X Mídia física

Mensagem por Alexandre em Seg Dez 05, 2011 12:55 am

Amigo leitor, sabe aquela época dos cartuchos que não volta mais?

Acho que todos que já tiveram Snes na infância adorava trocar jogos com os amigos. No meu caso, eu guardava o cartucho na minha mochila, e quando chegava na escola, trocava com algum amigo. E não via a hora de chegar em casa para jogar.

Hoje em dia não há mais cartuchos, e sim DVDs, Blu-Rays e HD-DVDs. Ok, muita gente ainda troca jogos de vez em quando. Chega para um amigo e fala:

"Ei, me empresta seu Halo 3?"
"Tá bom! Aí você me empresta seu Batman?"
"Ok!"

Sim, isso ainda é possível... Também dá pra montar coleções muito legais na sua estante!

O problema é... Isso parece estar prestes a acabar!

Hoje em dia é comum você entrar em sites de games e ver aquelas enormes manchetes dizendo que jogos para download estão em promoção, e você pode baixar na hora, jogar, poupar seu dinheiro e tirar partidas online.

Acreditem... Eu vejo um monte de jogadores que se acham da velha guarda soltando rojões quando vêem essas promoções. E dizem que é muito mais fácil e prático, você só baixa o jogo, ele já se instala em seu HD e você joga muito!

Ok, pode ser uma boa ideia. Afinal, não há perigo do disco estragar, você não o perde, e o jogo está sempre lá, bonitinho, no menu do seu console/PC.

Talvez, jogos em download podem conviver em harmonia com os games de mídia física. Mas o que acontece se tanto o povo quanto as empresas começam a achar que a mídia física pode ser substituida pelos downloads? Como fica essa história?

Vocês viram o post do LLL sobre o jogo Limbo? Aquele game é um jogo Indie, lançado apenas para Download (Embora recebeu uma versão Triple Pack em mídia física), vendeu muito bem, obteve seu sucesso, etc. O caso é que o criador desse jogo, após ter lançado o mesmo na Steam, na PSN e na XBLA criticou as vendas por mídia física.

Dino Patti escreveu:“O modelo de vendas físicas sempre esteve e continua ultrapassado. Transportar os discos em grandes vans ao redor do mundo é realmente ineficiente. Não consigo entender como alguém pode lucrar com isso. Porque levar um caminhão ao Japão apenas para entregar um jogo quando as pessoas podem obtê-lo através da internet? Espero que os novos consoles abracem o espaço digital ainda mais.

Haverá discos por um longo período ainda, mas o mundo adotou o download. Quando sua mãe e seu pai começarem a baixar coisas, será quando perceberão que todos fazem isso.”

Mas parece que a venda por mídia física não está ameaçada apenas pelas empresas, mas os jogadores parecem perder o interesse em comprar seus jogos em caixinhas para guardá-los na estante.

Como eu já falei, vejo inúmeros retrogamers comemorando lançamentos na Steam, ou nas redes online dos consoles. É normal comentários do tipo: "Se sair na Steam eu compro"

Além do mais, eles não só elogiam, aprovam e "eudeusam" os serviços online. Isso é uma febre entre eles. Muitos falam que torram todo seu dinheiro nas promoções online, compram dezenas e mais dezenas de Demos e Jogos. Tudo bonitinho, baixado, e, quando possível, jogado.

Será que isso é uma tendência a qual todos nós estamos destinados? Será que no futuro, os novos consoles terão seus jogos apenas por download? Nada mais de caixinhas, edições de colecionador, e manuais?

Me explica uma coisa... Se os jogos forem apenas por download, como você vai emprestar pra alguém? Isso fica mais difícil, não?

Eu vou confessar uma coisa... Eu chego a ficar com raiva quando vejo um sujeito que colecionou seus discos, guardou com cuidado suas fitas de Snes e tratou seus cartuchinhos de NES com carinho se rendendo aos jogos digitais da Steam. Jogos que muitas vezes eles nem sequer vão ter tempo de jogar.

É promoção de Natal, temporada de Primavera, promoção do cacete, o que for. Todas as vezes são os mesmos comentários:

"Steam novamente roubando meu dinheiro"
"Até que enfim!!"
"Oba!! Pega todo meu dinheiro, Steam, mas me dá esses jogos!"

E depois de alguns instantes, o jogo já está em seu PC... Você nem fez nada, só clicou e clicou...

Aí quando algo se ferra, como o fato da Steam ter sido hackeada certa vez, é aquela choradeira, aquela preoucupação com cartão de crédito...

Mas basta alguns dias (Ou horas, vai saber a velocidade deles), todo mundo esquece.

Calma, quase que você me acerta com essa lança! Eu não estou chamando a população do Steam de nada! Respeito eles! A minha crítica vai pelo fato de que usuários dessa rede sabem do risco de expor algumas coisas online, mas mesmo assim parecem esquecer fácil.

Afinal de contas, já roubaram a senha do seu cartão quando você ia na loja mais próxima comprar um cartucho de Snes? Não, né?

A questão é: Mídias físicas no PC praticamente vão morrer por conta de sites como esse Steam.

Recentemente, Sonic Generations quase ficou sem caixinha e manual, pois na America o jogo só está disponível por download. Na Europa temos a versão "bonitinha".

E já vieram comentários:

"Pra quê lançar em mídia física?? Por Steam é mais fácil, e diminui a chance de pirataria!"

Claro, Alexandre, seu cabeça de marshmallow! A pirataria!

...Que por sinal já virou desculpa esfarrapada!

Hoje é absurdo o número de jogos da PSN/LIVE que são baixados sossegadamente do PC para os consoles.

E sobre o Steam... Mesma coisa. Como você acha que o Limbo já está pra download em tantos sites? Tipo, os caras hackearam o sistema da Playdead Games, pegou o jogo, fez um DVD, e colocou pra download? Não, né?

E os gamers... Apenas adotando esse sistema de distribuição digital... Dizendo que seria perfeito.

Resta saber se um dia nossos filhos, netos, vão poder ter jogos na estante... Ou se eles vão ficar apenas nos seus "Mini-PCs".

Última edição por Alexandre em Seg Dez 05, 2011 3:19 pm, editado 1 vez(es)

Alexandre
Rank 125 - Super Mario Galaxy 2

Ver perfil do usuário http://smash-club.blogspot.com

Re: Download X Mídia física

Mensagem por J. Marlon em Seg Dez 05, 2011 3:31 am

Hmm... que nada, eu sempre odiei esses modos de distribuição de jogos.

Mas esse futuro parece que já começou... virão o Zeebo e agora o PS Vita? Até onde sei, eles adotam o "download" como mídia.

J. Marlon
Rank 22 - Donkey Kong Country
Rank 22 - Donkey Kong Country

Ver perfil do usuário

Mensagem por infernosword em Seg Dez 05, 2011 4:01 am

Vita também? Não sabia

infernosword
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Rank 106 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Ver perfil do usuário

Mensagem por Eder em Seg Dez 05, 2011 9:43 am

Não sabia sobre o Vita. Sei lá, é complicado discutir isso. Eu prefiro mídia física do que download, mas acho que muda para cada um. Enfim, pirataria existe em todo e qualquer lugar. Sistema perfeito, livre de hackers? Nem sonhando...

Eder
Rank 76 - Sonic Heroes
Rank 76 - Sonic Heroes

Ver perfil do usuário

Mensagem por Willi em Seg Dez 05, 2011 11:57 am

Nossa, não existe Sonic Generations americano em mídia física, só europeu??

Caramba, então os americanos só podem jogar o jogo em mídia física se tiverem o cabo HDMI, do contrário os AVs da vida que não tem o PS3 online ficam sem o jogo?????? É isso que eu estou ouvindo??
(Que sorte que eu uso HDMI, mas eu penso pelos outros...)

Bom, agora com relação ao assunto do tópico. Nunca fui de emprestar minhas fitas pois sempre tive medo que as estragassem, e tal. Ainda mais porquê só tive um amigo que tinha SNES, e nós não nos emprestávamos. Meu outro amigo tinha Mega Drive.

Mas eu detesto esse negócio de venda por download. Eu sou bem conservador, pra mim o videogame tem que ter os jogos em mídia física, AND, apenas ser videogame, sem ter a maldita internet integrada (falei isso no outro tópico).

Por outro lado, ao mesmo tempo em que não gosto da venda por download, vejo o download gratuito (o piratão, no caso) como algo que já faz parte da minha vida. Por exemplo, ele facilita muito as coisas, tal como tirar cópia de CDs e DVDs, por exemplo. Nos jogos de hoje em dia, emprestar não adianta muita coisa, visto que temos de instalar os jogos, e ainda salvar nosso progresso, e quem sabe o tempo que levamos para fechar um jogo. Aí não é mais fácil pegar emprestado do amigo pra "tirar cópia" em vez de jogar? Por exemplo:

"Ei cara, que massa esse teu Guitar Hero. Empresta pra mim fazer uma cópia?"
"Claro Willi, pegaê."
Esse foi meu caso com Guitar Hero Aerosmith, que por acaso eu nem joguei.

É uma questão complicada. Quando eram comprados, se dava mais valor aos jogos (vejam como eu trato meus jogos de PS3 eu como eu trato os de PS2: tem uma BAITA diferença. Eu tô nem me fodendo pros meus disquinhos MaxPrint de PS2, mas os de PS3 são cuidados como as peças de louça caras que a sua mãe só usa quando vem visita).

Por outro lado, nos cartuchos a gente gastava 10, 20 contos um jogo. E hoje em dois jogos você já gastou mais de 100! Aí é uma questão complicada, o download se torna vantajoso. Pra mim pelo menos, acontece assim: "Não gosto do download, mas ele já faz parte da minha vida, e já virou um vício baixar as coisas".

Eu prefiro e SEMPRE vou preferir ter meus jogos em suas caixinhas na estante para poder mostrar para os outros, a ter eles em um menu vendo apenas seu ícones. Mas é como eu disse, em virtude do custo alto, os jogos mais leves e que não demoram muito tempo pra baixar, a gente acaba baixando, poupa dinheiro. Acham que se os jogos estivessem a 10-20 eu não estaria comprando tudo??

E quanto à troca da mídia física pela digital. Como já dito sou contra, prefiro muito mais o jogo em caixinha na estante do que como ícone em um menu. E torço para que continue assim, mídia física. Mas vendo como as coisas estão atualmente, como o fato de ter que instalar e salvar os jogos, talvez não tenha mais RAZÃO pra se fazer em mídia física. Mas eu gostaria que continuasse assim.

Minha opinião.

Intel Core i5 4440 3.10 GHz | EVGA GTX 660 FTW ACX 2GB GDDR5 | MSI B85M-E45 Military Class 4 | RAM Corsair Vengeance 1x8 GB 1600 MHz | HD Seagate 1TB 7200 RPM | Corsair CX500M | Gabinete Cougar Archon + RGB LEDs | Windows 10 PRO 64-bits | Monitor LG 23MP55HQ-P 1080p 60 Hz | Amplificador Hayonik Neo 200w RMS + Grave Auxiliar Sharp | Teclado Mtek KP-807 | Mouse Fortrek Spider | Mousepad PCYES Speed Racer 800x400mm | Cadeira Cavaletti NewNet 16003

Textos | Jogos Finalizados

Willi

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em Seg Dez 05, 2011 12:26 pm

gosto dos dois,downloads são mais baratos mais demoram,fisicas são caras mas são rápidas.

Convidad
Convidado

Mensagem por Link-Hylian em Seg Dez 05, 2011 2:06 pm

Vibastos, pra quem mora no fim do mundo como eu ambos demoram eternidades

Sem fui de trocar minhas fitas com amigos, e isso era muito divertido. A questão dos jogos por download é muito relativo, alguns jogos realmente combinam mais de serem feitos para download, mas outros não. Eu no meu caso preferia todos em mídia física, mas parece que as empresas não pensam assim. E como elas só estão interessadas no dinheiro optam por download, que vao ter menos custo e mais lucro. Menos custo com importação, as própria midias em si e etc, e vão ter mais lucro com a venda, porque o preço provavelmente vai ser o mesmo. O que entristece é que está acontecendo a mesma coisa que com os jogos plataforma/side-scrolling. Estão removendo o já conhecido para colocar o novo, mas será realmente necessário? Será se não poderia permanecer os dois? Atualmente até permanece, mas tudo indica que não é por muito tempo. Espero estar errado...

Link-Hylian
Rank 47 - Resident Evil 2
Rank 47 - Resident Evil 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gustavo em Seg Dez 05, 2011 3:16 pm

Cara, eu também não queria que isso acontecesse, mas oque eu posso dizer?? é o futuro, eu só to sendo realista, acho que ainda teremos uma geração com mídias físicas, mas só...

serviços como a Steam só vão crescer... infelizmente

e também acho que é muito fácil, ja comprei Perfect Dark na Xbox LIVE, e alguns jogos de PS1, Resident Evil CODE Veronica e Crysis 1 na PSN

PS: Willi, é claro que tem Sonic Generations americano, tem até no ML

PS 2: e Ale, só uma correção, o Limbo não saiu apenas pra download, ele saiu no Triple Pack XBLA, que é em mídia física, e eu tenho

Gustavo
Rank 62 - Silent Hill 2
Rank 62 - Silent Hill 2

Ver perfil do usuário http://games-in-torrent.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:32 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: